J√° pensou em fazer um curso de Biomedicina? Essa √© uma √°rea bastante promissora para quem deseja trabalhar no setor da sa√ļde.

O profissional formado em Biomedicina estuda conceitos de Biologia, Medicina e Farmácia. Pode usar os conhecimentos em diversas atividades práticas e em pesquisas de laboratório.

Quer saber mais sobre biomedicina?

Separamos as principais perguntas e respostas sobre o assunto para tirar todas as suas d√ļvidas.

A profiss√£o de biom√©dico ganha cada vez mais relev√Ęncia. Pode contribuir em processos importantes, como pesquisas sobre doen√ßas, o desenvolvimento de tratamentos e novas formas de preven√ß√£o, al√©m de fazer exames cl√≠nicos.

Curte essa ideia? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o perfil do aluno do curso de Biomedicina, as disciplinas estudadas na graduação e as principais áreas que o profissional pode trabalhar após formado!

Veja como é o perfil do aluno do curso de Biomedicina

Como explicamos, no curso de Biomedicina, o aluno √© preparado para pesquisar e desenvolver tratamentos para doen√ßas e outras condi√ß√Ķes da esp√©cie humana.

Para isso, é desejado que o estudante tenha gosto pela pesquisa e pelas atividades em laboratório. Afinal, é dessa forma que se consegue identificar, classificar e estudar os conceitos de microrganismos causadores das patologias e buscar meios para combatê-las.

O aluno do curso de Biomedicina precisa saber trabalhar em equipe. Isso porque, muitas vezes, trabalhar√° com colegas de profiss√£o e outros profissionais da sa√ļde, como m√©dicos, farmac√™uticos, bi√≥logos e bioqu√≠micos.

Também se espera que o biomédico seja curioso e tenha sempre vontade de descobrir coisas novas por meio dos experimentos.

Além disso, como existem muitas pesquisas realizadas no exterior, é interessante que o biomédico tenha conhecimento aprofundado no inglês. Essa habilidade pode ser adquirida no decorrer da faculdade, fazendo cursos em paralelo.

No que se refere ao mercado de trabalho, o aluno do curso de Biomedicina precisa ter aptid√£o para exercer as suas fun√ß√Ķes em estabelecimentos, como:

• ind√ļstrias de medicamentos;
  • laborat√≥rios de diagn√≥stico;
  • institutos de pesquisa;
  • cl√≠nicas de est√©tica;
  • hospitais;
  • entre outros.

Para atuar como biomédico, após a conclusão da graduação, o profissional deve se credenciar no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) de sua região de atuação.

Conheça as disciplinas que são estudadas na graduação em Biomedicina

O curso de Biomedicina tem uma duração média de 4 anos e tem como objetivo formar biomédicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.

Ap√≥s a conclus√£o da gradua√ß√£o, o profissional poder√° atuar em todos os n√≠veis de aten√ß√£o √† sa√ļde, com base no rigor cient√≠fico e intelectual.

Veja, a seguir, quais são as disciplinas estudadas na graduação em Biomedicina da Faculdade Florence, em cada semestre:

1¬ļ Semestre

• Temas Transversais;
  • Est√°gio IV; e
  • TCC.

Saiba quais s√£o as principais atividades realizadas pelo profissional de Biomedicina

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), existem 37 áreas de atuação em que um biomédico pode trabalhar. A seguir, apresentaremos algumas das principais delas. Acompanhe!

Análises clínicas

Nessa área, o biomédico atua na análise de materiais biológicos, como o sangue. Ele é o responsável por processar exames nos laboratórios e elaborar os laudos, que servem para os médicos diagnosticarem doenças e propor tratamentos para os pacientes.

An√°lises ambientais

No segmento de análises ambientais, o biomédico atua pesquisando materiais microbiológicos físico-químicos.

O trabalho pode ser realizado em empresas de saneamento e tratamento de √°gua e institutos que pesquisam a qualidade dos solos e do ar, por exemplo.

Genética

Na área da genética, o biomédico pode trabalhar coordenando pesquisas e realizando exames de citogenética humana molecular.

Ao exercer essa função, também desenvolve análises e elabora laudos laboratoriais.

Reprodução humana

O profissional formado no curso de Biomedicina também pode trabalhar em bancos de sêmen, desenvolvendo atividades como a biópsia embrionária e a classificação das células e suas culturas.

Nas clínicas de reprodução humana, também pode manipular óvulos e espermatozóides em laboratório, para que sejam realizados procedimentos de inseminação artificial.

Análises bromatológicas

O biom√©dico que atua com an√°lises bromatol√≥gicas trabalha na ind√ļstria de alimentos, avaliando a qualidade dos itens produzidos.

Ele também é o responsável por elaborar e assinar relatórios e laudos que atestam a qualidade dos alimentos produzidos.

Biomedicina estética

Na √°rea de biomedicina est√©tica, o profissional atua em cl√≠nicas especializadas, para resolver quest√Ķes est√©ticas e promover o bem-estar f√≠sico e est√©tico dos pacientes.

O profissional do segmento realiza procedimentos est√©ticos avan√ßados ou invasivos, nos quais podem ser usados instrumentos cir√ļrgicos e anest√©sicos.

Essas são apenas algumas das áreas em que o profissional de biomedicina pode trabalhar.

Tamb√©m √© poss√≠vel atuar na ind√ļstria de medicamentos e vacinas, em pesquisas de campo, na doc√™ncia, entre outros segmentos. O leque de oportunidades √© muito grande para quem tem essa forma√ß√£o.

Gostou de saber mais sobre o curso de Biomedicina? Então, se você tem o perfil do aluno dessa graduação, busque por uma formação de qualidade e que realmente possa somar na sua carreira.

A Faculdade Florence oferece o curso de Biomedicina, com excelentes professores e toda a infraestrutura necessária para que você tenha um ótimo aprendizado. Acesse o nosso site e confira!