Dizem que dinheiro não traz felicidade. Talvez só ele sozinho realmente não traga. Porém, não podemos negar que ao ganhar mais, temos mais acesso às coisas que gostamos. 

Se para você ser feliz é necessário viajar, por exemplo, isso pode ser comprado com o dinheiro. O mesmo vale para qualquer outra coisa que uma boa graninha pode nos proporcionar.

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Mas, para ganhar mais, muitas vezes, é preciso pedir um aumento salarial. Você sabe como conseguir isso? Esse é o tema deste artigo!

Veja agora 5 dicas para conseguir um aumento e ganhar mais

Para conseguir um aumento e ganhar mais, você precisa agir com estratégia. 

A seguir, apresentaremos uma série de dicas para que podem ser colocadas em prática no decorrer da sua carreira. Acompanhe!

1. Tenha argumentos embasados em realizações

Quando você for pedir um aumento de salário para o seu chefe, deve ter em mente que as empresas concedem valores maiores para os funcionários que mais se destacam.

Por isso, antes de ir até à sala do “big boss”, é uma boa ideia fazer uma listinha com todos os projetos da empresa ou atividades em que você se destacou.

Se você trabalha como vendedor e conseguiu aumentar as vendas em X%, por exemplo, esse é um fato a ser destacado.

Com esse checklist em mãos, você terá argumentos sólidos. Eles farão o seu chefe perceber que você realmente agrega valor ao time e merece ganhar mais.

2. Defina um plano de evolução de carreira bem estruturado

Todo profissional precisa ter um plano de carreira bem estruturado e buscar subir degraus, conforme evolui na sua profissão.

Um estagiário que começa a trabalhar em uma organização pode se tornar um gerente dentro de alguns anos, caso haja um plano de evolução de carreira bem traçado.

Quando você começa a trabalhar em uma organização, é importante deixar alinhado com o RH ou setor responsável como será o seu plano de carreira. Dessa forma, poderá sempre se preparar para evoluir e ganhar mais.

Se você perceber que está fazendo a sua parte, mas a empresa não cumpre com o que prometeu, não dando aumentos e promoções nas etapas combinadas, pense se não chegou a hora de mudar de emprego.

Jamais deixe a sua carreira estagnar por medo ou comodismo! Tenha uma rede de relações profissionais fortes, pratique o networking e busque ser reconhecido na sua área. Isso abrirá portas quando você sentir que precisa mudar de emprego para ganhar mais.

Ganhar mais plano de carreira

3. Aprenda como negociar para ganhar mais

Para que você possa ganhar mais, é muito importante que saiba como negociar. Como explicamos, é interessante ter uma lista de realizações, que devem ser apresentadas no momento da negociação de salário.

Também é importante ser estratégico no momento da negociação. Se o seu chefe pedir para você dizer quanto acha que deve ser o seu salário, por exemplo, sempre fale um valor um pouco mais alto do que você pensa que ele pagaria.

Se ele topar pagar esse valor mais alto, excelente para você! Caso ele pense que você “está na Disney”, pode ir negociando para baixar o valor, mas sem ficar abaixo das suas expectativas.

Ah, também é importante lembrar daquele velho e conhecido ditado popular: “Amigos, amigos… Negócios à parte”. Ou seja, nada de ficar comentando sobre as suas negociações de salário com seus colegas de trabalho, nos corredores da empresa.

Se um colega souber que você está ganhando mais que ele, por exemplo, pode se sentir prejudicado e ir reclamar com o chefe. 

Isso pode fazer com que a sua negociação vá por água abaixo. Também pode dar margem para as famosas “puxadas de tapete”, que são muito comuns no meio empresarial. 

4. Busque outras formas de remuneração

Ganhar um aumento de salário é sensacional, mas nem sempre isso é possível e também é importante entender esse lado da empresa. Há momentos, como as situações de crise, em que a organização realmente pode não ter como pagar mais para os seus funcionários.

Nesses casos, se decidir por não “abandonar o barco”, é importante seguir se dedicando e trabalhando direitinho. Assim, você constrói aquele checklist de cases de sucesso e pede o seu aumento posteriormente, em uma ocasião mais oportuna.

Nesse meio tempo, você pode buscar outras formas de remuneração para ganhar mais. Existem diversas opções para ter uma renda extra, como revender produtos, fazer uma atividade como freelancer em suas horas de folga, entre outras.

5. Garanta uma formação constante

Vivemos em uma era em que as coisas mudam muito rapidamente. Por isso, é importante que os profissionais, independentemente da área em que atuam, sigam se atualizando. Um conceito que está em evidência é o de “lifelong learning”.

Em tradução para a língua portuguesa, esse termo significa “a vida toda aprendendo”. A ideia do conceito é que as pessoas não devem parar de estudar e se aperfeiçoar nunca. Depois da faculdade, o profissional pode fazer uma pós-graduação, cursos livres, treinamentos para desenvolver novas habilidades, e por aí vai.

Quanto mais um profissional estuda e se qualifica, mais ele se destaca em relação aos demais. Logo, ele tende a ganhar mais, tendo em vista que as empresas reconhecerão o seu valor e pagarão melhores salários.

Negociar um aumento de salário é um desafio para quem deseja ganhar mais. Porém, se você não colocar isso em prática, corre o risco de não ser remunerado da forma que merece. 

Aproveite e coloque as nossas dicas em prática para garantir uma negociação saudável.

Mais dicas para a sua carreira profissional podem ser encontradas nas nossas redes! Siga-nos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram.

Compartilhe: