O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico é comemorado anualmente em 8 de julho. A data é importante para lembrarmos sobre a relevância das pesquisas científicas para os avanços da sociedade, a saúde e o bem-estar da população.

Recentemente, por exemplo, o desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19 mostraram como a ciência tem valor inestimável para a sobrevivência humana. Afinal, se não fosse pelo trabalho dos cientistas, essa luz no fim do túnel para sairmos da pandemia não existiria.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Produzimos este artigo para que você saiba mais sobre o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, e possa refletir sobre a importância dos cientistas para a sociedade.

Gostou da ideia de conhecer mais sobre essa área tão importante para todos nós? Então, prossiga com a leitura!

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico: conheça a origem da data

O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico foi criado por meio de duas leis, sancionadas em datas diferentes.

Em 2001, por meio da Lei n. 10.221/2001, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou o Dia Nacional da Ciência, com o objetivo de comemorar essa data em todos os estabelecimentos educacionais do país.

Alguns anos depois, em 2008, o ex-vice-presidente José de Alencar, por meio da Lei n. 11.807/2008, sancionou o Dia Nacional do Pesquisador.

Ambas são celebradas no dia 8 de julho. Dessa forma, uniram-se as comemorações e a data passou a ser conhecida como o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico.

O dia 8 de julho foi escolhido por ter sido nessa data, no ano de 1948, a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A SBPC é uma entidade civil, sem fins políticos ou posições partidárias, que desenvolve atividades para expandir e aperfeiçoar os sistemas nacionais de ciência e tecnologia.

O objetivo da celebração do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico é estimular o gosto dos jovens pela ciência e divulgar os saberes científicos para a sociedade.

Em razão disso, muitas escolas, faculdades, universidades e outras instituições realizam atividades como feiras de ciências, palestras, visitas guiadas, entre outros eventos comemorativos.

Dessa forma, mais estudantes podem conhecer e tomar gosto pela ciência, algo tão importante para o desenvolvimento da sociedade.

A importância da ciência e da pesquisa para a sociedade

A ciência é o que possibilita que se compreenda mais sobre a natureza, a sociedade e tudo o que envolve as nossas vidas. A partir disso, são desenvolvidos recursos que facilitam o nosso dia dia e nos permitem ter mais bem-estar.

Se hoje você está lendo este artigo em um computador, celular ou tablet, por exemplo, é porque os cientistas estudaram e desenvolveram tecnologias que possibilitam isso.

Em razão da ocorrência da pandemia da Covid-19, as pessoas puderam ver e compreender mais profundamente a importância da ciência.

A ciência como principal arma para o combate à pandemia da Covid-19

A pandemia da Covid-19 fez com que as pessoas mudassem completamente suas vidas. Porém, com a vacinação, a tendência é de que essa situação caótica seja superada.

A ciência teve um papel muito importante para isso. Aqui, destacamos o excelente trabalho realizado por duas cientistas brasileiras: Ester Cerdeira Sabina e Jaqueline Goes de Jesus, que fazem parte do Instituto Adolfo Lutz (IAL), da Universidade de Oxford e do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP).

Como mostra uma reportagem feita pela revista Galileu, a dupla de cientistas foi a responsável por fazer o sequenciamento do genoma do novo coronavírus em velocidade surpreendente.

Apenas dois dias após o registro do primeiro caso da Covid-19 na América Latina, elas já tinham mapeado a sequência do vírus. Isso foi muito importante para que se pudesse desenvolver os reagentes usados nos exames que diagnosticam a doença.

Além disso, o estudo feito pelas pesquisadoras serviu como base para que fosse iniciado o desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19.

O trabalho dessas profissionais merece todo o nosso reconhecimento, concorda?

O papel do pesquisador e dos cientistas para educar a população

Também em razão da pandemia, os cientistas e pesquisadores ganharam muito mais voz. Nos telejornais, por exemplo, sempre foi comum vermos comentaristas falando sobre política, economia, esportes etc.

Porém, a ciência era um assunto pouco debatido nos programas de televisão, rádio, jornais e redes sociais.

Agora, praticamente todos os veículos de comunicação contam com um cientista, que atua informando a população sobre as melhores ações a serem desenvolvidas durante a pandemia.

O biólogo Atila Iamarino é um exemplo desses cientistas que ganharam notoriedade na pandemia. O canal que ele mantém no YouTube possui milhões de inscritos que acompanham as suas publicações.

Essa midiatização da ciência é muito benéfica para todos. A partir desse fenômeno, se aumenta o grau de instrução e sabedoria das pessoas sobre assuntos relevantes.

Ao mesmo tempo, reduz o negacionismo e as fake news, um sério problema da contemporaneidade.

A valorização das faculdades como pilar para a evolução da ciência e da pesquisa

Quando falamos em cientista, a primeira ideia que vem à cabeça das pessoas é aquele cara com jaleco branco, atrás de uma bancada cheia de frascos com líquidos coloridos dentro. Porém, essa não é a única forma de fazer ciência!

As ciências têm várias classificações, como as humanas, as exatas e as sociais, por exemplo. Na prática, tudo o que se estuda em uma faculdade é um exemplo de ciência.

É por isso que a valorização das faculdades deve servir como um pilar para a evolução da ciência e da pesquisa. Ao fazer um curso superior, você terá contato com os conhecimentos científicos, tomando gosto pela área e seguindo a carreira de pesquisador.

Agora que você já sabe mais sobre o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, provavelmente está mais motivado para entrar na faculdade, não é mesmo?

Para ajudá-lo a ingressar em uma boa instituição, preparamos um planejador de estudos para o Enem. Baixe agora mesmo! É totalmente grátis!