O objetivo √© uma das informa√ß√Ķes mais importantes de um curr√≠culo perfeito. E gera d√ļvida em muita gente na hora de escrever.

Ele precisa ser claro e direto. E expressar, em poucas palavras, qual a sua pretensão profissional. 

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Onde você quer chegar? Como você pode contribuir profissionalmente?

Um bom objetivo é aquele que está alinhado às necessidades da empresa. E que considera a área de atuação e o perfil profissional que cada vaga demanda.

Continue com a gente e descubra como escrever um objetivo para currículo.

Curr√≠culo: a import√Ęncia do objetivo profissional

Voc√™ sabe qual a import√Ęncia do objetivo para curr√≠culo?

O objetivo √© o cart√£o de visitas desse tipo de documento. Uma das primeiras informa√ß√Ķes que os recrutadores t√™m contato durante um processo seletivo.¬†

Ele vem logo abaixo dos dados pessoais e diz sobre as suas pretens√Ķes profissionais.

Ou seja, como você pretende contribuir na empresa com o conhecimento que tem agora.

O objetivo pode ser uma informação decisiva e por isso deve ser escrito com muita atenção. 

Se os seus objetivos não estiverem alinhados aos da empresa, você tem grandes chances de ser eliminado do processo seletivo.

Como escrever o objetivo para currículo: primeiro passo

Na hora de elaborar o objetivo para currículo, o primeiro passo é se perguntar onde você deseja chegar profissionalmente.

No melhor dos cenários, qual trabalho você quer e pode desenvolver?

E mais especificamente, quais s√£o as suas inten√ß√Ķes profissionais na empresa?

Considerando as suas compet√™ncias, habilidades e ferramentas profissionais, fa√ßa uma reflex√£o profunda e realista. Essas informa√ß√Ķes ir√£o te guiar nesse processo.

Dicas para um bom currículo

Um bom curr√≠culo √© aquele que traz informa√ß√Ķes √ļteis para a empresa. De forma direta e clara. E como o objetivo √© o cart√£o de visitas, √© importante considerar alguns detalhes na hora de escrever.

Lembre-se de sempre levar em conta as necessidades da vaga que voc√™ est√° concorrendo e incluir isso no texto. Quanto mais “personalizado” for o seu curr√≠culo, melhores ser√£o as suas chances de ser notado pelos recrutadores.

Veja a seguir algumas dicas para escrever um bom objetivo para currículo.

Seja claro e direto

Nada de ficar dando voltas. Seja claro e direto no seu objetivo e n√£o ultrapasse 3 ou 4 linhas.

Os recrutadores recebem centenas de currículos diariamente e tendem a escolher aqueles com a informação mais fácil e acessível.

Além disso, a assertividade é uma característica valorizada entre os recrutadores. Demonstra firmeza e determinação.

Não seja genérico

Ser direto não tem a ver com ser genérico. 

Utilize poucas palavras, mas passe a informação de forma elaborada e com argumentos. Não seja raso na hora de escrever o seu objetivo para currículo.

Fale sobre as competências certas

Tenha em mente quais são as necessidades da vaga e escreva sobre a sua qualificação profissional que têm a ver com ela. E que possa contribuir para suprir o que a empresa precisa.

Por exemplo, se a vaga for para a área de comunicação, você pode falar sobre suas habilidades com texto e vídeo. Ou sobre seus conhecimentos de gestão em redes sociais.

objetivo para currículo competências

Cite o cargo que você deseja ocupar

Pense grande, considere o melhor dos cenários e cite o cargo que você deseja ocupar na empresa.

Mas cuidado para n√£o viajar longe demais.

Faça uma auto análise realista e só escreva aquilo que você julga verdadeiramente possível, dentro das suas capacidades profissionais.

Lembre-se: para cada vaga um objetivo

Como cada vaga de emprego tem uma demanda diferente, o objetivo do currículo vai variar de acordo com a especificidade delas.

√Č claro que a estrutura geral do curr√≠culo permanece a mesma. Mas √© importante adequar os seus objetivos ao perfil profissional que a empresa procura, al√©m das necessidades da vaga que voc√™ est√° concorrendo.

N√£o use frases prontas

Cuidado com os clichês. Evite usar frases prontas, elas podem passar a impressão de que você não é muito criativo.

Escreva à sua própria maneira e mostre a sua originalidade. Essa também é uma característica valorizada no mercado de trabalho.

Cuidado com os erros de português

Antes de enviar o seu currículo, revise o texto quantas vezes for necessário.

Se poss√≠vel, pe√ßa para algu√©m corrigir para voc√™. Fique atento √†s concord√Ęncias, pontua√ß√£o e ortografia.

Os erros de português são comuns, mas podem queimar o seu filme e te prejudicar no processo seletivo.

4 exemplos de objetivos para currículo

Veja a seguir 4 exemplos de objetivos para currículo que podem ajudar a escrever o seu:

‚ÄúCom as minhas habilidades, desejo estar em uma empresa em que possa contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores na [sua √°rea de forma√ß√£o ou que deseja atuar].‚ÄĚ

‚ÄúBusco trabalhar em uma empresa l√≠der em [√°rea em que deseja atuar] e tenho me preparado para alcan√ßar essa oportunidade. Meus anos dedicados [√† sua √°rea de forma√ß√£o, e que tenham rela√ß√£o com a vaga] podem contribuir para a apresenta√ß√£o de novas solu√ß√Ķes no mercado.‚ÄĚ

‚ÄúCom as experi√™ncias adquiridas ao longo dos meus est√°gios em [insira seu ensino superior], procuro agora uma chance de efetiva√ß√£o na minha √°rea de conhecimento.‚ÄĚ

‚ÄúMinha carreira em [campo de forma√ß√£o] est√° no in√≠cio, mas busco uma oportunidade para demonstrar meu talento e minhas habilidades. Posso compensar a falta de experi√™ncia com dedica√ß√£o e empenho.‚ÄĚ

Objetivo para currículo: aumente suas chances de conquistar uma vaga de emprego

Agora você já sabe como escrever um objetivo para currículo.

Seja claro e direto e tenha sempre em mente a sua área de atuação e competências profissionais. Lembre-se de adaptar o seu currículo às necessidades da empresa e deixar bem claro como você pode contribuir para a vaga. 

Um objetivo bem escrito pode ser decisivo na hora de conquistar uma vaga de emprego e te colocar na frente da concorrência. Seja firme e boa sorte!

Acompanhe a Florence nas redes sociais e confira mais conte√ļdos valiosos para a sua jornada profissional! Siga a gente no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhe: