Você sonha em cursar uma faculdade, mas o valor das mensalidades é uma barreira? Então você já pode respirar aliviado e se livrar dessa preocupação, pois o financiamento estudantil ajuda exatamente nisso.

Essa modalidade de pagamento tem muitos benefícios, mas também tem que ser escolhida corretamente.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Veja tudo sobre essa alternativa e comece a trilhar seu caminho até o diploma!

Afinal, o que é o financiamento estudantil?

Vamos começar do princípio e entender que o financiamento “divide” um pagamento em várias parcelas. É o que acontece com o financiamento de um imóvel, por exemplo.

O financiamento estudantil, portanto, divide o valor total ou parcial das mensalidades da faculdade em pagamentos menores. Nesse caso, é comum que elas sejam pagas após a formatura.

Imagine que você consegue financiar 50% da graduação. Então, durante o curso, só pagará metade da mensalidade. O restante é cobrado em parcelas somente após a formatura.

Quais são as vantagens do financiamento estudantil?

Escolher um bom financiamento é muito positivo para o seu cotidiano, sabia? 

Ao reduzir as mensalidades, estar na faculdade fica mais acessível. Você tem mais organização financeira e consegue equilibrar as contas.

É por causa disso, inclusive, que você tem a chance de fazer o curso que sempre sonhou. Esse é um apoio importante para se capacitar e ser um profissional melhor.

Além disso, a modalidade estudantil costuma ter condições bem melhores, também sobre a taxa de juros. 

Quais são as opções de financiamento estudantil?

Quer outra ótima notícia? Na hora de financiar as mensalidades da faculdade, não existe apenas uma opção. Você pode contratar o tipo que mais tiver a ver com as suas necessidades e com o seu curso.

Então, que tal conhecer quais as alternativas disponíveis? Venha conferir os tipos principais!

Fies

O fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um dos programas mais importantes, sabia? Ele é um programa do Governo Federal, de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC).

O grande diferencial é a facilidade de pagamento. Os juros são menores do que em outras modalidades, o que diminui as parcelas cobradas após a conclusão do curso.

Só que vale a pena ficar de olho nas regras, pois há critérios socioeconômicos, como renda máxima e desempenho mínimo no Enem. 

É preciso preencher todas as condições para ter direito ao Fies.

PRAVALER

Outra solução de financiamento estudantil é o PRAVALER. Ele é a maior opção privada do país e oferece condições interessantes para quem contrata.

Você pode financiar até 100% das mensalidades, com parcelas adequadas para a sua realidade financeira.

Se a sua faculdade estiver credenciada pelo programa, é possível contratar essa alternativa e pagar as mensalidades de forma mais simples!

Financiamento estudantil - dicas

Como escolher o financiamento estudantil ideal?

Já foi possível notar que financiamento não é tudo igual, né? É por isso mesmo que você pode (e deve!) analisar com cuidado cada opção antes de escolher qual contratar.

Para tomar uma boa decisão, algumas características merecem a sua atenção. Venha conferir quais são os pontos para ficar de olho!

Conheça as opções da faculdade em que você quer estudar

O primeiro passo é entender quais são as opções disponíveis na instituição escolhida. Afinal, tudo depende do credenciamento da faculdade nos programas de financiamento.

Procure saber quais são as alternativas e se há opções que são mais interessantes para quem é aluno. 

Assim, você já vai conseguir focar nas soluções que fazem sentido para o seu curso.

Entenda as suas necessidades

Em seguida, é o momento de conhecer o que faz sentido para a sua realidade. Às vezes, você não precisa financiar a mensalidade toda e, por isso, um valor de 50% já ajuda bastante.

Também é preciso entender o quanto você poderá pagar após a formatura — mesmo que seja só uma estimativa.

Todo esse planejamento é essencial na hora de reconhecer uma boa oferta e de entender o que é melhor para as suas finanças. 

Assim, você não corre o risco de fazer a escolha errada.

Conheça os requisitos mínimos

Como dissemos, alguns financiamentos estudantis têm regras que precisam ser cumpridas para que você tenha acesso a essa alternativa. Por isso, é importante conferir em qual opção você se encaixa.

No caso do Fies, por exemplo, é preciso ter renda mensal familiar de até 3 salários-mínimos por pessoa. Também é preciso ter tirado no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

O PRAVALER também tem critérios de renda e exige que seus ganhos sejam compatíveis com o valor da mensalidade. 

Avalie as condições de financiamento

Antes de assinar o seu nome no contrato, é preciso ter bastante planejamento sobre como serão os pagamentos. Por isso, fique de olho nas condições do financiamento estudantil.

Veja quanto você poderá financiar do curso (se 100% ou menos), qual é o prazo máximo de pagamento e quando as parcelas começam a ser cobradas.

Tudo isso evita surpresas na hora do pagamento e permite ter um bom planejamento. Assim, você não vai ter dificuldades para concluir o pagamento ao longo da sua vida profissional.

Veja qual é a taxa de juros

Por falar nas condições, existe uma característica que merece atenção redobrada: a taxa de juros. E

la é uma das grandes responsáveis pelo valor das parcelas e pelo custo total ao final.

O ideal é procurar uma alternativa competitiva, com taxas de juros menores. Para que não restem dúvidas, simule o contrato para ter uma ideia sobre as cobranças que ocorrerão, combinado?

Financiamento estudantil: ajuda para você chegar lá

O financiamento estudantil é uma excelente alternativa para cursar a faculdade sem precisar viver preocupado com as mensalidades. 

Com a escolha do programa certo, você poderá aproveitar todas as vantagens.

Você não vai querer ficar de fora das outras dicas que temos para dar, não é mesmo?

Então curta a nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para acompanhar tudo!

Compartilhe: