Nós sabemos que a vida de vestibulando não é tão fácil. Afinal, esse é um momento da nossa jornada em que é preciso estudar muito e ter dedicação. Além disso, é quando escolhemos qual carreira seguir, algo muito importante para o nosso futuro.

Dada a importância desse período na vida das pessoas, criou-se o Dia do Vestibulando, comemorado em 24 de maio. A data serve para que a sociedade possa refletir sobre a relevância dessa fase estudantil.

Preparamos este artigo, para que você possa saber mais sobre a vida de vestibulando. Para isso, vamos trazer curiosidades sobre essa fase e também uma série de dicas para você ter sucesso nos estudos. Vai perder? Então, segue com a gente!

A origem do ensino superior no Brasil e a criação do Dia do Vestibulando

A chegada do Ensino Superior no Brasil coincide com a data em que a família real portuguesa veio habitar as nossas terras. Prossiga e acompanhe um breve histórico!

Os primeiros anos do ensino superior no Brasil e a restrição à elite

Em 1808, foram criadas as primeiras escolas de nível superior no Brasil: a Escola de Cirurgia e Anatomia de Salvador (atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia) e a Escola de Anatomia e Cirurgia do Rio de Janeiro (atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

No início, apenas cursos de Medicina eram oferecidos para a população brasileira. Somente nos anos seguintes, com a fundação da Academia Real Militar (atual Escola Nacional de Engenharia da UFRJ) é que outros cursos, como Engenharia, Agricultura e Artes, começaram a ser ofertados.

Nos primeiros anos, as instituições de ensino superior eram frequentadas por uma maioria predominante de membros da elite. Ou seja, pessoas com alto poder aquisitivo e com um grande status social.

A elite, que era detentora do poder, também não vislumbrava a criação de novas instituições de ensino. Eles queriam que o conhecimento fosse algo restrito para quem tinha dinheiro e um bom posicionamento social.

O crescimento do ensino superior e a criação dos vestibulares

Foi apenas no início do século XX que as universidades começaram a se expandir, ainda que com passos lentos. Nessa época surgiram os vestibulares, já que cresceu o número de pessoas interessadas em cursar as graduações.

A partir de 1911, o vestibular passou a ser obrigatório para o ingresso no ensino superior. Até hoje, as instituições aplicam o exame como forma de selecionar os seus alunos.

Visando aumentar o acesso da população à educação, em 2004, o Governo Federal criou o Programa Universidade para Todos (Prouni). Ele dá bolsas de estudos integrais e parciais aos estudantes de baixa renda.

vestibulando prouni

Os desafios do vestibulando antes da realização da prova do vestibular

Antes de realizar a prova do vestibular, o vestibulando leva uma vida intensa e que exige a superação de muitos desafios.

Entre os principais obstáculos a serem vencidos, destacamos os seguintes:

  • a pressão da família e da sociedade para ser aprovado de primeira;
  • a conciliação da escola ou trabalho com o preparo do vestibular;
  • falta de recursos para pagar um curso pré-vestibular;
  • a escolha do curso a ser realizado;
  • entre outros.

4 dicas para o vestibulando ter sucesso nos estudos e ir bem no vestibular 

Para que você possa superar os desafios da vida do vestibulando e mandar bem no vestibular, preparamos algumas dicas. Confira, a seguir!

1. Entenda que cada um tem o seu tempo

Sabemos que existe pressão da sociedade para que os jovens ingressem na faculdade assim que terminam o Ensino Médio. Porém, você precisa entender que cada um tem o seu tempo.

Talvez você ache melhor tirar um ano para estudar e se preparar para o vestibular, por exemplo. Pense mais em você e no seu futuro e ligue menos para as opiniões alheias.

2. Tenha uma rotina de estudos muito bem organizada

Muitos vestibulandos não podem dedicar o seu tempo somente para se preparar para o vestibular. Por isso, ter uma rotina de estudos muito bem organizada é essencial para dar conta de tudo.

Você pode usar aplicativos ou criar tabelas para organizar a sua rotina. Assim, será mais fácil conciliar a preparação para o vestibular com a escola ou o trabalho. 

Não se esqueça, no entanto, de também dedicar um tempinho para se divertir. Para ter qualidade na vida de vestibulando, é importante descansar e ter um pouco de lazer.

3. Busque diferentes tipos de materiais e conteúdos para estudar

Fazer um curso de pré-vestibular é algo que não cabe no bolso de muitos vestibulandos. Por isso, se você não tem como pagar o cursinho, não se preocupe! Você pode se dar muito bem na prova, estudando em casa.

Existem diversos canais no YouTube, podcasts, blogs e outros com resumos, videoaulas e outros conteúdos gratuitos para vestibulandos. Eles são uma excelente oportunidade para você estudar com qualidade e garantir a sua aprovação no vestibular. 

4. Pense bem no curso que pretende realizar na faculdade

Existe uma infinidade de cursos e carreiras que você pode seguir. Por isso, pense bem na graduação em que pretende iniciar.

Fazer um teste vocacional é algo que ajuda muito a se conhecer melhor e escolher o caminho que se pretende seguir. O ideal é contar com a ajuda de um profissional especialista na área, como um psicólogo.

Porém, caso isso não esteja disponível para você, vale a pena fazer testes gratuitos que são encontrados facilmente na internet.

A vida de vestibulando pode até ser bem movimentada, mas acredite, você sentirá falta dessa época no futuro. Por isso, aproveite ao máximo, dedique-se e garanta o seu ingresso no ensino superior. A educação poderá mudar a sua vida!

Além do vestibular, você também pode fazer o Enem, que substitui o processo seletivo em muitas faculdades. Para você se dar bem no exame, criamos um planejador de estudos. Baixe agora mesmo! É totalmente gratuito!

Compartilhe:

Fique à vontade para deixar seu comentário sobre o conteúdo!

O seu endereço de e-mail não será publicado.