Se você está buscando uma boa instituição para cursar a faculdade de Enfermagem no Maranhão, não precisa mais procurar! A Florence é o melhor lugar para você ter uma excelente formação e se preparar para as melhores vagas no mercado de trabalho.

Na Faculdade Florence, o curso de Enfermagem tem o objetivo de formar enfermeiros com visão generalista e comprometidos com a realidade social. Saiba mais sobre essa graduação e outras informações importantes sobre a faculdade de Enfermagem a seguir!

Tipos de cursos de Enfermagem para você fazer

Curso técnico ou graduação: qual escolher? Conheça cada um deles em detalhes com este infográfico.

Mercado de trabalho na área de Enfermagem

O mercado de trabalho para Enfermagem é um dos mais aquecidos na área de saúde, com um grande número de vagas abertas nas instituições do gênero.

O profissional de Enfermagem pode atuar em instituições como:

• postos de saúde, ambulatórios e programas de saúde da família;
  • empresas que oferecem serviços de home care;
  • casas de repouso;
  • clínicas de recuperação e reabilitação;
  • hospitais e clínicas médicas;
  • empresas com programas internos de atenção à saúde dos funcionários;
  • entre outras.

Para conquistar as melhores vagas, no entanto, é melhor se preparar bem. E a Faculdade Florence, uma das mais renomadas instituições de ensino superior do Maranhão, está aqui para ajudar você nesse momento.

Faculdade Florence: como a Enfermagem faz parte da nossa história

A Enfermagem está em nosso DNA! Isso porque esse foi um dos primeiros cursos que oferecemos logo em que criamos a instituição de ensino. Além disso, uma de nossas fundadoras, a professora Rita Ivana Barbosa Gomes, é enfermeira.

Sem contar que o nome de nossa instituição é uma homenagem à Florence Nightingale, reconhecida como a pioneira da Enfermagem moderna.

A faculdade de Enfermagem da Florence tem duração de 10 semestres e é oferecida à comunidade acadêmica nos períodos matutino e noturno.

Matérias do curso de Enfermagem da Faculdade Florence

Quer saber o que você vai estudar no curso de Enfermagem da Faculdade Florence? Então, confira a nossa grade de disciplinas!

Grade curricular da faculdade de Enfermagem da Florence

1º Semestre

• Projeto life I EAD
  • Anatomia sistêmica
  • Saúde pública
  • Citologia e histologia
  • Bioquímica básica
  • Genética e embriologia
  • Introdução à profissão

2º Semestre

• Nutrição
  • Fisiologia humana
  • Metodologia científica
  • Patologia
  • Mecanismo de agressão e defesa
  • Psicologia aplicada à saúde EAD
  • Ética e legislação em Enfermagem

3º Semestre

• Meio ambiente e saúde EAD
  • Mecanismo de agressão e defesa avançado
  • Fundamentos para o cuidar
  • Educação em saúde
  • Farmacologia

4º Semestre

• Antropologia filosófica
  • Semiologia
  • Sistematização da assistência de Enfermagem
  • Atenção básica I
  • Gestão em serviços de saúde

5º Semestre

10º Semestre

• Estágio Supervisionado II
  • Trabalho de conclusão de curso II

Saiba mais sobre algumas disciplinas da faculdade de Enfermagem

Detalhamos um pouco mais os tópicos que são trabalhados em algumas disciplinas do curso para que você tenha mais conhecimento sobre o que estudará na faculdade de Enfermagem. Veja!

Citologia e Histologia

A Citologia é o ramo da Biologia que estuda as células dos organismos. A Histologia, por sua vez, estuda os tecidos, que são conjuntos de células.

Entender sobre isso é muito importante para os enfermeiros. Assim, é possível compreender melhor o organismo humano e como ele se comporta em determinadas situações.

Saúde do Trabalhador

As grandes empresas são obrigadas a ter um setor exclusivo para cuidar da saúde de seus funcionários.

Nessa disciplina, o aluno aprende sobre as principais teorias da saúde ocupacional e o papel do enfermeiro nessa área.

Enfermagem em Alta Complexidade

Essa disciplina prepara os alunos para que eles saibam como proceder ao cuidar de pacientes em estado grave, em áreas como as UTIs e CTIs dos hospitais.

Enfermagem em Centro Cirúrgico

Na disciplina de Enfermagem em Centro Cirúrgico, o estudante aprende como operar equipamentos, prestar cuidados aos pacientes no pré e no pós-operatório, bem como auxiliar os médicos-cirurgiões na realização de cirurgias.

Vantagens de fazer faculdade de Enfermagem na Florence

Ao fazer a sua faculdade de Enfermagem na Florence, você terá uma série de vantagens que só encontra aqui. Confira algumas delas:

Clínica-Escola

A Clínica-Escola é um espaço que presta atendimento à comunidade local e permite que os estudantes de Enfermagem coloquem em prática o atendimento a pacientes.

Na clínica, também é possível realizar os seus estágios do curso e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sempre com a supervisão de professores.

Centro de Simulação Realística

O nosso novo laboratório aumenta a capacidade de aprendizado e treinamento, através de equipamentos que intensificam as habilidades manuais, como manobras de ventilação, manejo de via aérea e entubação de paciente.

Há também salões de habilidades. Neles, o aluno faz testes em manequins, como exame ginecológico, mecanismo de parto normal ou fórceps, auscultas cardíaca e pulmonar, entre outros.

Biblioteca

A Faculdade Florence mantém a Biblioteca Wanda de Aguiar Horta, que possui diversos exemplares de livros físicos e digitais para que você possa utilizá-los nas aulas e para fazer pesquisas acadêmicas.

Gostou de saber mais sobre a faculdade de Enfermagem da Florence? A nossa instituição está de portas abertas para receber você! Acesse o nosso site e veja mais informações sobre o curso! Quem sabe você já faz a matrícula com a gente?