No Brasil, o Dia do Estudante é comemorado em 11 de agosto. A data é importante para que possamos celebrar um dos direitos básicos do cidadão, que é a educação.

Desde a alfabetização até os cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento, todas as fases da vida do estudante são importantes e devem ser celebradas.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

São as escolas, em todos os níveis, que contribuem com a formação de cidadãos com senso crítico, além, é claro, de formar profissionais qualificados para as mais diversas áreas do mercado.

Quer saber mais sobre a origem e a import√Ęncia do Dia do Estudante? Prossiga com a leitura e confira muitas curiosidades!

Conheça a origem e os elementos históricos que envolvem o Dia do Estudante

O Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto por ter sido nessa data, no ano de 1827, que o Imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos de ensino superior nas áreas jurídica e social a serem oferecidos no Brasil.

Na ocasião, os cursos de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais passaram a ser oferecidos na Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Vale lembrar que esses n√£o s√£o os primeiros cursos de gradua√ß√£o a serem regulamentados no Brasil. Antes disso, em 1808, outras institui√ß√Ķes j√° aceitavam alunos para a realiza√ß√£o do ensino superior.

No entanto, a escolha por celebrar o Dia do Estudante em 11 de agosto se deu pela import√Ęncia que as Ci√™ncias Jur√≠dicas tiveram na hist√≥ria da educa√ß√£o em nosso pa√≠s.

O Dia do Estudante √© celebrado desde 1927, quando o advogado Celso Grand Ley prop√īs a cria√ß√£o da data, em um evento que celebrava os 100 anos dos cursos de Direito no Brasil.

Dez anos depois, em 1937, a mesma data foi escolhida para a criação da União Nacional de Estudantes (UNE), instituição que protege os direitos e os deveres dos estudantes de nosso país.

Nacional x Internacional: entenda as diferenças das datas que celebram o Dia do Estudante

Talvez você já tenha visto por aí que o Dia do Estudante se celebra em 17 de novembro. Saiba que essa informação não está errada!

O caso é que existem dois dias que celebram os estudantes, um nacional e outro internacional.

O Dia Nacional do Estudante é comemorado em 11 de agosto, por conta dos motivos que citamos anteriormente.

Porém, internacionalmente, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro. Essa data homenageia a memória de um grupo de estudantes da antiga Tchecoslováquia, que lutou contra as tropas nazistas que invadiram o país na Segunda Guerra Mundial.

Apesar de existirem duas datas para celebrar os estudantes, aqui no Brasil, o dia 11 de agosto é o mais popular.

A import√Ęncia dos estudantes para o desenvolvimento da sociedade

O estudante tem um papel muito importante para o desenvolvimento da sociedade. Isso porque, quando estudamos, n√£o estamos nos preparando apenas de forma individual, mas sim para contribuirmos, de alguma forma, com o meio em que vivemos.

As escolas e faculdades formam profissionais que s√£o de suma import√Ęncia para o funcionamento dos sistemas sociais e das comunidades.

Todos nós, em algum momento da vida, precisamos de bons médicos, enfermeiros, advogados, professores, entre tantas outras pessoas.

Se existem profissionais para atender as demandas das comunidades, esse é o reflexo da boa educação que receberam, em todos os níveis de ensino.

Além disso, os estudantes, ao se prepararem para se tornarem bons profissionais, também contribuem para a movimentação da economia. Ao ingressarem no mercado de trabalho, eles ajudam as empresas a se consolidarem e a gerarem mais empregos e renda para a população.

Tamb√©m n√£o podemos deixar de citar a relev√Ęncia dos estudantes que seguem carreira cient√≠fica. Eles atuam em universidades e centros de pesquisa realizando estudos nas mais diversas √°reas e que resultam em melhorias na vida da popula√ß√£o em v√°rios aspectos.

Outro ponto importante está relacionado à formação de cidadãos mais conscientes e preparados para o convívio social.

As escolas e faculdades, mais do que ensinar a ler, a escrever e a trilhar uma carreira profissional, também contribuem para que as pessoas desenvolvam valores éticos, morais e políticos, bem como o senso crítico, tão necessário para a vivência em sociedade.

Educação continuada: ponto essencial para fortalecer a carreira dos estudantes

A educação continuada pode ser definida como a constante qualificação do indivíduo. Ou seja, sobre esse viés, as pessoas nunca deixam de ser estudantes, tendo em vista que sempre há algo para ser aprendido.

Mesmo ap√≥s concluir o curso de gradua√ß√£o, os estudantes podem seguir se qualificando e cursar especializa√ß√Ķes, mestrados e doutorados, por exemplo.

Al√©m disso, a educa√ß√£o continuada tamb√©m est√° relacionada a cursos de curta dura√ß√£o, participa√ß√£o em palestras e eventos acad√™micos, leituras de novos livros e demais publica√ß√Ķes da sua √°rea de forma√ß√£o etc.

Afinal, estamos vivendo em uma era em que novidades surgem o tempo todo e os profissionais precisam estar sempre aprendendo coisas novas para se manterem qualificados e competitivos no mercado.

Saber mais sobre o Dia do Estudante √© bem interessante, n√£o √© mesmo? A data nos faz refletir sobre a import√Ęncia dos estudos e das institui√ß√Ķes de ensino para a sociedade.

Se você está no Ensino Médio e pensa em ingressar em um curso superior, o Enem pode ser uma porta de entrada para isso! Comece a se preparar para o exame baixando o nosso planejador de estudos.