Todas as empresas, sem exceção, precisam de um contador. Desde a abertura de um novo negócio, até um possível fechamento, é necessário ter um profissional que oriente sobre questões contábeis, financeiras e legais. É por esse motivo que o curso de Contabilidade é tão procurado.

Há bastante demanda para profissionais formados em Ciências Contábeis. Por isso, se você gosta de números, é bastante metódico e organizado, pode ter sucesso ao direcionar a sua carreira para essa área.

Como ser um profissional
de sucesso na
década de 2020

Baixe o material gratuito e veja como ser um profissional de destaque nos próximos anos!

Pronto para conhecer mais sobre o curso de Contabilidade e ver se você realmente leva jeito para se tornar um aluno dessa graduação? Esclarecemos as principais dúvidas sobre o tema. Veja a seguir!

Qual a duração do curso de Contabilidade?

O ensino superior em Contabilidade tem uma duração média de oito semestres. Ou seja, o aluno leva cerca de quatro anos para se formar e poder exercer a profissão de contador.

No decorrer da graduação, além das disciplinas teóricas em sala de aula, o aluno também realiza estágios.

O objetivo dessa metodologia é fazer com que o futuro profissional tenha contato com o mercado de trabalho. Assim, pode ver, na prática, como a função é exercida.

Quais são as matérias da grade do curso?

A grade curricular do curso de Contabilidade é bem interessante. Ela abrange disciplinas de Economia, Matemática Financeira, Direito, entre outras.

Na Faculdade Florence, a grade do curso de Contabilidade é organizada da seguinte forma:

1º Semestre

• Análise das Demonstrações Contábeis;
  • Sistema de Informação Gerencial;
  • Contabilidade Social e Ambiental;
  • Contabilidade de Custos.

6º Semestre

• Controladoria;
  • TCC II.

Curso de contabilidade disciplinas

Qual é o perfil do aluno do curso de Contabilidade?

O aluno do curso de Contabilidade precisa, antes de tudo, ser responsável. Deve-se ter em mente que, para atuar como contador, é necessário ter acesso a muitas informações e dados importantes para as empresas.

Por isso, é preciso ter bastante responsabilidade. Tarefas feitas às pressas ou esquecimentos podem causar danos graves, como multas às empresas que são clientes ou empregadoras do contador.

Também é necessário que o aluno do curso de Contabilidade seja ético. Isso porque terá acesso a dados sigilosos e que não podem ser vazados. Essa característica precisa ser aliada à organização.

Quando é organizado, o contador consegue executar as suas atividades com mais clareza, evitando que as falhas aconteçam. A tecnologia está aí para ser usada nesse sentido. Hoje, existem diversas ferramentas digitais que podem ser utilizadas para se ter mais controle.

Sem sombra de dúvida, o futuro contador também deve ter habilidade com os números e gostar de matemática. Afinal, a realização de cálculos e análise de cenários que envolvem valores são muito presentes no dia a dia desse profissional.

Finalmente, se espera que o aluno do curso de Contabilidade tenha afinidade com a legislação tributária e trabalhista. Deve-se estar sempre atento às mudanças, para evitar o surgimento de problemas por conta do descumprimento das regras e normativas legais.

Qual é a atuação desse profissional no mercado?

A atuação do contador do mercado de trabalho é bastante ampla. O profissional pode trabalhar no setor financeiro ou contábil de uma empresa ou também em escritórios de contabilidade.

Geralmente, as empresas de grande porte têm o seu próprio setor de contabilidade, com funcionários formados na área atuando nas questões contábeis que envolvem o negócio.

Já as empresas menores contratam escritórios de contabilidade, que prestam serviços para diversas organizações ao mesmo tempo.

Ao se formar no curso de Ciências Contábeis, portanto, o profissional pode trabalhar em um escritório desse tipo ou até mesmo empreender e abrir o seu próprio negócio.

Há ainda a possibilidade de trabalhar como consultor para empresas. Nesse caso, poderá realizar análises e dar orientações para que um planejamento estratégico de finanças seja desenvolvido.

Outra possibilidade de carreira é na área de auditoria. O profissional analisa e verifica como está o andamento das atividades de outros contadores, garantindo que tudo será realizado de forma correta.

Qual é a média salarial de um contador?

De acordo com um levantamento realizado pelo portal Vagas, o salário médio de um contador, no Brasil, é de R$4.238,00.

Esse valor pode variar, para mais ou para menos, de acordo com a região de atuação do profissional e o seu grau de experiência.

Um profissional que está há anos no mercado e assume cargos de gerência no setor contábil ganha mais que alguém que recém terminou o curso de Contabilidade, por exemplo.

Assim como acontece em outras áreas, você precisa ter dedicação e continuar se aperfeiçoando para crescer profissionalmente. Por consequência disso, será melhor remunerado.

Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre o curso de Contabilidade? Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil na escolha da sua graduação.

Para receber outros materiais interessantes sobre educação e carreira, não deixe de seguir as nossas redes sociais. Você nos encontra no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.