Trabalhar em home office passou a ser uma necessidade para muitas pessoas, desde que se iniciou a pandemia da Covid-19. Por conta da transforma√ß√£o digital, essa j√° era uma tend√™ncia, mas n√£o h√° d√ļvida de que a crise sanit√°ria impulsionou o formato.

Agora, trabalhar em casa já faz parte da realidade de muitos brasileiros e pessoas de todo o mundo, que podem vivenciar uma rotina de trabalho mais flexível.

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Em meio a esse cenário, preparamos este artigo para servir como um guia, com tudo o que você precisa saber sobre o home office. 

Aí mesmo, no calor e aconchego da sua casa, continue a leitura e aprenda mais sobre essa modalidade de trabalho.

Home office e trabalho remoto: entenda as diferenças entre os conceitos

Antes de mais nada, √© importante que voc√™ entenda as diferen√ßas entre home office e¬† trabalho remoto. Embora os termos sejam usados muitas vezes como sin√īnimos, eles n√£o significam a mesma coisa.

Home office, em tradu√ß√£o literal para o nosso idioma, significa ‚Äúescrit√≥rio em casa‚ÄĚ. E √© justamente isso que o termo representa.

Ou seja, quando alguém está trabalhando em home office, está usando a própria casa como escritório. Nesse caso, o trabalhador utiliza o mesmo ambiente para trabalhar e viver.

O trabalho remoto, por sua vez, est√° relacionado com a cultura do anywhere office. Esse termo, ao ser traduzido para o portugu√™s, significa ‚Äúescrit√≥rio em qualquer lugar‚ÄĚ.

Ou seja, nesse caso, o trabalhador n√£o precisa trabalhar necessariamente em casa, mas tamb√©m em outros espa√ßos. Entre as possibilidades est√£o coworkings, que s√£o escrit√≥rios compartilhados, bibliotecas, cafeterias com esta√ß√Ķes de trabalho, entre outras op√ß√Ķes.

Para muitas atividades, basta que o trabalhador tenha um notebook e acesso √† internet para executar as suas fun√ß√Ķes. Por isso, o trabalho remoto passa a ser algo facilmente vivenciado por essas pessoas.

O trabalhador remoto pode trabalhar em casa em alguns dias da semana e ir a um coworking em outras situa√ß√Ķes, como quando precisa se encontrar com um cliente, por exemplo.

N√£o √© errado dizer que o home office √© uma das possibilidades do trabalho remoto. No entanto, os termos n√£o s√£o sin√īnimos.

O crescimento do home office na pandemia e as tendências para os próximos anos

N√£o h√° d√ļvida: a pandemia do coronav√≠rus impulsionou muito a forma como as empresas trabalham. Afinal, para combater a dissemina√ß√£o descontrolada da Covid-19, o distanciamento social √© a melhor solu√ß√£o.

Antes da pandemia, era comum que apenas freelancers ou algumas categorias profissionais trabalhassem em home office. Agora, essa é uma realidade para profissionais das mais diversas áreas.

A tendência é que o home office e o trabalho remoto continuem em alta, mesmo quando todo mundo já estiver vacinado e a pandemia totalmente controlada. 

Um estudo realizado pela Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas (FGV), por exemplo, concluiu que a pr√°tica do home office deve crescer em 30% ap√≥s o t√©rmino da pandemia.

Isso se justifica porque as empresas perceberam que podem ter mais lucratividade com os colaboradores trabalhando em casa. Os funcion√°rios tamb√©m observam benef√≠cios, como n√£o precisar perder horas no tr√Ęnsito, por exemplo.

A tecnologia n√£o para de evoluir e √© uma grande parceira para que isso aconte√ßa. A computa√ß√£o em nuvem, por exemplo, permite que os trabalhos em equipe sejam facilmente realizados a dist√Ęncia.

J√° as ferramentas de comunica√ß√£o instant√Ęnea e videoconfer√™ncia possibilitam que as reuni√Ķes sejam realizadas de forma pr√°tica e r√°pida.

Prós e contras: conheças as vantagens e as desvantagens do home office

Os trabalhadores que atuam em home office falam sobre as vantagens e as desvantagens que esse modelo de trabalho proporciona. Listamos as principais, para que você possa pensar sobre o assunto.

Prós: veja quais são os maiores benefícios de trabalhar em home office

Entre as principais vantagens que o home office proporciona, podemos destacar as seguintes:

  • menos tempo gasto com deslocamento;
  • mais tempo para outras atividades;
  • defini√ß√£o do pr√≥prio hor√°rio de trabalho; e
  • menos gastos com roupas.¬†

Vamos explicar brevemente cada uma dessas vantagens. Acompanhe!

home office vantagens

Menos tempo gasto com deslocamento

Quando voc√™ trabalha em casa, n√£o precisa perder horas do seu dia no tr√Ęnsito dirigindo, ou no transporte p√ļblico.

Para quem gosta de dormir até um pouco mais tarde, isso é sensacional! Afinal, não é preciso sair cedinho debaixo das cobertas. Você pode levantar quando faltarem 15 minutos para o trabalho começar, lavar o rosto, comer algo, escovar os dentes e pronto!

Sem contar que voc√™ evita o estresse que s√≥ entende quem j√° vivenciou o tr√Ęnsito ca√≥tico das grandes cidades em hor√°rios de pico.

Mais tempo para outras atividades

Como você vai gastar menos tempo indo e voltando do trabalho, também vão sobrar mais horas para realizar outras atividades. 

Para quem trabalha e estuda isso √© muito bom, j√° que sobra mais tempo para ler os conte√ļdos das disciplinas da faculdade e fazer os exerc√≠cios propostos pelos professores, por exemplo.

Al√©m disso, voc√™ ter√° mais tempo para as atividades que faz por lazer, como assistir s√©ries, ouvir m√ļsica, praticar um hobby, passar mais tempo com a sua fam√≠lia etc.¬†

Tamb√©m poder√° ter mais tempo para cuidar da sua sa√ļde f√≠sica e mental. Voc√™ poder√° dedicar uma ou mais horas do seu dia para fazer uma caminhada no parque, praticar exerc√≠cios ao ar livre etc.

Definição do próprio horário de trabalho

Não são todas as empresas que possibilitam ao funcionário escolher o seu próprio horário de trabalho em home office.

Por√©m, em alguns casos, voc√™ pode ter a liberdade de trabalhar no hor√°rio em que quiser, principalmente se voc√™ for aut√īnomo ou freelancer.

Se você se sente mais produtivo à noite, por exemplo, pode trabalhar toda a madrugada e descansar durante o dia.

Menos gastos com roupas

Outra grande vantagem do home office é que você não precisa gastar muito dinheiro comprando roupas. Afinal, não há nenhum problema em trabalhar mais à vontade, com aquela camiseta velha que você adora, mas que não é lá muito atraente para sair na rua.

√Č claro que voc√™ pode comprar as suas blusinhas e se produzir para as chamadas de v√≠deo e outras atividades. Por√©m, como est√° trabalhando em casa e pode fazer do pijama o seu uniforme, o seu guarda-roupa pode ser bem mais enxuto.

Contras: conheça os pontos negativos de trabalhar em home office

Trabalhar em home office também tem alguns pontos negativos e que podem ser vistos como desafios a serem superados. Entre eles, destacam-se:

  • falta de infraestrutura adequada;
  • pouca intera√ß√£o real com outras pessoas; e
  • interfer√™ncia dos assuntos dom√©sticos nas atividades de trabalho.

A seguir, entenda mais e veja como superar essas adversidades para ter mais sucesso no trabalho!

Falta de infraestrutura adequada

Muitas vezes as pessoas não têm uma infraestrutura adequada para trabalhar em casa. Principalmente por conta da pandemia, muitos foram pegos de surpresa e tiveram que adaptar espaços do lar para usar como escritório.

A mesa da cozinha, por exemplo, não é a mais indicada para você usar como escrivaninha de trabalho. 

O mesmo vale para o sofá, que pode proporcionar sérios problemas de postura e muitas dores nas costas, se for usado como estação de trabalho.

Investir em um cantinho para trabalhar, com uma mesa exclusiva, por exemplo, é muito importante. 

Muitas empresas, inclusive, estão dando um auxílio em dinheiro para que os trabalhadores possam investir no home office e também para ajudar a custear despesas, como as contas de energia e internet.

Pouca interação real com outras pessoas

Tamb√©m √© bastante comum que os trabalhadores em home office fiquem em uma ‚Äúbolha‚ÄĚ, com pouca intera√ß√£o cara a cara com outras pessoas.

Acaba que o √ļnico ciclo de pessoas com quem voc√™ convive diariamente s√£o os familiares ou quem mora com voc√™. Para quem vive sozinho, esse pode ser um problema ainda maior.

Uma saída para esse obstáculo é investir em atividades sociais, como frequentar uma academia, fazer um curso, convidar amigos para jantar ou fazer atividades juntos etc.

Interferência dos assuntos domésticos nas atividades de trabalho

Outro problema para quem trabalha em casa é a interferência dos assuntos domésticos nas atividades de trabalho. 

Sabe aquele momento em que a descarga do banheiro estraga e que você precisa chamar um encanador ou dar um jeito de arrumar isso com urgência antes que o ambiente todo fique alagado? Pois é, isso pode acontecer bem no dia em que você está cheio de tarefas.

√Č preciso ter muito jogo de cintura para lidar com esse tipo de situa√ß√£o. Em alguns momentos, pode ser que voc√™ precise parar tudo para resolver esses perrengues e passar mais tempo trabalhando para compensar o preju√≠zo e n√£o ficar com tarefas atrasadas.

6 boas pr√°ticas para ter sucesso ao trabalhar em home office

Agora que você já conhece os prós e os contras do home office, é interessante que fique de olho em algumas boas práticas para ter mais sucesso ao trabalhar em casa. Se liga nas nossas dicas!

1. Tenha todas as ferramentas em m√£os

Para trabalhar em home office, é importante que você tenha todas as ferramentas necessárias para o seu trabalho.

Quem está migrando do escritório tradicional para o home office, precisa ter o cuidado de não esquecer nada importante na empresa.

2. Aposte nas ferramentas gratuitas de comunicação

O que não faltam são ferramentas gratuitas de comunicação para que você possa conversar e trabalhar em equipe com os seus colegas, parceiros e clientes.

Existem ferramentas de comunica√ß√£o s√≠ncrona e ass√≠ncrona. Ou seja, aquelas em que as intera√ß√Ķes ocorrem em tempo real, como o Zoom e o Google Meets, e aquelas em que as conversas n√£o acontecem de imediato, como os e-mails e o WhatsApp.

3. Tenha um hor√°rio de trabalho definido

Mesmo que voc√™ seja aut√īnomo ou tenha autoriza√ß√£o da empresa para trabalhar no hor√°rio em que quiser, ter um hor√°rio de trabalho definido √© importante.

Quando você define um horário para trabalhar, fica mais fácil de estabelecer uma rotina, algo que é muito necessário para que a sua vida seja regrada e não vire uma bagunça.

4. Fuja das distra√ß√Ķes

Se você é do tipo que fica toda hora nas redes sociais, precisa ter em mente que no horário de trabalho deve ter foco, mesmo quando está em casa.

Tamb√©m evite ligar a TV ou ouvir not√≠cias no r√°dio, caso isso distraia. Uma boa ideia √© selecionar uma playlist bacana no Spotify, com m√ļsicas que ajudam a manter a concentra√ß√£o.

5. Avise os seus familiares que você está trabalhando

Se você está trabalhando em casa e não mora sozinho, é preciso conversar com os seus familiares e pedir que eles tenham respeito e compreensão com os momentos em que você precisa de silêncio.

Conversas altas, televisão ligada ou qualquer outro tipo de ruído tira a concentração de qualquer um. Por isso, seja sincero e estabeleça limites com quem mora com você.

6. Cuide da sua sa√ļde mental

Para finalizar, √© importante que voc√™ sempre tenha cuidados com a sua sa√ļde mental, para que possa ter mais qualidade de vida no trabalho e nas atividades pessoais.

Tente encarar tudo com leveza, conciliar bem os horários, não se cobrar tanto e fazer atividades de lazer. O segredo do sucesso está no equilíbrio.

Pronto para trabalhar em home office? O nosso desejo √© que este conte√ļdo tenha sido relevante para voc√™ ser bem-sucedido na sua vida pessoal e profissional.

Continue aprendendo! Baixe agora o nosso material que dá dicas de como ser um profissional de sucesso na década de 2020.

Compartilhe: