Sabia que a Biomedicina √© a grande respons√°vel pelos medicamentos, vacinas e tratamentos m√©dicos que a gente tem? Essa √© uma √°rea que abrange um monte de profiss√Ķes do futuro e na qual voc√™ pode construir uma carreira de sucesso.

Comece a se preparar! Continue a leitura para descobrir um pouco mais sobre o mercado de trabalho e o perfil profissional da √°rea.

O que é Biomedicina?

Primeiro, vamos falar um pouco sobre o que é Biomedicina!

Essa é uma área de atuação que une Biologia e Medicina. Seu principal objetivo é pesquisar doenças humanas, elementos epidemiológicos e do ambiente.

A partir disso, analisa e identifica causas, consequências e sintomas para melhorar diagnósticos e tratamentos.

O trabalho √© realizado junto a m√©dicos, farmac√™uticos e bi√≥logos. Por isso, esse profissional tem um conhecimento super amplo na √°rea da sa√ļde.

Além disso, também tem um ótimo domínio sobre a tecnologia. Afinal, ela é aquela aliada indispensável nos estudos e na evolução de práticas e técnicas biomédicas.

Vale lembrar que o biom√©dico pode atuar em v√°rias √°reas. Essa √© uma profiss√£o vers√°til, necess√°ria de pequenas cl√≠nicas a grandes ind√ļstrias.

O que o profissional de Biomedicina faz e qual seu perfil?

Mas e na prática, como é o curso dessa área e o que o profissional de Biomedicina faz? Que ele tem grandes responsabilidades, você viu. Mas entenda melhor a seguir alguns detalhes importantes para sua atuação.

Curso

O curso é de bacharelado e dura quatro anos. Desse tempo, cerca de 20% se refere a estágios obrigatórios.

A carga horária soma 3.200 horas para que a faculdade esteja de acordo com as diretrizes impostas pelo Ministério do Trabalho.

Durante os estudos, voc√™ lidar√° com ci√™ncias exatas, biol√≥gicas e da sa√ļde. Divididas entre teoria e pr√°tica, mas com um foco maior na pr√°tica.

Também terá que estudar um pouquinho sobre direitos humanos, ética e legislação.

Ah, e nada de comparar a Biomedicina com a Medicina. Existe aquele mito de que a primeira é mais fácil do que a segunda, mas deixe isso de lado!

Esse é um curso puxado, que requer muito estudo e pesquisa, e tem os mesmos méritos que qualquer outra faculdade.

Função do biomédico

De maneira direta, o biomédico não prescreve tratamentos e remédios.

Na verdade, ele fica na linha de frente do processo de cura. Ou seja, o profissional investiga doenças que atingem humanos ou mesmo animais e plantas.

Se dedica a estudos, pesquisas e muitos experimentos laboratoriais.

Assim, consegue desenvolver soros, vacinas e outros tipos de medicamentos. Todos partem da análise minuciosa de células, tecidos e resíduos coletados em exames.

Dessa forma, os resultados são mais precisos e rápidos, e impedem a evolução de várias doenças.

Perfil do biomédico

Para come√ßar, o biom√©dico deve ser bastante curioso. Esse √© o maior est√≠mulo que ele tem para pesquisar e explorar possibilidades. E at√© mesmo se jogar em um resultado que a princ√≠pio n√£o parece promissor, mas que pode render muitas percep√ß√Ķes surpreendentes.

Como seu trabalho acontece em laboratórios, ele também precisa ser organizado e metódico. Isso porque se responsabiliza por muitos materiais e pelas etapas investigativas, que jamais devem se confundir ou se perder.

Outra virtude indispensável do biomédico é o raciocínio lógico. Por vezes, é exatamente isso que leva a uma percepção ou resultado importante.

Se o profissional tem um bom n√≠vel de ingl√™s, melhor ainda! As publica√ß√Ķes mais renomadas da √°rea s√£o sempre nessa l√≠ngua, e √© essencial se manter atualizado. Ainda mais se a inten√ß√£o do biom√©dico for publicar artigos internacionais.¬†

As habilidades pr√°ticas exigidas da profiss√£o s√£o:

  • trabalhar em equipe;
  • ter boa concentra√ß√£o;
  • se dedicar bastante;
  • manter a paci√™ncia diante dos desafios;
  • desenvolver um controle motor fino exemplar;
  • contar com acuidade visual;
  • ser flex√≠vel;
  • investir na educa√ß√£o continuada.

Est√°gio

Sua vida profissional começa logo com o estágio, que acontece durante a faculdade.

Durante essa experiência, você começa a entender melhor como funciona o mercado de trabalho.

E aplica na pr√°tica todos os conhecimentos t√©cnicos adquiridos durante o curso. √Č a oportunidade perfeita at√© mesmo para conquistar uma vaga efetiva em alguns meses.

Rotina

O dia a dia da profiss√£o nunca √© mon√≥tono. √Č preciso pesquisar muito e ler mais ainda. √Č da√≠ que surgem novas descobertas.

A depender da área, a atuação acontece em laboratórios e clínicas, ou nas ruas, no caso dos sanitaristas, por exemplo.

Pode ser que uma pesquisa demore tempos para ser concluída. Mas pode ser que um resultado surja rápido e de maneira satisfatória.

O segredo é manter a motivação em alta e lembrar o quanto o biomédico é importante para que o mundo continue a evoluir.

Qual √© a import√Ęncia da Biomedicina para o mercado e para a vida das pessoas?

Os biom√©dicos s√£o profissionais que estudam tanto sobre nossa sa√ļde quanto sobre a ci√™ncia. Sua import√Ęncia se d√° de duas maneiras diferentes. Veja a seguir.

Import√Ęncia para a vida das pessoas

Sem eles, seria impossível realizar testes e elaborar teorias que tragam melhoria para a qualidade de vida da população.

Al√©m disso, est√£o presentes em in√ļmeros setores. Desde uma rotina simples em um banco de sangue, at√© em atividades complexas que monitoram epidemias e pandemias, como a do coronav√≠rus.

Esse conjunto de a√ß√Ķes √© indispens√°vel para controlar e melhorar a sa√ļde p√ļblica. A sustenta√ß√£o da vida humana depende totalmente dela, seja para aumentar o tempo de vida da comunidade, seja para que o dia a dia ocorra de forma est√°vel e segura para todos.

Afinal, ninguém consegue viver sem serviços de saneamento ou controle de alimentos, concorda? Ou sem políticas de vacinação e teste com agentes químicos.

Sem a investigação desses profissionais, não é possível contar com avanços e progressos em relação a terapias e medicamentos. Sendo assim, dá para perceber o quanto esse profissional faz mesmo a diferença na vida de todo mundo.

Import√Ęncia para o mercado

No que diz respeito ao mercado, o profissional da Biomedicina é igualmente importante.

Como sua atuação está diretamente ligada à Medicina e à Biologia, ele serve como um grande apoio para o desenvolvimento das duas áreas.

Embora n√£o d√™ diagn√≥sticos diretos a um paciente, √© o biom√©dico que traz alternativas de tratamentos e medicamentos para que o m√©dico, de qualquer especialidade, fa√ßa as devidas prescri√ß√Ķes.

O biomédico colabora com as descobertas e os trabalhos dos biólogos, em especial no que diz respeito à preservação do meio ambiente.

Dessa maneira, a gente pode dizer que esse √© um trabalho em cadeia, j√° que um setor depende do outro para crescer e apresentar melhores solu√ß√Ķes para a popula√ß√£o.

Biomedicina mercado de trabalho

Como é o mercado de trabalho para quem se forma nessa carreira e os potenciais ganhos e salários do profissional?

O mercado de trabalho para a Biomedicina est√° bastante aquecido. Est√° em constante crescimento e hoje j√° conta com 40 especializa√ß√Ķes registradas no Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

Algumas áreas se destacam, como a reprodução humana e a pesquisa genética. Você já deve ter visto reportagens na televisão sobre células-tronco e análises clínicas, sempre em alta na área biomédica.

Em rela√ß√£o ao sal√°rio, ele varia de estado para estado. Al√©m disso, √© preciso observar se voc√™ trabalha em institui√ß√£o p√ļblica ou privada.

De acordo com o piso salarial estabelecido em S√£o Paulo, o sal√°rio para a profiss√£o varia entre R$1.600,00 e R$3.300,00, a depender do estado e da cidade.

No entanto, lembre-se de que se voc√™ se dedica a uma especializa√ß√£o e a constantes atualiza√ß√Ķes, seu sal√°rio tende a aumentar.

Por isso, participe de eventos nacionais e internacionais, fa√ßa cursos para aprender novas t√©cnicas e entender as evolu√ß√Ķes do mercado. Especialize-se na utiliza√ß√£o de equipamentos diferenciados.

Essas s√£o quest√Ķes que tamb√©m influenciam no sal√°rio. Por√©m, mais do que isso, fazem com que voc√™ se torne um profissional renomado no mercado. Assim, vai construir uma carreira s√≥lida, servindo de refer√™ncia para outros profissionais.

O que o profissional deve estudar para atuar na √°rea?

O biomédico se dedica a uma série de disciplinas importantes para sua atuação. Mas, basicamente, elas se dividem de acordo com as áreas de estudo a seguir.

An√°lise ambiental

Aqui, o profissional aprende a fazer análises físico-químicas e microbiológicas. E passa a entender mais sobre saneamento do meio ambiente.

Análise clínica

Nesse nicho, o biom√©dico entende como fazer exames cl√≠nicos nas mais diversas institui√ß√Ķes de sa√ļde. Tamb√©m assina laudos para causas de diferentes doen√ßas.

Análise bromatológica

J√° nessa √°rea, os estudos se voltam para as propriedades qu√≠micas dos alimentos. O profissional descobre como identificar adultera√ß√Ķes, como evit√°-las e o que observar desde o processo de fabrica√ß√£o at√© a distribui√ß√£o para o consumidor.

Biofísica

A Biomedicina também abrange a Biofísica, que explora processos fisiológicos de todos os seres vivos. Tudo baseado em conhecimentos físicos.

Ind√ļstria

O biom√©dico aprende, nessa √°rea, como elaborar soros, vacinas e reagentes. E contribui para a evolu√ß√£o de tratamentos e preven√ß√Ķes de doen√ßas.

Genética

A genética é outra área importante, que compreende pesquisas, leis e processos de transmissão de características hereditárias do ser humano. 

O profissional usa seus conhecimentos para averiguar as causas daqueles problemas de sa√ļde passados de gera√ß√£o para gera√ß√£o.

Embriologia

A embriologia, por sua vez, se aproxima da genética. Assim, o biomédico estuda a formação de tecidos e células de todos os seres vivos.

Diagnóstico por imagem

O profissional tamb√©m deve se aprofundar na √°rea de diagn√≥stico por imagem. Afinal, muitos de seus diagn√≥sticos depender√£o de tomografias, resson√Ęncias, radioterapia e mais.

Biomedicina estética

Nesse campo de pesquisa, o biom√©dico se junta a dermatologistas e cirurgi√Ķes pl√°sticos. O objetivo √© desenvolver tratamentos para doen√ßas, disfun√ß√Ķes de pele e procedimentos cir√ļrgicos delicados.

Farmacologia

Também é importante que o biomédico se dedique à farmacologia. Ou seja, a efeitos e usos de medicamentos, para entender como eles curam doenças.

Toxicologia

Essa √°rea √© para aprender um pouco mais sobre as subst√Ęncias t√≥xicas e seus efeitos em diferentes tipos de organismo. Uma √°rea de estudo muito importante, pois as varia√ß√Ķes devem ser sempre registradas para a nossa seguran√ßa.

Sa√ļde p√ļblica

O biom√©dico tamb√©m estuda sobre programas de sa√ļde p√ļblica. Como desenvolv√™-los e aplic√°-los, nas mais diversas regi√Ķes do Brasil e do mundo.

Como são muitas áreas de estudo, cada curso oferece um foco diferente. Então pesquise primeiro para ter certeza daquilo que você quer!

Hematologia

O biom√©dico tamb√©m estuda a hematologia, ou seja, as propriedades do sangue e das gl√Ęndulas do corpo. Muitas doen√ßas e problemas de sa√ļde est√£o relacionados a essas quest√Ķes, e por isso esses estudos s√£o t√£o importantes.

Imunologia

Na imunologia, o profissional entende como analisar a defesa do corpo humano. Com base nos resultados, descobre como produzir vacinas e outros remédios.

Biologia Molecular

Mol√©culas de DNA e RNA, prote√≠nas, carboidratos… Tudo isso entra na √°rea de biologia molecular, para que o profissional estude sobre diferentes estruturas e processos.

√Č importante ressaltar que, com o dom√≠nio sobre essas √°reas de estudo, ainda √© poss√≠vel dar aulas. Sendo assim, se voc√™ tem o sonho de ingressar na doc√™ncia, a Biomedicina fornece todo o respaldo necess√°rio para que voc√™ atue dentro da sala de aula.

Todas essas áreas são super interessantes, concorda? Mas, lembre-se também de que você terá vários desafios para vencer durante seus estudos.

Por exemplo, n√£o d√° para escapar de estudos que envolvam c√°lculos. Ent√£o, comece a correr atr√°s de ficar expert nas exatas.

A Biomedicina também é uma área repleta de prática. Desde o primeiro período você estará dentro de laboratórios. Pode ser que tenha até mesmo que voltar lá para observar seus resultados fora do horário de aulas ou de trabalho.

Sendo assim, é fundamental ter dedicação integral à profissão, desde o início da faculdade, para se adaptar a tudo o que ele exige.

Por fim, não se esqueça de que para aprender isso e muito mais, um bom profissional da Biomedicina tem uma formação acadêmica de qualidade. Então, se você quer se dedicar a essa área, já sabe, não é mesmo? A Florence espera por você!

A gente tem at√© um ponto de partida bem interessante para voc√™ come√ßar a se preparar. Confira o guia do profissional de sa√ļde para saber mais sobre essa √°rea de atua√ß√£o e outras exig√™ncias para ser sempre o melhor no que faz.

Compartilhe:

Fique √† vontade para deixar seu coment√°rio sobre o conte√ļdo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.