Geralmente é no decorrer do mês de maio que se inicia o processo de inscrição no Enem. Por isso, você que pretende fazer o exame em 2021, deve ficar atento.

Lembre-se que o Enem pode ser a sua porta de entrada para o ensino superior. A nota da prova pode ser usada para você conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral em uma faculdade particular.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Além disso, você também poderá usar a nota para financiar a sua graduação pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Em algumas faculdades, há ainda a possibilidade de usar a nota do Enem como meio de ingresso, dispensando o vestibular.

Pronto para hitar na prova do Enem? Então, segue com a gente para aprender a fazer a sua inscrição, passo a passo.

Aprenda agora mesmo como fazer a sua inscrição no Enem

Antes de começar a explicar como fazer a inscrição no Enem, é preciso que você fique ligado nas modalidades da prova.

Em 2021, ocorre o exame tradicional, aquele velho conhecido com papel e caneta. E também a opção digital, na qual o teste é resolvido em um computador.

Caso queira fazer o Enem Digital, é preciso selecionar essa opção no formulário de inscrição. Porém, antes disso, verifique se esse modelo está disponível na sua cidade, já que nem todos os municípios recebem essa versão do exame.

Entendido sobre os dois tipos de prova que podem ser realizadas em 2021? Então, se liga no passo a passo para fazer a sua inscrição no Enem!

1º passo: acesse o site

A primeira coisa que você precisa fazer para fazer a sua inscrição no Enem é acessar o site do exame.

Lembre-se, no entanto, que a inscrição possui um tempo específico para ficar disponível. Por isso, acompanhe as notícias sobre o exame e o site oficial para conferir a data de início do processo.

2º passo: informe os seus dados pessoais

Na tela de inscrição, você precisará preencher um formulário com seus dados pessoais, como nome completo, número do RG, endereço, entre outros.

3º passo: crie uma senha

Depois de preencher o formulário, você precisa criar uma senha de, no mínimo seis, e no máximo, dez caracteres.

Guarde essa senha! Você precisará dela para consultar a sua nota depois que fizer a prova.

4º passo: informe sobre o atendimento especial

Nessa etapa, é preciso informar sobre a necessidade de recebimento do atendimento especial durante a prova.

É o caso de deficientes físicos, por exemplo, que precisam de alguma ajuda para se locomover ou realizar outras atividades no dia do exame.

5º passo: informe a língua estrangeira desejada

“Do you speak english?” ou “Hablas español”? No Enem, você terá que responder questões em uma língua estrangeira, que pode ser o inglês ou o espanhol.

Escolha a opção que você manda melhor nesse momento da inscrição.

6º passo: informe o seu município

Nesse campo da inscrição, você precisa apenas informar a cidade em que deseja fazer o exame.

7º passo: informe sobre a sua situação no Ensino Médio

Também é importante que você informe sobre a sua situação no Ensino Médio, selecionando entre opções como “concluído” ou “em fase de conclusão”.

8º passo: preencha o formulário socioeconômico

No formulário socioeconômico você deve responder a um questionário sobre a sua renda e das pessoas que moram com você.

inscrição no Enem formulário

9º passo: finalize a inscrição no Enem

Pronto! Você chegou ao final do processo de inscrição no Enem. Agora, basta finalizar o processo, imprimir o boleto e fazer o pagamento até a data do vencimento.

O valor da taxa do Enem praticado em edições anteriores foi em torno de R$85,00, mas pode ser alterado. De qualquer forma, não esqueça de pagar esse boleto, caso contrário a sua inscrição será cancelada!

Em alguns casos, a taxa de inscrição no Enem pode ser isenta. Se liga nas situações:

• isenção automática: garantida ao concluintes do Ensino Médio em escolas públicas;
  • isenção por lei: para estudantes que comprovarem integrar famílias com renda por pessoa igual ou menor que um salário mínimo;
  • isenção por decreto: para estudantes com famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal.

Depois de fazer a inscrição no Enem: 3 dicas para se dar bem exame

Fez a sua inscrição no Enem? Então, veja agora algumas dicas para se preparar e se dar bem no exame.

1. Baixe o aplicativo do Enem

O aplicativo do Enem está disponível para download gratuito no Google Play e na Apple Store

Nele, você poderá verificar o cronograma oficial do Enem, acessar os seus dados da inscrição, conferir o local da prova e o resultado final, acessar os gabaritos, entre outras informações importantes.

2. Crie um cronograma de estudos

Para se dar bem no Enem, você precisa se preparar bem para a prova. O melhor a ser feito é criar um cronograma de estudos.

Defina horários para estudar, crie planilhas com as matérias que serão privilegiadas e escolha diferentes métodos para adquirir conhecimento.

Uma boa maneira de estudar é baixando as provas dos anos anteriores e tentando responder às questões.

3. Pratique a redação

A redação é uma das etapas mais importantes do Enem. Por isso, é importante você treinar a sua escrita, para que consiga expor as ideias com clareza e coerência. Dessa forma, vai garantir uma boa nota.

No que se refere ao tema da redação, a instituição organizadora do exame geralmente escolhe um assunto que está sendo bastante discutido na sociedade.

Por isso, ler as notícias da atualidade, assistir telejornais e estar sempre bem informado é importante, para que você tenha argumentos para apresentar no texto.

Seguindo as dicas para fazer a inscrição no Enem, você estará um passo à frente para ingressar no ensino superior.

Para ajudá-lo ainda mais, criamos um planejador de estudos para o Enem. Baixe agora mesmo e organize a sua rotina de estudos. Com essa ferramenta, você vai conseguir arrasar no exame. E boa sorte!