Conhecer as áreas do Direito que estão em alta no momento é bem importante para você, que está cursando ou pensa em entrar para essa faculdade. Afinal, você precisa planejar a sua carreira para conquistar uma boa posição no mercado de trabalho, não é mesmo?

O bom da faculdade de Direito é que ela abre um leque grande para os graduados. Existem diversos segmentos em que o profissional pode atuar, de acordo com as preferências pessoais ou habilidades de cada um. Vem conhecer!

Quer conhecer as áreas de atuação de quem se forma em Direito?

É só baixar o Manual do profissional de Direito para saber tudinho!

Veja as 7 áreas do Direito que são mais promissoras

Para que você comece a planejar a sua carreira desde cedo, listamos algumas das áreas do Direito que são mais promissoras no momento atual. Quer saber quais são elas? Então é só continuar a leitura!

1. Direito do Trabalho

Em 2017, o então presidente Michel Temer sancionou a Lei n. 13.467, que dita as regras da Reforma Trabalhista. A legislação trouxe novos modelos de contratação nas empresas, assim como fez mudanças significativas em alguns pontos, legalizando o trabalho remoto ou home office, por exemplo.

Por ser recente, muitas empresas não sabem como lidar com as novas regras trabalhistas. Por isso, a área do Direito do Trabalho tem crescido muito nos últimos anos e quem optar por seguir carreira nesse segmento pode ter um futuro bem promissor.

O advogado especialista em Direito do Trabalho pode atuar dando consultorias e também defendendo empresas ou empregados nos tribunais, em casos de processos trabalhistas.

2. Advocacia de Proteção de Dados

Outra legislação que foi sancionada recentemente é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em resumo, ela trata da forma como os dados pessoais podem ser utilizados por terceiros, dando mais poder aos titulares das informações.

Por conta da LGPD, organizações públicas e privadas precisam adaptar as suas formas de coletar e armazenar dados de terceiros, como cadastros com informações de clientes, fornecedores e funcionários.

A advocacia de proteção de dados, portanto, é uma das áreas do Direito que mais tem crescido nos últimos tempos. Afinal, as companhias precisam se adaptar aos parâmetros legais e é importante ter um advogado especialista no segmento para dar orientações a respeito disso.

3. Direito Digital

O Direito Digital também é uma área em alta e que pode ser seguida pelos estudantes ou profissionais em início de carreira. O segmento é bem importante, tendo em vista que, hoje em dia, boa parte das atividades ocorrem no meio online.

O especialista nesse segmento trabalha em processos que envolvem cibercrimes, por exemplo. É o caso de roubo de dados, invasões por hackers, ameaças por meios digitais, entre outros similares.

Áreas do direito digital

4. Direito Eleitoral

Engana-se quem pensa que o advogado eleitoral trabalha apenas nos anos em que há eleições. Por conta de acontecimentos recentes no cenário político brasileiro, como a aprovação da Lei da Ficha Limpa, o segmento de atuação desse especialista cresceu muito.

O especialista em Direito Eleitoral pode atuar em processos que envolvem o pedido de cassação de políticos, crimes eleitorais, esquemas de corrupção no setor público etc.

5. Defensoria pública

A defensoria pública é uma área do Direito voltada a defender causas de pessoas que não têm dinheiro para contratar um advogado. Quem atua nesse segmento, portanto, pode assumir causas dos mais diversos tipos.

Para atuar como defensor público é preciso ser aprovado em concurso, que geralmente acontece todos os anos nas mais diversas cidades brasileiras.

6. Magistratura

Muito por conta dos altos salários, que podem chegar a mais de R$18 mil, a magistratura é o sonho de muitos advogados. Além disso, a profissão de juiz traz status e uma posição de destaque na sociedade.

Para se tornar um juiz ou juíza, no entanto, é preciso muito preparo. O concurso é bem disputado e conta com diversas etapas. Nem sempre o sonho se concretiza, mas vale a pena tentar, caso esse seja o seu desejo.

7. Compliance

Por conta de muitos escândalos e esquemas de corrupção revelados em estatais e empresas privadas brasileiras, foi sancionada, em 2013, a Lei Anticorrupção.

Desde então, tem crescido muito a busca por advogados especialistas em compliance. A ideia é que esses profissionais auxiliem as organizações a entrarem em conformidade com a Lei, evitando que sejam enquadradas em crimes do tipo.

Veja como escolher entre as áreas do Direito

É bem comum que muitos estudantes de Direito tenham dúvidas sobre qual caminho seguir após a formatura. São muitas as áreas que podem ser escolhidas, que vão além do que citamos no tópico anterior.

Uma boa maneira de escolher a área do Direito em que deseja atuar é fazendo estágios durante o curso. Nesses programas, você vivenciará o dia a dia de um profissional do segmento e poderá concluir se tem aptidão ou não.

Estudar processos antigos e já solucionados, de diferentes segmentos, também é uma boa oportunidade para tentar se familiarizar com alguma área. Isso ajudará a definir o rumo que você deseja tomar quando entrar no mercado de trabalho.

Após escolher o segmento em que deseja atuar, é interessante realizar cursos mais focados naquilo que deseja para a sua carreira, como pós-graduações, por exemplo.

Gostou? O nosso desejo é que este conteúdo tenha ajudado você a conhecer diferentes áreas do Direito, em especial as que estão mais em alta. Busque informações e programas de estágio nas que mais gosta.

Fique de olho em nossas redes sociais para acompanhar outras dicas interessantes para a sua carreira. Você nos encontra no LinkedIn, no Instagram e no Facebook.

Compartilhe: