Ao ingressar em curso de nível superior, além das aulas com professores qualificados, você poderá participar de ligas acadêmicas.

Essas iniciativas são formadas por acadêmicos, professores e profissionais com interesse em pesquisar e executar atividades relacionadas a determinada área do conhecimento.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Por isso, quando os alunos ingressam em ligas acadêmicas, conseguem aprender mais e estar mais próximos da área em que desejam executar as suas atividades profissionais.

Quer saber mais sobre as ligas acadêmicas? Então, prossiga com a leitura e veja informações interessantes sobre esse tipo de projeto interno nas faculdades e universidades.

Ligas acadêmicas: entenda o que são e como elas surgiram

As ligas acadêmicas são associações civis e científicas livres, sem fins lucrativos. As entidades são criadas por alunos e docentes das faculdades. Também é possível que profissionais de mercado sejam convidados para participar dos encontros.

Entre as atividades desenvolvidas pelas ligas acadêmicas, estão a promoção de eventos como aulas extras, palestras, feiras de ciências, grupos de estudo, pesquisas acadêmicas etc.

No Brasil, as ligas acadêmicas existem desde 1920, quando a Faculdade de Medicina da USP criou a Liga de Combate à Sífilis, que tinha o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o combate a essa doença.

Mais adiante, nos anos em que o nosso país viveu o Regime Militar (1964-1985), as ligas acadêmicas viveram o seu auge. Isso porque muitos estudantes questionavam os métodos do ensino universitário no país. Nesse caso, além dos eventos acadêmicos, as entidades também faziam frente e resistência ao governo ditatorial.

Atualmente, as ligas acadêmicas têm como foco a formação e o preparo de profissionais mais qualificados. Elas fazem parte do cotidiano de muitos estudantes e você, que pensa em ingressar em uma faculdade, pode fazer parte desses grupos.

Saiba como funcionam as atividades de uma liga acadêmica de faculdade

As ligas acadêmicas podem se estruturar de diversas formas. Porém, é importante que existam membros responsáveis pela gestão e condução das atividades.

Uma maneira de estruturar uma liga é criar mesas diretoras, com cargos como:

  • presidente;
  • vice-presidente;
  • secretário;
  • tesoureiro;
  • diretor de pesquisa;
  • diretor de extensão;
  • entre outros.

Também podem ser eleitos representantes docentes e discentes, para que representem os subgrupos que se formam dentro das ligas, quando for necessário tomar decisões.

No que se refere às regras para fazer parte de uma liga, cada instituição de ensino tem liberdade para criar as suas. No entanto, é comum que as faculdades exijam que os ligantes frequentem pelo menos 75% dos eventos promovidos pela entidade.

Essa frequência é importante, inclusive, para que o aluno possa receber um certificado, comprovando que ele frequentou determinada liga acadêmica durante o curso de graduação. Essa experiência abre portas e pode ser destacada no seu currículo, inclusive na plataforma Lattes e no LinkedIn. 

Além da frequência, também podem ser criadas regras, como a exigência da participação do membro em projetos de pesquisa e atividades.

A importância das ligas acadêmicas para a formação dos futuros profissionais

Para os alunos, participar de ligas acadêmicas pode ser bastante vantajoso. Ao ingressar numa dessas entidades, você terá mais contato com aquilo que está estudando. Isso pode, inclusive, servir para que uma colocação profissional seja conquistada.

Afinal, nas ligas acadêmicas também participam profissionais do mercado. Dessa forma, pode ser que um empresário ou profissional que possa indicá-lo para uma vaga de emprego ou estágio esteja participando de algum evento promovido e “vá com a sua cara”.

ligas acadêmicas ações

Além disso, a participação em eventos e pesquisas realizadas nas ligas pode servir para preencher o seu currículo. Para quem está procurando emprego e não tem muita experiência na área, essa pode ser uma alternativa interessante.

Vale lembrar que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) reconhecem a prática das ligas acadêmicas e incentivam as instituições de ensino e os alunos a ingressarem nesse tipo de atividade.

Conheça agora quais são as ligas acadêmicas existentes na Faculdade Florence

A Faculdade Florence conta com diversas ligas acadêmicas, que debatem assuntos interessantes e relacionados aos nossos cursos.

Os nossos alunos podem ingressar nessas ligas e conquistar muito mais aprendizado. São elas:

  • Projeto Saúde e Sorriso de Mãe para Filho;
  • Liga Obesidade e Síndrome Metabólica;
  • Liga de Estética e Reabilitação Oral;
  • Laneuro: Liga de Neurociências;
  • Liga de Diagnóstico Bucal;
  • Liga de Saúde da Mulher;
  • Farmacêutico do Bem;
  • Liga Bula Informativa;
  • Liga de Periodontia;
  • Memamorflorence;
  • OdonTootHope.

Dicas para ter sucesso ao participar de ligas acadêmicas na graduação

Agora você já sabe o que são ligas acadêmicas e como elas podem ser vantajosas para a sua carreira. Veja, a seguir, algumas dicas para ter sucesso ao fazer parte dessas entidades!

Seja ativo nas atividades da liga

É bem importante que você seja ativo nas atividades da liga, até mesmo para que consiga garantir a presença mínima exigida nos eventos.

Lembre-se que, ao entrar em um grupo, você assume responsabilidades. Por isso, antes do ingresso, avalie se você tem tempo para se dedicar às atividades.

Apresente ideias de eventos e ações

Os membros da liga podem sugerir e promover eventos e ações, juntamente com os colegas. Essas ações podem ser, inclusive, de cunho social. 

Se você é de um curso da área da saúde, como o de Enfermagem, pode sugerir eventos como blitz para fazer atendimentos às pessoas carentes, aferição de pressão arterial, exames rápidos de glicose e HIV, entre outros.

Esteja sempre disposto a aprender

Um dos principais benefícios das ligas acadêmicas é a promoção do conhecimento. Por isso, esteja sempre disposto a aprender com os colegas, professores e profissionais que fazem parte desses grupos.

E então, gostou da ideia de participar de ligas acadêmicas? Caso você ingresse em um curso da Faculdade Florence, poderá fazer parte de um dos nossos grupos.Para ingressar na faculdade, é importante ter uma boa nota no Enem.

Pensando nisso, resolvemos ajudar você. Baixe agora mesmo o nosso planejador de estudos e organize a sua rotina para arrasar no exame!

Compartilhe: