Existem diferentes áreas da Biomedicina que podem ser seguidas por quem realiza um curso de graduação nesse segmento.

O biomédico vem sendo cada vez mais requisitado nos estabelecimentos de saúde. Assim, os profissionais graduados têm uma boa absorção pelo mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre biomedicina?

Separamos as principais perguntas e respostas sobre o assunto para tirar todas as suas dúvidas.

De acordo com um levantamento feito pela revista Quero Bolsa, os biomédicos figuram na lista de profissionais mais contratados em 2020, para você ter uma ideia.

A mesma pesquisa concluiu que o salário médio desse profissional, no Brasil, é de R$3.554,68.

Quer saber mais sobre as principais áreas da Biomedicina em que você pode atuar? Então, continue a leitura!

Saiba quais são as principais áreas da Biomedicina e suas características

O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), órgão que regulamenta a profissão de biomédico no Brasil, classifica 31 áreas em que o profissional com essa graduação pode atuar. São elas, em ordem alfabética

1. Acupuntura;
  29. Sanitarista;
  30. Saúde Pública; e
  31. Toxicologia.

Viu como existem muitas áreas na Biomedicina? São várias as opções de carreira para quem escolhe essa graduação.

A seguir, vamos falar mais detalhadamente sobre esses segmentos, para que você possa conhecer e já ir pensando se gostaria de seguir carreira em algum deles. Vamos lá?

Análises ambientais

O biomédico que atua na área de análises ambientais é aquele que está capacitado a realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente.

A pessoa formada em Biomedicina pode trabalhar em órgãos públicos e privados que realizam análises técnicas e tratamento da água e do solo, por exemplo.

Também pode participar de perícias e emitir laudos e relatórios em tudo o que envolve as análises ambientais.

Banco de sangue

Os biomédicos também podem trabalhar em bancos de sangue. Nesse caso, além de realizar exames, o profissional desempenha funções organizacionais e administrativas.

Nesse segmento, o biomédico trabalha em parceria com médicos e enfermeiros, para atender os pacientes e as demandas do banco de sangue.

Biologia Molecular

A atuação em biologia molecular está relacionada às coletas de materiais e as respectivas análises de sua composição molecular.

Além disso, o profissional também pode atuar em perícias, emitindo laudos e pareceres técnicos sobre as situações.

áreas da Biomedicina Biomedicina molecular

Biomedicina Estética

Uma das áreas que mais tem crescido e sendo buscada pelos biomédicos é a biomedicina estética. Trata-se da aplicação dos conhecimentos para corrigir as disfunções estéticas corporais, faciais e o envelhecimento fisiológico.

A ideia é que o profissional possa atender pacientes que desejam realizar procedimentos estéticos para melhorar a sua aparência, conquistando assim uma melhor autoestima.

O biomédico que atua nesse segmento pode atuar, principalmente, em clínicas de estética. No local, poderá realizar procedimentos não-invasivos, como a aplicação de toxinas, peeling químico, entre outros processos.

Genética

Quem se forma em Biomedicina e deseja atuar na área de genética poderá realizar procedimentos diversos para a identificação de fragmentos de DNA, usando técnicas de citogenética.

O biomédico geneticista também realiza consultorias na área, faz pesquisas, analisa casos e assina laudos. A atuação pode ser em clínicas especializadas, hospitais e centros de pesquisa.

Imunologia

A área de imunologia ganhou bastante relevância recentemente, por conta da pandemia da Covid-19

O biomédico imunologista atua realizando análises do sistema de defesa do organismo humano. O profissional deve identificar e classificar os agentes patológicos.

Esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas, para que as pessoas possam se proteger contra doenças dos mais diversos tipos.

Patologia clínica

O biomédico que atua na área de patologia clínica coleta amostras e realiza todos os tipos de exames de análises clínicas, como os de sangue, urina e fezes.

Além disso, esse profissional pode emitir e assinar os laudos dos exames. Também está apto a assumir a responsabilidade técnica dos laboratórios de análises clínicas e estabelecimentos do tipo.

Sem dúvida, a patologia clínica é uma das áreas da Biomedicina que mais emprega e gera demanda para os profissionais que se formam no curso.

A importância do curso superior para atuar nas diferentes áreas da Biomedicina

Para atuar em qualquer uma das áreas da Biomedicina, é obrigatório ter a graduação específica. Por isso, o curso superior é tão importante para quem deseja seguir alguma dessas carreiras.

No Brasil, a profissão de biomédico é regulamentada. Assim, obrigatoriamente, os profissionais devem ser formados em Biomedicina ou em Ciências Biológicas – Modalidade Médica, para atuar no segmento.

Também é necessário que a instituição de ensino em que o curso é ofertado seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Caso contrário, o diploma não terá validade.

Além disso, após formado, o profissional deve obter o seu registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM), de sua localidade de atuação.

Na Faculdade Florence, o curso de Biomedicina forma profissionais aptos para atuar em todas as áreas que citamos. A graduação tem duração média de quatro anos e conta com um corpo docente altamente qualificado.

Agora você já sabe que para trabalhar em uma das áreas da Biomedicina, ter uma boa formação superior é essencial. E na Faculdade Florence você conta com uma excelente opção de graduação.

Para saber mais sobre o curso, acesse agora mesmo o nosso site e confira todas as informações!