Chegou a hora de definir sua carreira profissional. E em meio a tantas possibilidades, fica a d√ļvida: um curso t√©cnico vale a pena?

Ser√° que ele pode ser mais interessante do que uma faculdade? Para saber as respostas dessas perguntas, continue a leitura deste artigo e descubra mais sobre a modalidade!

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Quais são as principais características do curso técnico?

O curso t√©cnico √© voltado para a capacita√ß√£o de profissionais para o mercado de trabalho. Dessa maneira, ele conta com uma quantidade consider√°vel de conte√ļdos pr√°ticos na matriz curricular.

√Č poss√≠vel cursar essa modalidade durante ou depois da conclus√£o do ensino m√©dio. Ele dura normalmente de dois a tr√™s anos, a depender da √°rea de atua√ß√£o.

A formação técnica funciona como um nível intermediário entre o ensino médio e o ensino superior. E assim que você conclui seus estudos, estará apto para trabalhar no setor que escolheu.

Você receberá um diploma, válido em todo o território nacional. Terá o título de técnico, uma vez que o conhecimento adquirido é focado em aspectos específicos.

O Ministério da Educação (MEC) determina 12 eixos considerados tecnológicos:

  • Ambiente, Sa√ļde e Seguran√ßa;
  • Apoio Educacional;
  • Controle e Processos Industriais;
  • Gest√£o e Neg√≥cios;
  • Hospitalidade e Lazer;
  • Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o;
  • Infraestrutura Militar;
  • Produ√ß√£o Aliment√≠cia;
  • Produ√ß√£o Cultural e Design;
  • Produ√ß√£o Industrial;
  • Recursos Naturais.

Cada uma dessas segmenta√ß√Ķes pode incluir v√°rios tipos de curso. Ao todo, calcula-se que s√£o mais de 185 variedades oferecidas pelas institui√ß√Ķes de ensino.

Como o curso técnico funciona?

Os cursos técnicos fazem parte do Sistema de Ensino Brasileiro.

Mas é importante lembrar que eles não fazem parte do ensino superior. Ou seja, não têm validade como graduação.

Se você deseja esse tipo de diploma, terá que completar um curso em alguma instituição de ensino superior de sua preferência.

Essa é a formação mais rápida para quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho. Como a mão de obra especializada está em falta no país, o curso técnico pode ajudar a trilhar esse caminho.

A partir do momento em que voc√™ inicia o curso, ter√° algumas disciplinas te√≥ricas como introdu√ß√£o. Depois, come√ßar√° a vivenciar situa√ß√Ķes pr√°ticas, em que se aplica essa teoria.¬†

Se na graduação você tem um conhecimento mais abrangente e depois escolhe uma especialidade, no técnico você já é direcionado para uma atuação específica logo no começo.

Dessa maneira, é super importante que você avalie o que quer no futuro, pois será moldado para desempenhar esse trabalho.

curso técnico funcionamento

Qual é a diferença entre os tipos de curso técnico?

Existem três tipos de curso técnico. Cada um tem uma finalidade e objetivos diferentes. Veja só um pouco mais a respeito!

Curso técnico integrado

O curso técnico integrado pode substituir, de maneira parcial, o ensino médio.

Ele pode ser feito assim que o aluno se forma no ensino fundamental. Dura três anos, porque acontece simultaneamente aos três anos do ensino médio.

√Č poss√≠vel escolher entre v√°rias op√ß√Ķes, de acordo com a escola. Log√≠stica e Administra√ß√£o s√£o algumas das mais famosas.

Ao finalizar o curso técnico integrado, dois certificados são entregues. Um que corresponde ao ensino médio, e outro ao curso escolhido.

Curso técnico externo

O curso técnico externo acontece fora do ensino médio, mas é feito de forma paralela a ele. Para iniciá-lo, é preciso ter concluído o primeiro ano.

Ele também dura três anos. O aluno pode escolher o melhor horário para conciliar seus estudos.

Em geral, vai para a escola na parte da manhã. E na parte da tarde, faz o curso técnico escolhido.

Curso técnico profissionalizante

O curso t√©cnico profissionalizante √© destinado para quem j√° concluiu o ensino m√©dio. √Č uma √≥tima op√ß√£o para quem quer ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

Neste caso, para se matricular, basta apenas apresentar seu diploma de ensino médio. E fazer o processo seletivo determinado pela instituição de ensino.

Quais são os cursos técnicos mais procurados por empresas e estudantes?

Na d√ļvida sobre o que estudar? Agora √© hora de saber quais s√£o os cursos t√©cnicos mais procurados, tanto por empresas quanto por estudantes. Escolha o que mais combina com voc√™!

Administração

O curso técnico de Administração é conhecido por sua alta empregabilidade.

Com ele, é possível ter acesso a um amplo mercado de atuação. Você pode trabalhar em empresas de diversos nichos e portes.

Com a dura√ß√£o m√©dia de 14 meses, nele √© poss√≠vel aprender no√ß√Ķes de protocolos, organiza√ß√£o de arquivos e estoques e outras compet√™ncias importantes para a profiss√£o.

Análises clínicas

O curso de An√°lises Cl√≠nicas, por sua vez, dura 22 meses. Voc√™ tem aulas em laborat√≥rio, de modo a se preparar para atuar em qualquer cl√≠nica, hospital ou centro de sa√ļde.

Na pr√°tica, ver√° como realizar diversos tipos de an√°lises laboratoriais. √Č um curso que requer muita dedica√ß√£o e responsabilidade, devido a sua natureza anal√≠tica t√£o delicada.

Edifica√ß√Ķes

Sonha em atuar na constru√ß√£o civil? O curso t√©cnico de Edifica√ß√Ķes √© para voc√™!

Com a duração de 22 meses, você tem 200 horas de estágio prático inclusos, para entender o que há de mais moderno e inovador na área.

Eletromec√Ęnica

A √°rea de projetos industriais nunca para e a demanda √© alta. No curso de Eletromec√Ęnica voc√™ estuda sobre instala√ß√Ķes el√©tricas, mec√Ęnicas e se torna apto para prestar manuten√ß√Ķes.

√Č outro curso com uma boa carga de est√°gio: s√£o 180 horas, supervisionadas por seus professores.

Eletrotécnica

Na Eletrotécnica, você aprende a instalar, operar e manter elementos que geram, transmitem e distribuem energia.

√Č uma √°rea em constante expans√£o, e possui uma grande liga√ß√£o com a tecnologia.

Enfermagem

Pensa em ingressar na √°rea de sa√ļde? Voc√™ pode fazer parte de uma equipe t√©cnica de Enfermagem, para come√ßar!

Em 24 meses você sai pronto para atuar na área. E nem é preciso dizer que este é um campo repleto de oportunidades, não é mesmo?

Ainda mais em momentos de crise. Por exemplo, com a pandemia do novo coronavírus, uma força-tarefa de profissionais especializados é sempre requisitada.

Estética

Outro mercado que não para de crescer é o de Estética. Afinal, todo mundo preza pela beleza, pela qualidade de vida e pelo bem-estar.

A empregabilidade tamb√©m tem taxas altas em cl√≠nicas e centros est√©ticos. √Č uma √≥tima oportunidade para quem gosta de lidar com pessoas.

Meio Ambiente

O curso técnico em Meio Ambiente prepara você para trabalhar junto a profissionais de engenharia ambiental.

Você fará parte de grandes projetos para preservação da natureza e da sustentabilidade, inclusive para grandes empresas.

Nutrição e Dietética

Para um ingresso rápido na área de Nutrição, esse é o curso técnico ideal para você.

Você terá a experiência de ter aulas práticas, frequentar laboratórios e ainda ganhar vivência para o mercado de trabalho com 200 horas de estágio.

Radiologia Médica

A Radiologia M√©dica tamb√©m tem uma grande demanda em cl√≠nicas, hospitais e institui√ß√Ķes de sa√ļde.

O profissional presta apoio a diversas especialidades médicas. O aprendizado abrange o processamento de imagens analógicas e digitais.

Sa√ļde Bucal

O curso t√©cnico de Sa√ļde Bucal permite que o profissional formado atue junto ao Odontologista.

Ele sai preparado para lidar com todos os itens e materiais odontológicos utilizados em consultas e tratamentos. Além de ter aulas práticas e laboratoriais em ambientes devidamente equipados.

Segurança do Trabalho

Por fim, a área de Segurança do Trabalho é outra muito requisitada em empresas de todos os portes e segmentos.

Você atuará como agente de prevenção a acidentes e incentivador de boas práticas de trabalho. Um profissional indispensável para garantir ambientes seguros e saudáveis para todos os colaboradores.

√Č mais vantajoso fazer faculdade ou curso t√©cnico?

Nem todo mundo sabe exatamente o que fazer depois do ensino médio. E isso é normal!

Entrar na faculdade é um compromisso grande, que exige comprometimento e pelo menos um certo nível de certeza.

Afinal, este é um curso mais longo. Dura de 4 a 5 anos, tem uma carga horária maior, e uma quantidade grande de disciplinas teóricas e práticas.

O que requer muito mais tempo e dedicação. Escolher esse caminho sob pressão pode fazer com que você opte por algo que nem mesmo é o que sonhou para o futuro.

Não é à toa que algumas pessoas abandonam a graduação, inclusive depois de terem feito boa parte do curso.

Se você tem esse sentimento, saiba que os cursos técnicos podem ajudar você a começar a se encontrar, sem deixar de ter a experiência do mercado de trabalho.

Eles ajudam bastante a descobrir qual é o seu perfil profissional. E mostram como você quer se ver daqui a alguns anos.

Depois, enquanto você trabalha, pode cursar a sua graduação da mesma forma!

Seu currículo ficará, inclusive, muito mais completo. Então, saiba que não existe escolha melhor ou pior entre o curso técnico e a graduação.

Tudo depende do seu momento e de suas vontades. Pense com calma no que você quer antes de se comprometer com os estudos.

Por que fazer um curso técnico?

Entre as várias vantagens de fazer um curso técnico, é importante ressaltar as principais. Com base nelas, você pode até mesmo definir se é isso mesmo o que você deseja fazer.

√Č poss√≠vel realiz√°-lo a partir dos 16 anos de idade

Quer testar suas habilidades no mercado de trabalho logo cedo? Você pode ser admitido em cursos técnicos a partir dos 16 anos.

Essa é uma ótima maneira de se preparar com antecedência para o futuro e adquirir maturidade.

Tem curta duração

O curso técnico não é, necessariamente, para quem tem pressa. Mas ele ajuda a poupar tempo. Afinal, a dedicação é a mesma em comparação a qualquer graduação.

Como dura no máximo três anos, você pode prosseguir com a sua carreira o quanto antes. Além de conseguir conciliar outras atividades enquanto estuda.

Conta com um menor investimento

O investimento em cursos técnicos é mais baixo do que em uma graduação. Tanto em relação a mensalidades quanto a materiais utilizados para estudar. 

Ou seja, é uma forma de você começar logo a trabalhar, sem precisar esperar tanto tempo para juntar uma grana e pagar os estudos.

Prepara o aluno para o mercado

Todas as disciplinas de cursos técnicos preparam o aluno efetivamente para o mercado.

E o que isso quer dizer? Primeiro, que os professores têm experiências de trabalho para repassar em sala de aula.

Segundo, que os alunos entendem realmente como é o dia a dia em uma empresa ou setor de atuação.

Tudo isso faz com que eles tenham uma bagagem muito mais completa para iniciar imediatamente sua atuação depois da formatura.

Prioriza o contato com a pr√°tica

A teoria é, de fato, indispensável em qualquer curso.

No entanto, o curso t√©cnico prioriza intensamente o contato com a pr√°tica. Voc√™ poder√° estudar em laborat√≥rios, salas de inform√°tica e salas cl√≠nicas, em situa√ß√Ķes reais, para compreender a sua profiss√£o.

Facilita a entrada imediata no ambiente profissional

Sim, um diploma de graduação faz toda a diferença no mercado de trabalho. Mas um diploma de curso técnico também!

Muitas empresas desejam a contratação desse tipo de profissional, justamente por causa de seu conhecimento prático.

Além disso, algumas áreas têm grande demanda de contratação, como é o caso da administrativa. Assim, ter a conclusão deste tipo de curso deixa você na frente de muitos concorrentes.

Permite experimentar uma área de atuação

Com o curso técnico, você ainda pode experimentar uma área de atuação e conhecer o tipo de trabalho que quer para seu futuro.

Na área de estética, por exemplo, você pode descobrir a paixão pela Dermatologia e, mais tarde, estudar para a faculdade de Medicina.

Ou na √°rea de meio ambiente, se desejar se tornar um grande engenheiro ambiental, j√° entrar√° no mercado com certa experi√™ncia. √Č um √≥timo jeito de se conhecer e de aprender sobre as profiss√Ķes.

De quebra, trabalha e começa a ter o seu dinheiro para realizar outros sonhos e manter a independência financeira.

Como você pode ver, fazer um curso técnico é repleto de vantagens. Você terá muitas oportunidades interessantes no mercado de trabalho e poderá se descobrir de verdade como profissional.

Portanto, se essa op√ß√£o chama a sua aten√ß√£o, √© hora de se jogar nela, sem medo! Para mais dicas sobre cursos t√©cnicos e gradua√ß√Ķes, siga nossas p√°ginas no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhe: