Quem se forma como administrador de empresas tem um grande leque de oportunidades para explorar. Isso porque essa é uma área que oferece muitas alternativas de carreira, abrindo diversos caminhos para o profissional.

Geralmente, quando falamos em administrador de empresas, a primeira imagem que nos vem à cabeça é a do executivo com terno e gravata atrás de uma mesa de escritório.

Planner financeiro Florence

Organize suas finanças e tenha mais sucesso e autonomia financeira com este modelo editável.

No entanto, essa imagem do administrador que passa o dia todo “despachando” um monte de papel não condiz totalmente com a realidade. Quer saber mesmo o que faz esse profissional? Então, prossiga com a leitura!

Afinal, o que faz um administrador de empresas? Conheça as atividades desse profissional

Basicamente, as atividades do administrador de empresas envolvem a gestão de recursos materiais, financeiros e humanos de uma organização.

Cabe a esse profissional alinhar todas as atividades e os processos, para que todos os trabalhos se desenvolvam de forma correta e coerente.

Um teórico da Administração chamado Gareth Morgan é autor de um livro chamado “Imagens da organização”.

Nessa obra, Morgan utiliza metáforas para representar as empresas. Em uma delas, a organização é vista como uma máquina com várias peças. 

Ele explica que, para que os mecanismos funcionem, cada peça precisa desenvolver o seu trabalho de forma correta e fluída. Se um elemento da máquina para de funcionar, todo o resto é comprometido.

Nessa metáfora, o administrador é o responsável por orquestrar todas as peças, ou seja, deixar tudo arrumado para que as atividades funcionem conforme o previsto e a “máquina”, ou seja, a empresa, cumpra com os seus objetivos.

O administrador de empresas, portanto, é o responsável por realizar o planejamento estratégico das empresas. Ele também precisa definir metas e buscar meios para que elas sejam cumpridas por seus colaboradores.

No seu dia a dia, o profissional também é responsável por desenvolver soluções para resolver problemas ou situações controversas que, por acaso, venham a surgir.

Além da gestão da empresa em si, o administrador de empresas pode se especializar em determinados segmentos. 

De tal maneira, algumas das principais áreas em que um profissional formado em Administração de Empresas pode atuar são as seguintes:

  • Logística e Compras; 
  • Recursos Humanos;
  • Financeiro;
  • Marketing;
  • Produção;
  • Vendas;
  • entre outras.

Veja algumas habilidades que são essenciais para um administrador de empresas

Quem pretende seguir carreira como administrador de empresas precisa dominar algumas habilidades, para que consiga conduzir bem as suas atividades. Listamos as principais delas, a seguir. Acompanhe!

Tomada de decisões difíceis

O administrador de empresas precisa aprender a tomar decisões difíceis. Muitas vezes será necessário agir de forma racional, deixando de lado os sentimentos mais passionais.

Em uma situação de crise, em que a empresa precisa demitir colaboradores, por exemplo, escolher as pessoas que serão desligadas é algo que exige muito do emocional do administrador.

O mesmo vale para as situações de gestão de risco em geral, em que é necessário tomar decisões difíceis para garantir o bom andamento dos negócios.

administrador de empresas perfil

Facilidade para negociar

Saber negociar é essencial para qualquer administrador, independentemente do porte da sua empresa.

Aqui estamos falando da negociação não apenas de dinheiro, mas também de situações, de modo geral.

Em um cenário em que uma indústria precisa atender a uma demanda extra de pedidos em determinada semana, por exemplo, o administrador deve negociar como os colaboradores farão horas extras.

Conhecimentos em gestão estratégica

Para o administrador, também é fundamental agir com estratégia, como se estivesse sempre jogando um jogo de xadrez ou algo que exige análise e concentração para tomar as melhores decisões.

O administrador de empresas deve ser muito bom em analisar cenários, internos e externos, para que sejam tomadas as melhores decisões para a organização. Assim, o negócio sempre crescerá e prosperará.

Boa comunicação

É essencial também que o administrador tenha uma boa comunicação e saiba como se portar em diferentes situações.

Para ter uma boa comunicação, é preciso, além de saber falar e escrever muito bem, adaptar o discurso para cada situação.

A forma como você aborda ou explica algo para um colega executivo, por exemplo, não deve ser a mesma usada para falar com um operário, que não tem entendimento sobre termos técnicos do mundo dos negócios.

O mercado de trabalho na área de Administração de Empresas

O mercado de trabalho na área de Administração de Empresas é um dos mais promissores em qualquer cenário.

Afinal, é necessário que a empresa seja bem administrada, tanto em momentos de crise, quanto nos de alta lucratividade.

Além disso, quem atua como administrador de empresas pode seguir carreira em diversas áreas. Isso facilita muito para encontrar boas vagas de empresa e estágio na área.

No que se refere a salários, de acordo com um levantamento feito pelo portal Vagas, um administrador de empresa geralmente tem ganhos que variam entre R$2.119,00 e R$4.775,00, de acordo com o seu grau de experiência.

A importância da formação superior em Administração para o exercício profissional

A formação superior é muito importante para quem deseja seguir carreira na área de Administração de Empresas. Afinal, no decorrer do curso, o estudante aprende e aprofunda os conhecimentos sobre as diferentes atividades de um administrador.

A teoria e a prática aprendidas na faculdade são o que garantem ao profissional a possibilidade de desenvolver bem as suas atividades no mercado de trabalho.

E aí, você pensa em ser um administrador de empresas? Sem dúvida, essa é uma boa carreira para você seguir e conquistar um excelente futuro profissional.

Quer saber mais sobre como se dar bem nessa área? Então, veja agora o nosso infográfico que ajuda a ter sucesso profissional na década de 2020.

Compartilhe: