O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para a graduação. Para se preparar com qualidade, é preciso saber o que estudar para o Enem.

Se ainda precisa de algumas dicas a respeito de conteúdo e disciplinas, essa leitura é para você!

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

O que é preciso saber sobre a prova antes de estudar para o Enem?

As provas do são separadas por áreas de conhecimento. Elas ficam divididas assim:

  •         Ciências da Natureza: engloba Biologia, Física e Química.
  •         Ciências Humanas: inclui História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  •         Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: envolve Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  •         Matemática e suas Tecnologias: diz respeito à Matemática e todas as suas vertentes,
  •         Redação: disponibiliza um tema atual para que você discorra a respeito.

Parece muita coisa, não é mesmo? Mas aqui vai uma dica valiosa para você se dar bem na prova.

Todas as questões são interdisciplinares e contextualizadas. Ou seja, uma mesma pergunta pode abordar temas de duas áreas diferentes que se relacionam, como Biologia e Química.

Com isso em mente, lembre-se de se concentrar bastante para identificar esses pontos em comum enquanto estuda. 

O que estudar para o Enem em cada disciplina?

Com base em cada área, veja agora quais são os assuntos que mais caem na prova para você se planejar e começar a estudar para o Enem.

Física

Para a prova de física, você deve estudar sobre cargas elétricas. Terá que fazer algumas questões de eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. 

Tente revisar, em especial, Corrente, Potência e Resistores.

Outro tema recorrente é a hidrostática, que tem como temas campeões massa, densidade e empuxo. Foque no conceito básico e treine vários exercícios!

Depois, veja sobre Ondulatória, Óptica, Calorimetria, Acústica e Mecânica. Videoaulas podem ajudar a guardar fórmulas e entender aplicações.

Química

E o que estudar para o Enem em Química? 

Comece pelas unidades de concentração, estequiometria, cadeias carbônicas e radioatividade. É fundamental que você treine equações termoquímicas, reação de oxirredução e compostos orgânicos e suas funções.

Oxidações e soluções? Também estão nessa lista, juntamente com  pH e pOH e eletroquímica.

Estudar para o Enem - dicas

Biologia

A biologia é uma das disciplinas que mais se relaciona com nosso dia a dia. Portanto, além do livro didático, fique de olho em jornais e notícias para aprender sobre ecologia, sustentabilidade e problemas ambientais.

Estude também sobre evolução, imunização, genética e mutações, citologia e ciclos de carbono, nitrogênio e água.

Lembre-se de que a Matemática e a Química podem aparecer em questões sobre esses assuntos.

Matemática

Lápis no papel e muita concentração para fazer contas de porcentagem, razões e proporções, prismas e regra de três. 

Mas nada de desespero caso você tenha alguma dificuldade nesses assuntos, ok?

A Matemática do Enem também foca muito em lógica, leitura e interpretação. Tanto de imagens, como gráficos, quanto de dados simples. 

Sendo assim, procure ler atentamente as instruções para identificar as orientações que levam à resolução da questão.

História

A disciplina de História será dividida em dois momentos. Em História do Brasil, você precisará focar em Período Colonial, República, Período de escravidão, Era Vargas, Ditadura Militar e Era populista.

Em História Geral, os assuntos da vez são período de Idade Média e Moderna, Revolução Industrial, Primeira e Segunda Guerra Mundial, Nazismo, Holocausto e Fascismo, Liberalismo e Guerra Fria. Como são muitas informações, construir mapas mentais e fazer resumos pode ajudar.

Geografia

Em Geografia, mais uma vez assistir a jornais e ler notícias pela internet pode ajudar.

Os assuntos são atuais, como agricultura brasileira, impactos no meio ambiente e planos e blocos econômicos.

Você também precisa se dedicar a questões de desenvolvimento humano e social, migração e geopolítica mundial. São temas amplos, mas muito interessantes.

Filosofia e Sociologia

Aqui, você deverá focar em conteúdo sobre globalização, Iluminismo, Existencialismo, Marxismo, contratualismo e relações de trabalho.

Não se esqueça de entender também conceitos a respeito de cultura de massa, movimentos sociais e pensadores da Grécia Antiga. E dê aquela passadinha pela teoria de fé e razão de São Tomás e Santo Agostinho.

Literatura

Para a Literatura, os movimentos literários são essenciais: Barroco, Quinhentismo, Modernismo, Naturalismo E Realismo nunca ficam de fora. Poesias concretas e Literatura Contemporânea também ganham destaque.

Você precisará tirar um tempinho para ler alguns clássicos brasileiros. Confira quais caem nos principais vestibulares do país para ter uma ideia de onde começar.

E se tiver dúvidas sobre a linguagem ou alguma contextualização sobre quando o livro foi escrito, uma pesquisa na internet pode ajudar.

Língua Portuguesa

Assim como a Matemática, a Língua Portuguesa também envolverá muita interpretação de texto. A parte disso, estude sobre funções de linguagem e gramática, semântica, norma culta e coloquial, sintaxe, morfologia e linguística.

Faça questões que treinem o seu olhar para identificar gêneros textuais, porque muitas questões decisivas são sobre o tema.

Tente também associar algumas temáticas com a Literatura. Você talvez tenha que analisar trechos literários dentro dos assuntos da Língua Portuguesa.

Educação Física e Artes

Por último, mas não menos importante, veja algumas regras e práticas de esporte e artes marciais. Nas artes, música, obras artísticas, movimentos culturais e cubismo com certeza marcarão presença na prova.

Redação

E o que estudar para o Enem em termos de redação? Essa prova intimida muita gente, mas não há com o que se preocupar.

Desde que você esteja bem atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo e respeite o formato dissertativo-argumentativo, terá sim um ótimo desempenho.

Em casa, treine temas de edições passadas da prova e procure por exemplos de redação nota 100 para entender o que é exigido. E, é claro, o português correto e a letra legível devem estar sempre em dia!

É hora de estudar para o Enem!

E aí, deu para ter uma ideia do que estudar para o Enem

Se quiser conferir uma listagem ainda mais completa de disciplinas e temas, é só acessar o edital oficial do Inep.

Para mais dicas e orientações sobre o exame, já sabe, não é mesmo? Se jogue em nosso Guia do Enem

É só ler com atenção e organizar seu dia para estudar.

Compartilhe:

Tags: ,