Você sabia que os profissionais técnicos conseguem excelentes posições no mercado de trabalho? Embora a corrida por vagas de emprego esteja acirrada, esses trabalhadores se destacam e conquistam excelentes oportunidades!

Elaboramos um artigo completo para você entender como está o mercado para os profissionais com qualificação técnica. Siga com a leitura!

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Confira as principais carreiras técnicas no mercado

Os profissionais que realizam funções técnicas devem ter uma qualificação profissional. Esse tipo de formação pode ser obtida por meio da realização de cursos técnicos nos melhores institutos de ensino.

Fizemos uma seleção completa com as carreiras técnicas mais procuradas pelos profissionais. Além disso, vamos falar sobre as vantagens de investir nesse tipo de formação. Descubra agora mesmo quais são!

Técnico de Enfermagem

O técnico de Enfermagem faz parte de um dos segmentos de mercado mais importantes. Os trabalhadores da área da saúde são cruciais no enfrentamento de pandemias, como a do coronavírus, por exemplo.

Muitos estudantes acham que é preciso ter uma formação superior e se esquecem das vantagens da qualificação técnica.

Nesse caso, os profissionais técnicos são formados em um curso completo combinando teoria e prática, permitindo uma excelente capacitação. O mercado de trabalho nunca esteve tão acessível quanto nos últimos anos para eles.

Técnico em Meio Ambiente

Se você busca uma rápida inserção no mercado de trabalho, precisa conferir outro curso técnico que está em alta. Já ouviu falar no profissional técnico em Meio Ambiente?

Esse trabalhador pode trabalhar nas áreas de construção civil em todo o país, bem como em empresas de indústrias e gás. Um dos deveres desse cargo é a armazenagem de informações e documentos que tenham relação com o meio ambiente.

Além disso, há a necessidade de planejar programas educacionais com foco ambiental e preservação dos recursos naturais do planeta.

Técnico em Eletrotécnica

O profissional técnico formado no curso técnico em Eletrotécnica coordena a produção de projetos de eletricidade e analisa projetos de instalação. Essa profissão também envolve lidar com aprimoramento de máquinas e ferramentas utilizadas no setor.

Há a possibilidade de trabalhar em construção civil e indústrias metalúrgicas. Ou seja, áreas que envolvem geração de energia elétrica.

A Petrobras é uma das empresas que sempre está abrindo vagas para esses profissionais técnicos. Se você tem interesse em desenvolver planejamento de instalações elétricas, esse curso é o ideal!

Técnico em Segurança do Trabalho

O local de trabalho deve ser um espaço livre de quaisquer chances de acidentes aos colaboradores. Isso depende do cuidado e da atenção de todos, bem como dos profissionais técnicos em Segurança do Trabalho.

Por causa desses trabalhadores, os ambientes empresariais passam a ser um lugar mais seguro e livre de situações perigosas. A formação capacita os estudantes a conhecerem a área por completo, mas isso depende da instituição de ensino.

Técnico em Administração

As vagas administrativas são uma das mais ofertadas no país. A razão dessa alta procura por profissionais técnicos de Administração é a importância desse cargo.

Esse técnico pode fazer parte de empresas de diversos segmentos, não há uma especificação que limite as oportunidades no mercado.

A teoria da Administração e Recursos Humanos são algumas das disciplinas que fazem parte desse curso. As finanças organizacionais também fazem parte do fluxograma dessa formação.

Conheça os benefícios em fazer um curso técnico

Há muitas vantagens em investir em uma formação técnica. É possível ter um salário alto, fazer parte de uma empresa renomada e ter o tão desejado reconhecimento na área escolhida.

Entre esses benefícios, podemos destacar outros que despertam o interesse dos futuros profissionais:

  • maiores chances de entrar no mercado de trabalho;
  • nível técnico acessível e de baixo custo;
  • experiência profissional para toda a vida;
  • bom desempenho na área escolhida;
  •  suporte para curso superior no futuro.

O curso técnico costuma ser a modalidade escolhida pelas pessoas que estão interessadas em uma formação breve, mas completa. No entanto, é de suma importância estudar em uma instituição de ensino de excelência.

O Instituto Florence, por exemplo, garante empregabilidade, tem estrutura de ponta e com corpo docente qualificado. Aqui, uma boa parte dos estudantes já consegue um emprego antes mesmo de terminar o curso!

Descubra a diferença entre curso técnico e tecnológico

Aqui temos outra dúvida comum entre os alunos que buscam novas qualificações para ter mais chances no mercado de trabalho. Os cursos técnicos são classificados de nível médio.

Nessa modalidade, os alunos estudam em institutos, conhecendo teorias e práticas em diferentes tarefas no fluxograma de cada curso. Por outro lado, os cursos tecnológicos levam a classificação de nível superior.

Após a conclusão, o aluno recebe o certificado e o diploma com nível médio ou superior.

Veja os cursos para profissionais técnicos disponíveis no Instituto Florence

Como mencionamos anteriormente, o Instituto Florence está totalmente preparado para receber alunos que buscam qualificação técnica.

Para facilitar sua leitura, separamos os cursos pelas suas respectivas áreas:

  • Saúde: Enfermagem, Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Saúde Bucal, Radiologia Médica, Estética, Nutrição e Dietética;
  • Biológicas: Meio Ambiente;
  • Engenharia: Eletrotécnica, Eletromecânica,
  • Ciências Humanas: Administração.

O Instituto, que atua desde o ano 2000 no ramo educacional, tem formado profissionais técnicos desde então. Por isso, essa é definitivamente a melhor opção para os estudantes que buscam uma formação completa na área desejada.

Agora você já está por dentro de tudo sobre o mercado de trabalho para profissionais técnicos! Identifique a sua área de interesse e escolha o curso que mais combina com a sua personalidade. E boa sorte!

Esperamos que tenha gostado do texto! Se você acessa o nosso blog, sabe que temos muito conteúdo para você aproveitar. Agora que estamos no final da página, baixe 5 modelos de currículo para arrasar no mercado!

Compartilhe: