Sabia que a Biomedicina é a grande responsável pelos medicamentos, vacinas e tratamentos médicos que a gente tem? Essa é uma área que abrange um monte de profissões do futuro e na qual você pode construir uma carreira de sucesso.

Comece a se preparar! Continue a leitura para descobrir um pouco mais sobre o mercado de trabalho e o perfil profissional da área.

Quer saber mais sobre biomedicina?

Separamos as principais perguntas e respostas sobre o assunto para tirar todas as suas dúvidas.

O que é Biomedicina?

Primeiro, vamos falar um pouco sobre o que é Biomedicina!

Essa é uma área de atuação que une Biologia e Medicina. Seu principal objetivo é pesquisar doenças humanas, elementos epidemiológicos e do ambiente.

A partir disso, analisa e identifica causas, consequências e sintomas para melhorar diagnósticos e tratamentos.

O trabalho é realizado junto a médicos, farmacêuticos e biólogos. Por isso, esse profissional tem um conhecimento super amplo na área da saúde.

Além disso, também tem um ótimo domínio sobre a tecnologia. Afinal, ela é aquela aliada indispensável nos estudos e na evolução de práticas e técnicas biomédicas.

Vale lembrar que o biomédico pode atuar em várias áreas. Essa é uma profissão versátil, necessária de pequenas clínicas a grandes indústrias.

O que o profissional de Biomedicina faz e qual seu perfil?

Mas e na prática, como é o curso dessa área e o que o profissional de Biomedicina faz? Que ele tem grandes responsabilidades, você viu. Mas entenda melhor a seguir alguns detalhes importantes para sua atuação.

Curso

O curso é de bacharelado e dura quatro anos. Desse tempo, cerca de 20% se refere a estágios obrigatórios.

A carga horária soma 3.200 horas para que a faculdade esteja de acordo com as diretrizes impostas pelo Ministério do Trabalho.

Durante os estudos, você lidará com ciências exatas, biológicas e da saúde. Divididas entre teoria e prática, mas com um foco maior na prática.

Também terá que estudar um pouquinho sobre direitos humanos, ética e legislação.

Ah, e nada de comparar a Biomedicina com a Medicina. Existe aquele mito de que a primeira é mais fácil do que a segunda, mas deixe isso de lado!

Esse é um curso puxado, que requer muito estudo e pesquisa, e tem os mesmos méritos que qualquer outra faculdade.

Função do biomédico

De maneira direta, o biomédico não prescreve tratamentos e remédios.

Na verdade, ele fica na linha de frente do processo de cura. Ou seja, o profissional investiga doenças que atingem humanos ou mesmo animais e plantas.

Se dedica a estudos, pesquisas e muitos experimentos laboratoriais.

Assim, consegue desenvolver soros, vacinas e outros tipos de medicamentos. Todos partem da análise minuciosa de células, tecidos e resíduos coletados em exames.

Dessa forma, os resultados são mais precisos e rápidos, e impedem a evolução de várias doenças.

Perfil do biomédico

Para começar, o biomédico deve ser bastante curioso. Esse é o maior estímulo que ele tem para pesquisar e explorar possibilidades. E até mesmo se jogar em um resultado que a princípio não parece promissor, mas que pode render muitas percepções surpreendentes.

Como seu trabalho acontece em laboratórios, ele também precisa ser organizado e metódico. Isso porque se responsabiliza por muitos materiais e pelas etapas investigativas, que jamais devem se confundir ou se perder.

Outra virtude indispensável do biomédico é o raciocínio lógico. Por vezes, é exatamente isso que leva a uma percepção ou resultado importante.

Se o profissional tem um bom nível de inglês, melhor ainda! As publicações mais renomadas da área são sempre nessa língua, e é essencial se manter atualizado. Ainda mais se a intenção do biomédico for publicar artigos internacionais. 

As habilidades práticas exigidas da profissão são:

  • trabalhar em equipe;
  • ter boa concentração;
  • se dedicar bastante;
  • manter a paciência diante dos desafios;
  • desenvolver um controle motor fino exemplar;
  • contar com acuidade visual;
  • ser flexível;
  • investir na educação continuada.

Estágio

Sua vida profissional começa logo com o estágio, que acontece durante a faculdade.

Durante essa experiência, você começa a entender melhor como funciona o mercado de trabalho.

E aplica na prática todos os conhecimentos técnicos adquiridos durante o curso. É a oportunidade perfeita até mesmo para conquistar uma vaga efetiva em alguns meses.

Rotina

O dia a dia da profissão nunca é monótono. É preciso pesquisar muito e ler mais ainda. É daí que surgem novas descobertas.

A depender da área, a atuação acontece em laboratórios e clínicas, ou nas ruas, no caso dos sanitaristas, por exemplo.

Pode ser que uma pesquisa demore tempos para ser concluída. Mas pode ser que um resultado surja rápido e de maneira satisfatória.

O segredo é manter a motivação em alta e lembrar o quanto o biomédico é importante para que o mundo continue a evoluir.

Qual é a importância da Biomedicina para o mercado e para a vida das pessoas?

Os biomédicos são profissionais que estudam tanto sobre nossa saúde quanto sobre a ciência. Sua importância se dá de duas maneiras diferentes. Veja a seguir.

Importância para a vida das pessoas

Sem eles, seria impossível realizar testes e elaborar teorias que tragam melhoria para a qualidade de vida da população.

Além disso, estão presentes em inúmeros setores. Desde uma rotina simples em um banco de sangue, até em atividades complexas que monitoram epidemias e pandemias, como a do coronavírus.

Esse conjunto de ações é indispensável para controlar e melhorar a saúde pública. A sustentação da vida humana depende totalmente dela, seja para aumentar o tempo de vida da comunidade, seja para que o dia a dia ocorra de forma estável e segura para todos.

Afinal, ninguém consegue viver sem serviços de saneamento ou controle de alimentos, concorda? Ou sem políticas de vacinação e teste com agentes químicos.

Sem a investigação desses profissionais, não é possível contar com avanços e progressos em relação a terapias e medicamentos. Sendo assim, dá para perceber o quanto esse profissional faz mesmo a diferença na vida de todo mundo.

Importância para o mercado

No que diz respeito ao mercado, o profissional da Biomedicina é igualmente importante.

Como sua atuação está diretamente ligada à Medicina e à Biologia, ele serve como um grande apoio para o desenvolvimento das duas áreas.

Embora não dê diagnósticos diretos a um paciente, é o biomédico que traz alternativas de tratamentos e medicamentos para que o médico, de qualquer especialidade, faça as devidas prescrições.

O biomédico colabora com as descobertas e os trabalhos dos biólogos, em especial no que diz respeito à preservação do meio ambiente.

Dessa maneira, a gente pode dizer que esse é um trabalho em cadeia, já que um setor depende do outro para crescer e apresentar melhores soluções para a população.

Biomedicina mercado de trabalho

Como é o mercado de trabalho para quem se forma nessa carreira e os potenciais ganhos e salários do profissional?

O mercado de trabalho para a Biomedicina está bastante aquecido. Está em constante crescimento e hoje já conta com 40 especializações registradas no Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

Algumas áreas se destacam, como a reprodução humana e a pesquisa genética. Você já deve ter visto reportagens na televisão sobre células-tronco e análises clínicas, sempre em alta na área biomédica.

Em relação ao salário, ele varia de estado para estado. Além disso, é preciso observar se você trabalha em instituição pública ou privada.

De acordo com o piso salarial estabelecido em São Paulo, o salário para a profissão varia entre R$1.600,00 e R$3.300,00, a depender do estado e da cidade.

No entanto, lembre-se de que se você se dedica a uma especialização e a constantes atualizações, seu salário tende a aumentar.

Por isso, participe de eventos nacionais e internacionais, faça cursos para aprender novas técnicas e entender as evoluções do mercado. Especialize-se na utilização de equipamentos diferenciados.

Essas são questões que também influenciam no salário. Porém, mais do que isso, fazem com que você se torne um profissional renomado no mercado. Assim, vai construir uma carreira sólida, servindo de referência para outros profissionais.

O que o profissional deve estudar para atuar na área?

O biomédico se dedica a uma série de disciplinas importantes para sua atuação. Mas, basicamente, elas se dividem de acordo com as áreas de estudo a seguir.

Análise ambiental

Aqui, o profissional aprende a fazer análises físico-químicas e microbiológicas. E passa a entender mais sobre saneamento do meio ambiente.

Análise clínica

Nesse nicho, o biomédico entende como fazer exames clínicos nas mais diversas instituições de saúde. Também assina laudos para causas de diferentes doenças.

Análise bromatológica

Já nessa área, os estudos se voltam para as propriedades químicas dos alimentos. O profissional descobre como identificar adulterações, como evitá-las e o que observar desde o processo de fabricação até a distribuição para o consumidor.

Biofísica

A Biomedicina também abrange a Biofísica, que explora processos fisiológicos de todos os seres vivos. Tudo baseado em conhecimentos físicos.

Indústria

O biomédico aprende, nessa área, como elaborar soros, vacinas e reagentes. E contribui para a evolução de tratamentos e prevenções de doenças.

Genética

A genética é outra área importante, que compreende pesquisas, leis e processos de transmissão de características hereditárias do ser humano. 

O profissional usa seus conhecimentos para averiguar as causas daqueles problemas de saúde passados de geração para geração.

Embriologia

A embriologia, por sua vez, se aproxima da genética. Assim, o biomédico estuda a formação de tecidos e células de todos os seres vivos.

Diagnóstico por imagem

O profissional também deve se aprofundar na área de diagnóstico por imagem. Afinal, muitos de seus diagnósticos dependerão de tomografias, ressonâncias, radioterapia e mais.

Biomedicina estética

Nesse campo de pesquisa, o biomédico se junta a dermatologistas e cirurgiões plásticos. O objetivo é desenvolver tratamentos para doenças, disfunções de pele e procedimentos cirúrgicos delicados.

Farmacologia

Também é importante que o biomédico se dedique à farmacologia. Ou seja, a efeitos e usos de medicamentos, para entender como eles curam doenças.

Toxicologia

Essa área é para aprender um pouco mais sobre as substâncias tóxicas e seus efeitos em diferentes tipos de organismo. Uma área de estudo muito importante, pois as variações devem ser sempre registradas para a nossa segurança.

Saúde pública

O biomédico também estuda sobre programas de saúde pública. Como desenvolvê-los e aplicá-los, nas mais diversas regiões do Brasil e do mundo.

Como são muitas áreas de estudo, cada curso oferece um foco diferente. Então pesquise primeiro para ter certeza daquilo que você quer!

Hematologia

O biomédico também estuda a hematologia, ou seja, as propriedades do sangue e das glândulas do corpo. Muitas doenças e problemas de saúde estão relacionados a essas questões, e por isso esses estudos são tão importantes.

Imunologia

Na imunologia, o profissional entende como analisar a defesa do corpo humano. Com base nos resultados, descobre como produzir vacinas e outros remédios.

Biologia Molecular

Moléculas de DNA e RNA, proteínas, carboidratos… Tudo isso entra na área de biologia molecular, para que o profissional estude sobre diferentes estruturas e processos.

É importante ressaltar que, com o domínio sobre essas áreas de estudo, ainda é possível dar aulas. Sendo assim, se você tem o sonho de ingressar na docência, a Biomedicina fornece todo o respaldo necessário para que você atue dentro da sala de aula.

Todas essas áreas são super interessantes, concorda? Mas, lembre-se também de que você terá vários desafios para vencer durante seus estudos.

Por exemplo, não dá para escapar de estudos que envolvam cálculos. Então, comece a correr atrás de ficar expert nas exatas.

A Biomedicina também é uma área repleta de prática. Desde o primeiro período você estará dentro de laboratórios. Pode ser que tenha até mesmo que voltar lá para observar seus resultados fora do horário de aulas ou de trabalho.

Sendo assim, é fundamental ter dedicação integral à profissão, desde o início da faculdade, para se adaptar a tudo o que ele exige.

Por fim, não se esqueça de que para aprender isso e muito mais, um bom profissional da Biomedicina tem uma formação acadêmica de qualidade. Então, se você quer se dedicar a essa área, já sabe, não é mesmo? A Florence espera por você!

A gente tem até um ponto de partida bem interessante para você começar a se preparar. Confira o guia do profissional de saúde para saber mais sobre essa área de atuação e outras exigências para ser sempre o melhor no que faz.

Compartilhe: