Trabalhar em home office passou a ser uma necessidade para muitas pessoas, desde que se iniciou a pandemia da Covid-19. Por conta da transformação digital, essa já era uma tendência, mas não há dúvida de que a crise sanitária impulsionou o formato.

Agora, trabalhar em casa já faz parte da realidade de muitos brasileiros e pessoas de todo o mundo, que podem vivenciar uma rotina de trabalho mais flexível.

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Em meio a esse cenário, preparamos este artigo para servir como um guia, com tudo o que você precisa saber sobre o home office. 

Aí mesmo, no calor e aconchego da sua casa, continue a leitura e aprenda mais sobre essa modalidade de trabalho.

Home office e trabalho remoto: entenda as diferenças entre os conceitos

Antes de mais nada, é importante que você entenda as diferenças entre home office e  trabalho remoto. Embora os termos sejam usados muitas vezes como sinônimos, eles não significam a mesma coisa.

Home office, em tradução literal para o nosso idioma, significa “escritório em casa”. E é justamente isso que o termo representa.

Ou seja, quando alguém está trabalhando em home office, está usando a própria casa como escritório. Nesse caso, o trabalhador utiliza o mesmo ambiente para trabalhar e viver.

O trabalho remoto, por sua vez, está relacionado com a cultura do anywhere office. Esse termo, ao ser traduzido para o português, significa “escritório em qualquer lugar”.

Ou seja, nesse caso, o trabalhador não precisa trabalhar necessariamente em casa, mas também em outros espaços. Entre as possibilidades estão coworkings, que são escritórios compartilhados, bibliotecas, cafeterias com estações de trabalho, entre outras opções.

Para muitas atividades, basta que o trabalhador tenha um notebook e acesso à internet para executar as suas funções. Por isso, o trabalho remoto passa a ser algo facilmente vivenciado por essas pessoas.

O trabalhador remoto pode trabalhar em casa em alguns dias da semana e ir a um coworking em outras situações, como quando precisa se encontrar com um cliente, por exemplo.

Não é errado dizer que o home office é uma das possibilidades do trabalho remoto. No entanto, os termos não são sinônimos.

O crescimento do home office na pandemia e as tendências para os próximos anos

Não há dúvida: a pandemia do coronavírus impulsionou muito a forma como as empresas trabalham. Afinal, para combater a disseminação descontrolada da Covid-19, o distanciamento social é a melhor solução.

Antes da pandemia, era comum que apenas freelancers ou algumas categorias profissionais trabalhassem em home office. Agora, essa é uma realidade para profissionais das mais diversas áreas.

A tendência é que o home office e o trabalho remoto continuem em alta, mesmo quando todo mundo já estiver vacinado e a pandemia totalmente controlada. 

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, concluiu que a prática do home office deve crescer em 30% após o término da pandemia.

Isso se justifica porque as empresas perceberam que podem ter mais lucratividade com os colaboradores trabalhando em casa. Os funcionários também observam benefícios, como não precisar perder horas no trânsito, por exemplo.

A tecnologia não para de evoluir e é uma grande parceira para que isso aconteça. A computação em nuvem, por exemplo, permite que os trabalhos em equipe sejam facilmente realizados a distância.

Já as ferramentas de comunicação instantânea e videoconferência possibilitam que as reuniões sejam realizadas de forma prática e rápida.

Prós e contras: conheças as vantagens e as desvantagens do home office

Os trabalhadores que atuam em home office falam sobre as vantagens e as desvantagens que esse modelo de trabalho proporciona. Listamos as principais, para que você possa pensar sobre o assunto.

Prós: veja quais são os maiores benefícios de trabalhar em home office

Entre as principais vantagens que o home office proporciona, podemos destacar as seguintes:

  • menos tempo gasto com deslocamento;
  • mais tempo para outras atividades;
  • definição do próprio horário de trabalho; e
  • menos gastos com roupas. 

Vamos explicar brevemente cada uma dessas vantagens. Acompanhe!

home office vantagens

Menos tempo gasto com deslocamento

Quando você trabalha em casa, não precisa perder horas do seu dia no trânsito dirigindo, ou no transporte público.

Para quem gosta de dormir até um pouco mais tarde, isso é sensacional! Afinal, não é preciso sair cedinho debaixo das cobertas. Você pode levantar quando faltarem 15 minutos para o trabalho começar, lavar o rosto, comer algo, escovar os dentes e pronto!

Sem contar que você evita o estresse que só entende quem já vivenciou o trânsito caótico das grandes cidades em horários de pico.

Mais tempo para outras atividades

Como você vai gastar menos tempo indo e voltando do trabalho, também vão sobrar mais horas para realizar outras atividades. 

Para quem trabalha e estuda isso é muito bom, já que sobra mais tempo para ler os conteúdos das disciplinas da faculdade e fazer os exercícios propostos pelos professores, por exemplo.

Além disso, você terá mais tempo para as atividades que faz por lazer, como assistir séries, ouvir música, praticar um hobby, passar mais tempo com a sua família etc. 

Também poderá ter mais tempo para cuidar da sua saúde física e mental. Você poderá dedicar uma ou mais horas do seu dia para fazer uma caminhada no parque, praticar exercícios ao ar livre etc.

Definição do próprio horário de trabalho

Não são todas as empresas que possibilitam ao funcionário escolher o seu próprio horário de trabalho em home office.

Porém, em alguns casos, você pode ter a liberdade de trabalhar no horário em que quiser, principalmente se você for autônomo ou freelancer.

Se você se sente mais produtivo à noite, por exemplo, pode trabalhar toda a madrugada e descansar durante o dia.

Menos gastos com roupas

Outra grande vantagem do home office é que você não precisa gastar muito dinheiro comprando roupas. Afinal, não há nenhum problema em trabalhar mais à vontade, com aquela camiseta velha que você adora, mas que não é lá muito atraente para sair na rua.

É claro que você pode comprar as suas blusinhas e se produzir para as chamadas de vídeo e outras atividades. Porém, como está trabalhando em casa e pode fazer do pijama o seu uniforme, o seu guarda-roupa pode ser bem mais enxuto.

Contras: conheça os pontos negativos de trabalhar em home office

Trabalhar em home office também tem alguns pontos negativos e que podem ser vistos como desafios a serem superados. Entre eles, destacam-se:

  • falta de infraestrutura adequada;
  • pouca interação real com outras pessoas; e
  • interferência dos assuntos domésticos nas atividades de trabalho.

A seguir, entenda mais e veja como superar essas adversidades para ter mais sucesso no trabalho!

Falta de infraestrutura adequada

Muitas vezes as pessoas não têm uma infraestrutura adequada para trabalhar em casa. Principalmente por conta da pandemia, muitos foram pegos de surpresa e tiveram que adaptar espaços do lar para usar como escritório.

A mesa da cozinha, por exemplo, não é a mais indicada para você usar como escrivaninha de trabalho. 

O mesmo vale para o sofá, que pode proporcionar sérios problemas de postura e muitas dores nas costas, se for usado como estação de trabalho.

Investir em um cantinho para trabalhar, com uma mesa exclusiva, por exemplo, é muito importante. 

Muitas empresas, inclusive, estão dando um auxílio em dinheiro para que os trabalhadores possam investir no home office e também para ajudar a custear despesas, como as contas de energia e internet.

Pouca interação real com outras pessoas

Também é bastante comum que os trabalhadores em home office fiquem em uma “bolha”, com pouca interação cara a cara com outras pessoas.

Acaba que o único ciclo de pessoas com quem você convive diariamente são os familiares ou quem mora com você. Para quem vive sozinho, esse pode ser um problema ainda maior.

Uma saída para esse obstáculo é investir em atividades sociais, como frequentar uma academia, fazer um curso, convidar amigos para jantar ou fazer atividades juntos etc.

Interferência dos assuntos domésticos nas atividades de trabalho

Outro problema para quem trabalha em casa é a interferência dos assuntos domésticos nas atividades de trabalho. 

Sabe aquele momento em que a descarga do banheiro estraga e que você precisa chamar um encanador ou dar um jeito de arrumar isso com urgência antes que o ambiente todo fique alagado? Pois é, isso pode acontecer bem no dia em que você está cheio de tarefas.

É preciso ter muito jogo de cintura para lidar com esse tipo de situação. Em alguns momentos, pode ser que você precise parar tudo para resolver esses perrengues e passar mais tempo trabalhando para compensar o prejuízo e não ficar com tarefas atrasadas.

6 boas práticas para ter sucesso ao trabalhar em home office

Agora que você já conhece os prós e os contras do home office, é interessante que fique de olho em algumas boas práticas para ter mais sucesso ao trabalhar em casa. Se liga nas nossas dicas!

1. Tenha todas as ferramentas em mãos

Para trabalhar em home office, é importante que você tenha todas as ferramentas necessárias para o seu trabalho.

Quem está migrando do escritório tradicional para o home office, precisa ter o cuidado de não esquecer nada importante na empresa.

2. Aposte nas ferramentas gratuitas de comunicação

O que não faltam são ferramentas gratuitas de comunicação para que você possa conversar e trabalhar em equipe com os seus colegas, parceiros e clientes.

Existem ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona. Ou seja, aquelas em que as interações ocorrem em tempo real, como o Zoom e o Google Meets, e aquelas em que as conversas não acontecem de imediato, como os e-mails e o WhatsApp.

3. Tenha um horário de trabalho definido

Mesmo que você seja autônomo ou tenha autorização da empresa para trabalhar no horário em que quiser, ter um horário de trabalho definido é importante.

Quando você define um horário para trabalhar, fica mais fácil de estabelecer uma rotina, algo que é muito necessário para que a sua vida seja regrada e não vire uma bagunça.

4. Fuja das distrações

Se você é do tipo que fica toda hora nas redes sociais, precisa ter em mente que no horário de trabalho deve ter foco, mesmo quando está em casa.

Também evite ligar a TV ou ouvir notícias no rádio, caso isso distraia. Uma boa ideia é selecionar uma playlist bacana no Spotify, com músicas que ajudam a manter a concentração.

5. Avise os seus familiares que você está trabalhando

Se você está trabalhando em casa e não mora sozinho, é preciso conversar com os seus familiares e pedir que eles tenham respeito e compreensão com os momentos em que você precisa de silêncio.

Conversas altas, televisão ligada ou qualquer outro tipo de ruído tira a concentração de qualquer um. Por isso, seja sincero e estabeleça limites com quem mora com você.

6. Cuide da sua saúde mental

Para finalizar, é importante que você sempre tenha cuidados com a sua saúde mental, para que possa ter mais qualidade de vida no trabalho e nas atividades pessoais.

Tente encarar tudo com leveza, conciliar bem os horários, não se cobrar tanto e fazer atividades de lazer. O segredo do sucesso está no equilíbrio.

Pronto para trabalhar em home office? O nosso desejo é que este conteúdo tenha sido relevante para você ser bem-sucedido na sua vida pessoal e profissional.

Continue aprendendo! Baixe agora o nosso material que dá dicas de como ser um profissional de sucesso na década de 2020.

Compartilhe: