Ser chamado para uma entrevista de emprego é sempre um misto de emoções. Além da alegria de ser convidado para um processo seletivo, geralmente as pessoas também sentem uma tensão ou medinho de encarar os recrutadores.

Porém, se você se preparar adequadamente, não há o que temer. O objetivo da entrevista é fazer com que as empresas conheçam mais sobre os candidatos, analisem se eles têm o perfil adequado para as vagas e também possam analisar a desenvoltura de cada pessoa.

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Por isso, para você se dar bem nessa etapa dos processos seletivos, vale a pena fazer a lição de casa, estudando o perfil da vaga e da organização desejada.

Uma das coisas que devem ser estudadas são as principais perguntas que podem ser feitas em uma entrevista de emprego. Dessa maneira, você pode se preparar para respondê-las e ingressar mais facilmente no mercado de trabalho.

Daremos várias dicas neste artigo! Por isso, se você está se preparando para uma entrevista de emprego, não deixe de seguir com a leitura!

20 perguntas comuns na entrevista de emprego e como respondê-las

As perguntas de uma entrevista de emprego podem variar de uma empresa para outra, bem como de acordo com as especificidades de cada vaga. Porém, existem algumas questões que são mais corriqueiras e comuns de serem feitas aos candidatos.

Para que você possa se preparar bem para os processos seletivos, listamos 20 perguntas comuns na entrevista de emprego e como respondê-las. Confira, a seguir!

1. Por que você quer trabalhar em nossa empresa?

É muito comum os recrutadores perguntarem o que motiva os profissionais a quererem trabalhar na empresa. Ao responder esse questionamento, é preciso ter cuidado!

No fundo, todo mundo que procura um emprego quer conseguir uma colocação profissional, ter a oportunidade de crescer na carreira ou simplesmente ganhar dinheiro para se sustentar.

Não tem nada de errado nisso! Afinal, todos nós precisamos de grana para as despesas do dia a dia e queremos construir a nossa independência financeira.

Porém, responder apenas isso pode ser considerado muito básico pelos recrutadores. Aqui você precisa mostrar que fez a lição de casa e estudou sobre a empresa.

Fale, por exemplo, que você viu que a cultura da empresa acredita em valores que você se identifica e por isso se sente motivado a trabalhar nela.

Ao responder essa pergunta também vale dar aquela “inflada no ego” da empresa, mas sempre com o cuidado de não parecer “forçado” demais. Caso contrário, os recrutadores poderão pensar que você está sendo falso e descartá-lo da vaga.

2. Você poderia nos contar um pouco da sua experiência?

Provavelmente, os recrutadores pedirão para você fazer um breve resumo sobre a sua carreira acadêmica e profissional.

Ao responder essa pergunta, a nossa dica é para que você tente elencar em tópicos os seus empregos anteriores, contando quais foram os principais desafios e aprendizados em cada um deles.

Também fale sobre a sua vida acadêmica, explicando qual faculdade cursou ou está cursando e o que o fez escolher esse curso.

O único cuidado a ser tido aqui é para não se estender demais. Faça um resumo daquilo que é mais importante e deixe de lado as informações que agregam menos ao seu perfil profissional.

3. Qual é a sua formação?

Para responder a essa pergunta não tem segredo. Você deve falar qual é o curso que fez ou está fazendo na faculdade.

Diga o que o motivou a fazer o curso, qual a instituição de ensino que você frequentou ou frequenta etc.

Caso você tenha feito cursos de extensão, pós-graduação ou até mesmo em outras modalidades, pode citá-los, caso tenham a ver com as funções que você deverá exercer se for escolhido para a vaga.

4. Você é fluente em alguma língua estrangeira?

De acordo com o cargo que você está se candidatando, pode ser necessário ter o domínio de línguas estrangeiras, como o inglês e o espanhol.

Nesse momento, é preciso ser sincero e só dizer que você é fluente em determinado idioma se realmente for.

Caso você tenha um inglês básico ou  intermediário, por exemplo, deixe isso claro para o recrutador. Também diga que você pretende continuar estudando o idioma para, em breve, alcançar a fluência.

É melhor ser sincero e “perder uns pontinhos” na entrevista do que ser chamado para uma prova prática e não sair do “the book is on the table”, concorda? 

5. Por qual motivo devemos contratar você?

Essa é uma das perguntas mais temidas na entrevista de emprego. Realmente, ela pode ser bem “chatinha”, principalmente para quem não gosta de falar muito de si mesmo.

Porém, para você tirar ela de letra e conseguir bons resultados na entrevista, precisa ter um bom jogo de cintura e conseguir passar uma imagem vendedora de si mesmo.

O ideal é que você se venda como um produto, que pode solucionar um problema que a empresa tem. Aproveite a oportunidade para conectar algum potencial que você tenha com os desafios que devem ser enfrentados na vaga em que poderá ocupar, por exemplo. 

Mais uma vez, no entanto, entramos naquela questão da linha tênue. Tenha cuidado para não exagerar na imagem de “bonzão” e acabar sendo visto como alguém que está mentindo ou exagerando para conseguir a vaga.

6. Você gosta de trabalhar em equipe?

O trabalho em equipe é essencial para as empresas, tendo em vista que as tarefas de um colaborador influenciam na do outro.

Por isso, ao ser questionado sobre isso, mais do que “sim” ou “não”, é preciso justificar a sua resposta. Uma boa alternativa é lembrar de ocasiões em que você já trabalhou em equipe, em empregos anteriores ou até mesmo em projetos da faculdade.

Conte como foi essa experiência e como alguma situação desafiadora foi resolvida durante  o processo.

7. Como você se vê daqui a 5 anos?

É claro que nem sempre o que planejamos sai 100% à risca, tendo em vista que novas oportunidades e acontecimentos podem mudar o rumo de nossas vidas. Porém, é importante que todo profissional tenha um bom planejamento de carreira.

Por isso, quando os recrutadores perguntarem como você se vê daqui a 5 anos, você deve falar brevemente sobre como se imagina no futuro e o que pretende fazer para alcançar esses objetivos.

Se você falar que deseja ocupar um cargo de gerência na empresa, por exemplo, diga que para isso buscará apoio de supervisores, que pretende ter um bom relacionamento com todos e fará uma pós-graduação para se qualificar mais.

8. Como você ficou sabendo da vaga?

Pode ser que o entrevistador pergunte sobre como você ficou sabendo da vaga. Esse é um momento em que você pode se destacar!

Caso a vaga tenha sido indicada por um amigo ou conhecido que já trabalha na empresa, por exemplo, diga quem é essa pessoa e o que ele falou sobre a  empresa que o motivou a também querer fazer parte da equipe.

Se você descobriu a vaga nas redes sociais, classificados de um jornal ou em outras mídias, diga o que mais chamou atenção no anúncio e que o motivou a enviar o currículo.

9. Quais são os seus pontos fortes?

Chegou a hora de falar bem de você, mas sempre com cuidado para não exagerar! Aqui, você precisa ser sucinto, explicando brevemente quais são as habilidades e características que fazem você se destacar.

Conte se você tem uma boa comunicação, habilidade para falar com pessoas, boa escrita etc. Se possível, descreva brevemente uma situação em que essa característica fez a diferença.

10. Quais são os seus pontos fracos?

Todos nós temos fraquezas e os recrutadores também precisam conhecê-las para avaliar o seu autoconhecimento.

Para evitar que os pontos fracos tenham impacto negativo, uma boa ideia é dizer o que você faz para melhorá-los.

Se você julgar que não é bom com a comunicação escrita, por exemplo, diga que está treinando isso em casa e até já está fazendo alguns cursinhos online sobre redação empresarial.

11. Você está se candidatando a vagas em outras empresas?

Essa pergunta é um famoso “pega ratão”. É claro que os entrevistadores sabem que, é bem provável, que você também tenha mandado currículo para outras empresas, principalmente se estiver desempregado e precisando de dinheiro.

Porém, o objetivo da questão é avaliar se você está sendo sincero nas outras respostas. Dessa forma, uma boa maneira de responder essa pergunta é dizendo que sim, você está se candidatando a outras vagas similares a essa, em empresas com as quais você se identifica e que acha que poderia contribuir.

12. Por que você está deixando o seu emprego atual?

Caso você já esteja trabalhando, pode ser que o empregador pergunte sobre os motivos que fazem com que você pense em deixar o emprego atual.

Isso não pode ser visto como uma oportunidade para desabafar e falar mal do seu empregador atual! 

O que você pode dizer é que não se sente mais motivado na empresa e atual e que não percebe novas oportunidades de crescimento na empresa em que se encontra, por exemplo.

13. Por que você ficou tanto tempo sem trabalhar?

Com o desemprego em alta no Brasil, infelizmente, são muitos os casos em que as pessoas ficam muito tempo sem trabalhar.

Caso esse seja o seu caso, seja sincero com o recrutador e diga que você está com essa lacuna no currículo por falta de oportunidades, mas que você não ficou parado nesse momento.

Aqui vale falar sobre cursos, trabalho voluntário, entre outras atividades que você tenha desempenhado no período em que esteve desempregado.

14. Por que você quis mudar de carreira?

A entrevista de emprego, muitas vezes, é feita no momento em que o candidato está fazendo uma transição de carreira.

Nesse caso, você também precisa ser sincero e contar o que motivou você a se aventurar a cursar uma segunda faculdade ou fazer uma pós-graduação para mudar os rumos da sua carreira, por exemplo.

15. Como você lida com situações de pressão?

O trabalho sob pressão, muitas vezes, acontece nas empresas. Por isso, os recrutadores precisam saber como você lida com essa situação.

Você pode explicar dizendo que critérios utiliza para julgar quais são as atividades que deve fazer de forma prioritária, por exemplo.

16. Quais são as suas expectativas de salário?

Realização profissional e planos de carreira são importantes, mas seria hipocrisia dizer que o salário não é um fator dos mais essenciais ao se candidatar para uma vaga de emprego.

Por isso, aqui é preciso ter sinceridade e não dar respostas genéricas como “o que a empresa estiver disposta a pagar”.

Você pode fazer uma consulta sobre a média salarial para o cargo que ocupa e dizer que gostaria de receber um valor aproximado a esse, mas que está aberto a negociações, caso for necessário.

17. O que você costuma fazer nas horas vagas?

Com esse tipo de pergunta, o recrutador pretende descobrir mais as suas características pessoais e fazer conexões com as atribuições necessárias para a vaga.

Seja sincero e conte quais são os seus hobbies, como ficar com a família, sair com os amigos, praticar esportes, fazer artesanato, ler, entre outras tantas possibilidades.

18. Por que você foi demitido do emprego anterior?

Se o entrevistador fizer essa pergunta, você precisa ser sincero e destacar o motivo da demissão registrada na carteira profissional ou contrato de trabalho.

Diga que a demissão o fez abrir os olhos para recomeçar a sua vida profissional e aponte como a vaga para a qual você está se candidatando é uma boa opção para isso.

19. Você pode indicar pessoas que possam dar referências de você?

Aqui, o entrevistador está testando a sua capacidade de fazer networking. Por isso, você pode passar o contato de antigos chefes, professores ou colegas de trabalho que possam repassar informações suas.

20. Você tem alguma pergunta?

Finalmente, o recrutador deve encerrar a entrevista pedindo ao candidato se ele tem alguma pergunta sobre a empresa ou a vaga.

Aqui você pode aproveitar o momento e tirar as suas dúvidas sobre benefícios, salários, local e modalidade de trabalho etc. É bom esclarecer tudo o que precisa, tendo em vista que a vaga também deve ser benéfica para você.

Além de saber como responder as perguntas, na entrevista de emprego, sempre adote boas práticas como se vestir bem, ser pontual e ter cordialidade com o recrutador. Isso vale para conversas presenciais e também online.

Se você está tentando ingressar ou reingressar no mercado de trabalho, ter uma boa apresentação é essencial. Por isso, baixe agora 5 modelos de currículo que o deixarão mais perto da realização do seu sonho!

Compartilhe: