Implantes, cirurgia, estética… São muitas as áreas em que o profissional de Odontologia pode atuar. 

O Brasil é o país com maior número de dentistas no mundo, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO). São mais de 312 mil profissionais da área. 

Guia Florence de Odontologia

Veja tudo sobre essa carreira que faz parte do rol de profissões com maior prestígio!

E o mercado de trabalho da profissão tem se modernizado cada vez mais, com novas possibilidades em termos de procedimentos. No caso, coisas que até então eram comuns somente em outras áreas médicas, estão se tornando rotina na Odontologia.

Quer saber quais são essas áreas mais inovadoras, além das tradicionais? Então leia o texto de hoje e vamos nessa!

Em quais áreas da Odontologia é possível atuar?

Sem rodeios, as áreas da Odontologia para atuação são:

  1. Acupuntura
  2. Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais
  3. Dentística
  4. Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial
  5. Endodontia
  6. Estomatologia
  7. Harmonização orofacial
  8. Homeopatia
  9. Implantodontia
  10. Odontogeriatria
  11. Odontologia do Esporte 
  12. Odontologia do Trabalho
  13. Odontologia Legal
  14. Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais
  15. Odontopediatria
  16. Ortodontia
  17. Ortopedia Funcional dos Maxilares
  18. Patologia Oral e Maxilofacial
  19. Periodontia
  20. Prótese Bucomaxilofacial
  21. Prótese Dentária
  22. Radiologia Odontológica e Imaginologia
  23. Saúde Coletiva

Bora falar um pouco mais sobre cada uma delas? 

Acupuntura

A acupuntura não é só uma técnica que se aplica na área de massagens. Na Odontologia, ela é adotada como terapia complementar nos diversos estágios do tratamento dentístico: antes, durante e depois dos procedimentos. 

Um de seus principais efeitos é a diminuição da ansiedade e do famoso “medo de dentista”, assim como ajuda a reduzir a dor orofacial (na região da face e da boca). 

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais 

Nesta área, será possível fazer procedimentos como extração e reparo, além de curativos. Os cuidados não se restringem aos dentes. Incluem também gengivas, lábios, bochechas e maxilar. 

Além disso, o dentista poderá atuar em outros problemas que se relacionam com a saúde bucal, tais como:

  • Apneia do sono
  • Traumatismos faciais
  • Tumores benignos

Uma curiosidade é que esta área da profissão exige residência hospitalar com duração de três a quatro anos, a fim de conseguir a especialização. 

Dentística

Este setor da Odontologia trabalha especificamente em procedimentos de restauração dentária e é dividido em duas categorias, dentística estética e dentística restauradora. Essa basicamente cuida da restauração de dentes com cáries, de modo a não prejudicar a saúde dentária. 

Já a estética, como o nome sugere, cuida da questão da aparência dentária. Por isso, procedimentos como lentes de contato e facetas de porcelana serão algumas das operações rotineiras do dentista que trabalhar nessa área. 

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Esta área cuida das diversas alterações que acontecem nas articulações da boca (chamadas de articulação temporomandibular ou apenas ATM). Também cuida dos músculos que trabalham nos movimentos da mandíbula. 

Como esses quadros costumam vir acompanhados de dor orofacial, o dentista que trabalhar nesse ramo vai atuar em procedimentos de ajuste, emprego de aparelhos para correção ortodôntica, reabilitação, e assim por diante.

Cirurgias podem acontecer, mas em casos mais raros. 

Endodontia

A endodontia cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento de enfermidades da polpa e do periápice dental.

Alguns dos procedimentos do especialista desse setor são: correção de trincas, fraturas e outros traumas que comprometam a estrutura interior do dente.

Essas operações são necessárias para prevenir infecções graves no dente e até necrose completa, o que acarreta perda dentária. 

Estomatologia

O dentista que trabalhar com estomatologia será capaz de diagnosticar lesões dentro e fora da cavidade bucal.

Ele mesmo pode tratá-las ou encaminhar o paciente para cirurgia, em casos mais graves. 

Harmonização orofacial 

Trata-se de uma área recente da Odontologia e, por isso, com poucos profissionais especializados na área. 

Isso quer dizer que há uma grande chance de crescimento nesse campo e, consequentemente, de melhores remunerações.

O dentista desse setor pode atuar em procedimentos como:

  • Bichectomia
  • Aplicação da toxina botulínica
  • Fios de dermosustentação
  • Preenchimento com Ácido Hialurônico

Para isso, é desejável que o profissional tenha vivência no atendimento de emergências no consultório para que esteja preparado para fazer as operações supracitadas. 

Homeopatia

Assim como em outras áreas da Saúde, a Homeopatia também se faz presente na Odontologia. Aqui, ela é a responsável pela prevenção, diagnóstico, prognóstico e tratamento das variadas enfermidades bucais.

O dentista que trabalhar com isso irá definir toda uma estratégia técnica para o paciente, a partir do levantamento das informações sobre a sua saúde bucal e descoberta de possíveis doenças como cáries, aftas, gengivite, entre outras.

Implantodontia

Área que cuida de implantes e é um dos ramos da Odontologia com maior desenvolvimento frente às novas tecnologias.

O dentista deste setor busca a melhor aparência para o paciente e precisa desenvolver vários procedimentos paralelos, como enxertos ósseos.

Odontogeriatria

O profissional deste ramo irá trabalhar com idosos, de modo a ajudar na promoção de um envelhecimento saudável dos pacientes da terceira idade.

O odontogeriatra tem que lidar com os pacientes cuja saúde bucal é impactada por problemas de saúde comuns aos idosos, como:

  • Diabetes
  • Osteoporose
  • Perda de dentes
  • Problemas vasculares

Odontologia do esporte

Essa é uma especialidade recente, com pouco mais de 6 anos de regulação no Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Segundo o Art. 4º do CFO, esta área é responsável por prevenir e tratar problemas bucais dos atletas, assim como entender a influência das doenças bucais no desempenho dos atletas profissionais e amadores. 

A finalidade é, claro, melhorar o desempenho esportivo deles e prevenir lesões, olhando para as suas particularidades fisiológicas, as modalidades que praticam e as regras do esporte.

Odontologia do trabalho

Por conta das doenças do trabalho, essa área tem crescido. 

O dentista do trabalho poderá trabalhar de várias formas, com o intuito de ajudar profissionais a manter a sua saúde bucal em dia.

Odontologia estética

Essa área, como o nome adianta, cuida da parte estética dos dentes. 

Clareamentos, lentes de contato dentárias e aplicação de novas técnicas são alguns procedimentos que o profissional pode fazer, com o intuito de aumentar a autoestima do paciente. 

Odontologia Legal

Também de acordo com o CFO, esta área tem como objetivo “a pesquisa de fenômenos psíquicos, físicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem vivo, morto ou ossada, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais, reversíveis ou irreversíveis.”

Ou seja, quem trabalhar nesse setor poderá atuar como legista, auxiliando médicos nas perícias criminais. Vale salientar que a arcada dentária pode ser um elemento crucial para elucidar mistérios. Uma possibilidade e tanto para o dentista!

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

Este ramo é responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e controle das doenças bucais em pacientes que possuam alguma alteração em seu sistema biopsicossocial. 

Entre outras competências, os profissionais desta área devem dar atenção a pacientes com distúrbios psíquicos, comportamentais e emocionais. 

Também pode prestar assistência odontológica a pacientes que apresentem condições físicas ou sistêmicas e que sejam incapacitantes, temporária ou permanentemente.

Outro ponto é que o profissional desta área também deve estudar as doenças sistêmicas que os pacientes podem ter e as repercussões na boca e estruturas anexas, assim como as doenças bucais que podem ter repercussões sistêmicas. 

Odontopediatria

Esse ramo da Odontologia vem para trabalhar com crianças. Afinal, os pequenos também necessitam de cuidados dentários. 

O profissional do setor irá trabalhar na prevenção de doenças, tratamentos e acompanhamento do crescimento dos dentinhos das crianças. 

Ortodontia

A Ortodontia cuida da correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados inadequadamente. 

A necessidade de tratar a configuração dos dentes vai muito além da aparência: um posicionamento incorreto dos dentes pode causar perda precoce de alguns elementos da arcada dentária e doenças periodontais. 

Patologia Oral e Maxilofacial

Esta área é a responsável pelo tratamento de doenças que atingem a cavidade oral, mais precisamente a língua, os lábios ou os ossos maxilares.

Alguns distúrbios os quais os profissionais desta área se dedicam a tratar são:

  • Tumores benignos e lesões relativas da mucosa oral
  • Patologias das glândulas salivares
  • Infecções orais e periorais, vindos de bactérias, fungos ou vírus
  • Dor orofacial crônica

Periodontia

A pessoa que trabalhar com Periodontia vai lidar com a saúde das gengivas. Por conta disso, irá tratar problemas como gengivite, periodontite e placas bacterianas. 

O trabalho deste profissional também envolve cuidados com os ossos, ligamentos e o cemento, tecido que recobre a superfície da raiz do dente. 

Prótese Bucomaxilofacial

Este ramo da Odontologia trabalha na restauração de estruturas danificadas na boca e na face dos indivíduos.

O profissional desta área atua na reabilitação anatômica, estética e funcional de perdas e malformações faciais por meio de próteses oculares, auriculares, nasais, óculo-palpebrais e outros dispositivos utilizados para devolver a estética e a função da estrutura orofacial. 

Prótese Dentária

O profissional dentista que trabalhar nesta área irá implantar a substituição de um ou mais dentes faltantes na boca dos pacientes. 

O especialista desta área deve ter muito estudo para saber qual técnica de implantação de próteses é a mais adequada para cada caso. 

Radiologia Odontológica e Imaginologia

Especialidade que examina os dentes e a face de um paciente por meio de radiografia. Os exames podem ser feitos dentro ou fora da boca para diagnosticar possíveis problemas na arcada dentária e na região maxilar. Porém, recomendam-se exames complementares além do Raio-X.

Com o avanço da Tecnologia, muitos exames têm sido realizados de forma online e é um campo promissor para o dentista. 

Saúde coletiva

Como o nome diz, este ramo da Odontologia é voltado para a saúde coletiva e familiar. Um de seus pilares é a educação em saúde pública e, portanto, os dentistas desta área trabalham em ações de planejamento e prevenção de doenças. 

As equipes frequentemente são multidisciplinares e atuam em programas como o Saúde da Família. 

Áreas da Odontologia com maior remuneração

Dados do site Quero Bolsa dão conta que algumas das áreas melhor remuneradas da Odontologia são: 

  • Saúde Coletiva
  • Odontopediatria
  • Odontologia Legal

No caso da área de Saúde Coletiva, o salário pode chegar a R$ 14 mil; já em Odontopediatria, pode passar dos R$ 12,4 mil. E em Odontologia Legal, o profissional pode receber mais de R$ 10 mil mensais. 

Mercado de trabalho em Odontologia

Como falamos no começo deste texto, o campo de trabalho para o dentista é muito amplo.

Desde organizações privadas a órgãos públicos, o dentista pode trabalhar em vários lugares, com foco social e com atendimento personalizado.

Além disso, a pessoa formada em Odontologia também tem a possibilidade de empreender e criar o seu próprio consultório. 

Outra opção, muito em alta, é investir em franquias ou clínicas compartilhadas, nas quais é possível dividir o mesmo espaço e os gastos de um consultório com outros profissionais.

Com a pandemia do coronavírus, mais uma opção que está se tornando cada vez mais comum é o home care, mais precisamente, atendimento domiciliar.

Outra alternativa é o clube de assinaturas, que é quando o consumidor paga um valor fechado para serviços recorrentes. 

Então, fica claro que o leque de atuação para o dentista é enorme. Precisa de mais motivos para se aventurar na profissão? 

Mas, para isso, claro, é necessário ter o diploma em Odontologia e o registro no Conselho da profissão. 

Se você tem vontade de estudar sobre o assunto, aqui na Faculdade Florence oferecemos o curso de Odontologia, muito bem avaliado por especialistas.  

Ainda está com dúvidas?

Ainda tem dúvidas sobre a profissão dos sonhos? No nosso material “Teste vocacional: Descubra qual profissão combina mais com você!”, temos uma série de dicas que vão te fazer descobrir qual é a profissão certa pra você. 

Tem curiosidade e quer saber mais? Então, clique aqui e acesse o material gratuito agora mesmo!

Compartilhe: