Manter uma rotina não é fácil. Ainda mais em meio a pandemia, que faz a gente ter que mudar um monte de hábitos em casa, o tempo todo.

Mas não dá para deixar a faculdade de lado! Por isso, aqui você encontra algumas dicas de estudos que vão te ajudar a ter sucesso em seus objetivos. Confira!

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Por que é importante usar dicas de estudos para ter uma rotina?

Nem sempre rola aquela inspira√ß√£o para estudar, certo? √Č natural ficar perdido. At√© porque h√° muito conte√ļdo na faculdade.

√Äs vezes, bate aquele des√Ęnimo. Fica a d√ļvida por onde come√ßar e o que priorizar. E no fim das contas, voc√™ n√£o faz nada e ainda se atrasa. Se identificou com esse cen√°rio?

Se sim, n√£o tenha vergonha de procurar dicas de estudos para melhorar sua rotina.

Aos poucos, sua obrigação se tornará um hábito, e você fará tudo sem maiores esforços. Saberá exatamente o que é importante e conhecerá o seu ritmo.

E ainda poderá ir adaptando tudo de acordo com suas preferências e também com as disciplinas que você tem na faculdade. Essa é uma forma de conhecer seus limites, dificuldades, facilidades e aprender a se virar da melhor maneira durante a pandemia (e depois que ela passar, também).

Quais s√£o as responsabilidades que um estudante universit√°rio tem?

Vale lembrar, nesse momento, que as responsabilidades de um estudante que faz ensino superior são um pouco diferentes da vida do ensino médio.

Você será muito mais independente para estudar, e não existe aquela cobrança toda para que você entregue suas tarefas e cumpra datas. Tudo fica por sua conta!

Se você opta por um curso que tenha carga horária integral, precisa ter ainda mais atenção. Afinal, estudará durante todo o dia, e precisará se organizar para estudar e fazer suas pesquisas na parte da noite.

Há ainda quem logo começa a trabalhar e faz faculdade no período noturno. O que deixa o tempo de estudos ainda mais apertado, certo?

E não dá, em nenhum dos casos, para deixar acumular matéria e atividades. Porque, depois, fica superdifícil correr atrás do prejuízo.

Viu só como você tem ainda mais motivos para adotar dicas de estudos na sua vida? Os resultados irão surpreender!

Qual √© a import√Ęncia de manter um planejamento de estudos?

Na prática, por que é tão importante manter esse planejamento em dia? Veja só alguns motivos interessantes.

Tire e descubra novas d√ļvidas

Durante a aula nem sempre a gente consegue sanar todas as d√ļvidas. √Äs vezes, somente com a disciplina de estudar todos os dias √© poss√≠vel entender um conte√ļdo de forma mais completa.

Al√©m disso, √© nesse momento a s√≥s que outras d√ļvidas podem surgir. Assim, fica mais f√°cil anotar tudo para falar com o professor mais tarde.

dicas de estudos planejamento

Controle seus hor√°rios

Estudar é preciso, mas descansar, ficar com a família e conversar com os amigos também. Por isso, ter uma rotina bem organizada é uma forma de controlar seus horários da melhor forma possível.

Voc√™ poder√° dividir seu tempo entre as disciplinas, com horas pr√©-determinadas por dia para se dedicar. Assim, conseguir√° tamb√©m ter tempo para fazer outras atividades que curte, ter um dia mais equilibrado e manter a sa√ļde mental em dia.

Ganhe mais confiança

E o tanto que dominar um assunto √© gratificante? Essa sensa√ß√£o mostra que voc√™ realmente venceu obst√°culos e compreendeu o conte√ļdo passado. E mais, significa que est√° preparado para us√°-lo na pr√°tica, no dia a dia da sua profiss√£o.¬†

Estudar com planejamento é uma maneira de ter disciplina e ganhar mais confiança naquilo que você precisa saber na ponta da língua.

Quais são as dicas de estudos mais eficientes para que você tenha sucesso na faculdade?

Agora, vamos para as dicas de estudos, eficientes e valiosas, e que ajudar√£o a garantir sucesso na faculdade. Acompanhe!

1. Avalie seu dia a dia

Como você viu, o dia a dia de um estudante universitário é bem diferente do ensino médio. Por isso, é fundamental que você avalie sua disponibilidade para dividir bem seus horários e criar um calendário semanal, sem sobrecarga.

2. Estabeleça um local para estudar

Veja qual parte da casa √© ideal para voc√™ estudar. √Č fundamental que o ambiente seja organizado, limpo, confort√°vel e silencioso. Evite estudar na cama, no sof√° ou perto de coisas que distraiam, como a TV e o celular.

3. Equilibre seu cronograma de estudos

Depois de montar seu cronograma de estudos, é importante segui-lo à risca. Inclua todas as disciplinas que você tem, mesmo as que estuda com mais facilidade.

Alterne também as atividades: se em um dia você fez leituras, no outro pode fazer exercícios, em outro assistir a videoaulas e assim por diante.

4. Respeite seus hor√°rios

Tente, ao máximo, respeitar os horários impostos para seus estudos. Em casos de imprevistos, está liberado fazer mudanças. Mas, do contrário, tente manter um cronograma diário, para reforçar o hábito de estudar e não procrastinar.

5. Deixe seus materiais à disposição

Nada de parar toda hora para pegar uma caneta ou buscar um caderno. Deixe todos os seus materiais à disposição, carregue o computador, e coloque uma garrafa de água na mesa.

√Č fundamental que voc√™ se prepare para ter total concentra√ß√£o. Do contr√°rio, seu rendimento n√£o ser√° completo. Fazer pausas √© importante, mas evite se envolver demais com o que tira seu foco.

6. Invista em revis√Ķes

Cobrir o conte√ļdo mais recente √© importante e ajuda a absorver o que foi dado em sala de aula. Mas n√£o deixe as revis√Ķes de lado! Na faculdade, um detalhe que voc√™ deixa passar pode comprometer seu desempenho.

Retome pontos importantes de mat√©rias passadas e fa√ßa rela√ß√Ķes com as novas disciplinas que voc√™ est√° aprendendo. Saber fazer essa liga√ß√£o mostra que o seu conhecimento est√° em sintonia e, em uma prova, voc√™ conseguir√° dar respostas mais consistentes e l√≥gicas.

E aí, deu pra captar o quanto investir em dicas de estudos faz a diferença no seu sucesso na faculdade? Agora é só apostar nelas e acompanhar seus resultados!

Mas se você ainda está se preparando para entrar na universidade, mais dicas podem ajudar. Conheça nosso planejador de estudos para o Enem!

Compartilhe: