O Enem Digital foi criado em junho de 2019. A primeira edição do exame foi realizada em 2020 e a tendência é que, até 2026, a versão impressa seja totalmente abandonada.

Mesmo com uma edição já realizada, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre como funciona o Enem Digital. Afinal, estamos falando de algo recente.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Por isso, se você está se preparando para fazer a modalidade digital do Enem e quer ficar bem informado para fazer bonito no dia do teste, esse conteúdo é para você! 

Reunimos todas as informações que você precisa em um guia definitivo sobre o Enem Digital. Continue a leitura e saiba tudo sobre a nova modalidade!

Entenda o que é o Enem Digital

O Enem Digital nada mais é do que a versão informatizada do já tradicional Exame Nacional do Ensino Médio. Logo, em vez de resolver as questões em folhas de papel, os estudantes farão a prova diretamente em um computador.

Na primeira edição, que foi uma espécie de teste para o Enem Digital, a prova de redação continuou sendo escrita. 

Porém, há uma expectativa para que a prova de redação também seja digital a partir de 2021. Ou seja, em vez de escrever o texto em um papel, ele precisará ser digitado no computador.

Em suma, o Enem Digital funciona da mesma forma que o Enem tradicional. Você precisará estudar da mesma forma as mesmas disciplinas e conteúdos. A única diferença é que resolverá as questões em um computador e não mais em folhas de papel.

Mas, atenção! Não é possível fazer a prova aí no seu computador de casa! Por isso, se pensava que podia fazer o teste sentadão no sofá da sala, pode tirar essa ideia da cabeça.

Por uma questão de segurança, as provas são realizadas em laboratórios de informática, montados nos locais em que o teste é realizado. Logo, você precisará sair de casa e ir até o local em que for selecionado para fazer o Enem Digital.

Sim, você vai ter que continuar saindo cedo de casa e correr para não dar de cara com os portões fechados. Caso contrário, corre o risco de ficar chorando na porta e virar meme no dia seguinte, como já virou tradição em todas as edições do Enem.

Saiba como e onde acontecem as provas do Enem Digital

As provas do Enem Digital são realizadas em laboratórios de informática de escolas e universidades públicas ou privadas. 

Os ambientes são previamente testados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do governo que organiza as provas.

Sobre a aplicação e formato da prova

Os laboratórios de informática são equipados com computadores, que são programados para que os usuários tenham acesso somente à prova. Não adianta querer dar uma de espertinho e usar o Google para pesquisar as respostas das questões!

Vale lembrar que, apesar da prova ser feita no computador, os estudantes precisam levar uma caneta esferográfica de tubo transparente e na cor preta. Isso porque, na hora do teste, você receberá algumas folhas para usar como rascunho.

As folhas poderão ser usadas para que você resolva os cálculos das provas de matemática e ciências da natureza, por exemplo. No entanto, não haverá um teste físico para registrar as respostas. Isso deve ser feito no computador.

Além disso, você poderá usar o rascunho para anotar as respostas e levá-las para casa. Assim, quando o gabarito for divulgado, poderá conferir quais questões acertou e quais errou. 

Sobre a organização do espaço físico

No que se refere à distribuição dos computadores nas salas de aplicação da prova, tudo é feito de acordo com o espaço disponível em cada local. 

Em espaços menores, podem ser usadas uma espécie de cabine, como aquela que isola a urna eletrônica nos dias de votação. 

A ideia é que todos os candidatos tenham privacidade e também evitem colar. Afinal, sempre vai ter um espertinho querendo dar aquela espiada na prova do coleguinha ao lado, né?

É interessante também que você saiba que todas as salas de aplicação do Enem Digital precisam ter pelo menos um computador livre, sem nenhum estudante utilizando.

Isso foi pensado para o caso de alguma máquina apresentar alguma falha ou problema técnico no decorrer do exame.

Todas as salas contam com um fiscal, que fica à disposição para esclarecer dúvidas e tomar as medidas cabíveis, em caso de problemas técnicos.

Enem Digital x Enem Tradicional: saiba o que difere

O Enem Tradicional é aquele modelo que você já conhece e é aplicado desde 1998. Nesse formato, as provas são resolvidas em folhas de papel e, posteriormente, as respostas devem ser transferidas para um cartão preenchido manualmente.

No Enem Digital, por sua vez, as provas são feitas em computadores, conforme explicamos. De acordo com os representantes do Inep, tudo é muito parecido com o Enem Tradicional.

Para você ter uma ideia, no Enem Digital, o candidato poderá mudar de página para voltar às questões que tenha deixado em branco ou queira revisar.

Ao terminar a prova, o usuário deve confirmar se, no sistema, as respostas que foram marcadas representam a sua escolha definitiva. Só depois desta confirmação é que as respostas são marcadas no sistema.

É preciso prestar muita atenção nesse momento! Se você não confirmar as respostas, o sistema não faz o registro. Logo, seria o mesmo que entregar o cartão em branco no Enem Tradicional.

Veja como foi a primeira edição do Enem Digital

Em janeiro de 2021 foi aplicada a primeira edição do Enem Digital, que corresponde à edição do ano anterior, 2020. O adiamento foi necessário por conta da pandemia da Covid-19.

Os relatos sobre como a prova ocorreu variam bastante. Muitas pessoas acharam mais simples e fácil resolver o teste no computador. Uma reportagem da Agência Brasil ouviu alguns candidatos, que relataram visões distintas sobre o teste.

Houve também problemas técnicos relatados. Uma repórter do portal UOL se inscreveu no exame para relatar a sua experiência em uma reportagem. Ela conta, por exemplo, que na faculdade em que realizou o exame, houve um atraso de mais de uma hora para o início da prova, por conta de uma falha no sistema.

No relato da repórter também foi registrado o calor exagerado que as pessoas sentiram no ambiente. Isso, no entanto, pode estar relacionado aos itens de proteção, como a máscara e escudo de proteção facial, necessários para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

É bem provável que, nas próximas edições, esse tipo de problema seja menos frequente. Até mesmo porque a primeira edição do Enem Digital foi como um teste, justamente para que os técnicos avaliassem os aspectos positivos e negativos, para aperfeiçoar o processo.

Confira as previsões de datas e áreas brasileiras que poderão fazer o Enem Digital em 2021

Ainda não há uma data confirmada para a realização do Enem Digital em 2021. Porém, de acordo com Alexandre Lopes, presidente do Inep, em entrevista ao portal UOL, as provas serão aplicadas entre os meses de novembro e dezembro de 2021.

Além disso, o presidente do Inep declarou que a ideia é ampliar a quantidade de cidades que receberão o Enem Digital. Na primeira edição, foram 104 municípios em que os residentes puderam fazer a prova pelo computador.

Para saber se a sua cidade será contemplada, é preciso ficar de olho nas notícias que forem divulgadas sobre o Enem no decorrer do ano.

Observe as maneiras como pode usar a nota do Enem Digital

Assim como já acontece com o Enem Tradicional, as notas da versão digital do exame podem ser utilizadas para diversas finalidades. Veja as opções!

Entrar em uma universidade pública pelo Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferece vagas para estudantes em universidades públicas. Nesse caso, cada uma das instituições é livre para determinar a pontuação mínima para obter uma de suas vagas.

Conseguir uma bolsa pelo ProUni e estudar em faculdade particular

O Programa Universidade para Todos (ProUni) pode ser usado para que estudantes de baixa renda tenham acesso a bolsas em faculdades particulares.

Para concorrer a uma bolsa pelo ProUni é necessário ter uma nota mínima de 450 pontos na média das provas, e nota superior a zero na redação.

Garantir um financiamento estudantil pelo FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa em que o estudante pode fazer um financiamento com juros baixos e começar a pagar a faculdade apenas depois de formado.

Para tentar o FIES, é preciso ter os mesmos requisitos exigidos para concorrer ao ProUni.

Ingressar em faculdades particulares

Muitas faculdades particulares aceitam o ingresso de alunos com a nota do Enem, sem que seja necessário prestar um vestibular.

Dessa forma, o estudante que tiver um bom desempenho no Enem e quiser usar a nota para ingressar diretamente em uma faculdade privada, como aluno pagante, tem essa opção.

Enem digital dicas

4 dicas para se dar bem no Enem Digital

Agora que você já sabe mais sobre o Enem Digital, apresentaremos algumas dicas para que possa se dar bem no exame. Confira!

1. Faça simulados online

Já que a prova é digital, uma boa maneira de se preparar é fazer simulados online. Existem alguns sites que oferecem testes gratuitos e que podem ser realizados durante os estudos.

Outra ideia é baixar provas antigas do Enem e tentar resolvê-las na tela do computador. Mas lembre de não acessar nenhum site ou arquivo em busca de respostas! Afinal, na hora da prova real, você não terá qualquer recurso para recorrer.

2. Mantenha a calma

É normal que você se sinta nervoso antes de fazer o Enem, principalmente o digital, que ainda é uma novidade. Porém, é necessário controlar as emoções! Faça exercícios de respiração, entre outras atividades que proporcionem o relaxamento.

Lembre-se ainda que, na edição de 2021, o Enem Digital será experimental novamente. Logo, se acontecer qualquer falha nos computadores ou no sistema, você ainda terá a chance de fazer o Enem Tradicional.

3. Conheça bem a prova

Assim como acontece na versão tradicional, a prova do Enem Digital é dividida em quatro áreas do conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (questões de Português, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (questões de História, Geografia, Sociologia e Filosofia);
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (questões de Biologia, Química e Física); e
  • Matemática e suas Tecnologias (questões de Matemática).

É importante conhecer bem cada uma das partes da prova, para organizar o seu cronograma de estudos e ter melhores resultados.

4. Se prepare bem para a redação

A redação é uma das partes mais importantes da prova e também que mais causam pânico nos candidatos. Geralmente o tema é sobre um assunto em evidência no momento. 

Por isso, além das técnicas de escrita, também é interessante ficar de olho nos acontecimentos importantes no Brasil e no mundo.

Então, aproveite para treinar a digitação. Assim você evita ficar em dúvida sobre como fazer a acentuação correta nas palavras em um teclado de PC, caso você seja moderninho e só use celular e tablet no seu dia a dia.

Pronto para fazer bonito e alcançar uma excelente nota no Enem Digital? Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil para você ficar bem informado sobre essa nova modalidade de prova.

Independentemente de você optar pela prova escrita ou digital, é importante ter uma boa rotina de estudos para arrasar no exame. Para facilitar a sua vida, criamos um planejador de estudos para o Enem. Baixe agora mesmo e comece a estudar ainda hoje!

Compartilhe: