Ao fazer um curso de graduação em uma faculdade, o aprendizado do aluno não se limita à teoria ensinada na sala de aula. Pelo contrário, o estudante é estimulado a colocar em prática aquilo que aprendeu e isso pode ser realizado nos projetos interdisciplinares.

Esses projetos são de grande importância para a vida acadêmica dos estudantes, tendo em vista que ajudam a fixar o aprendizado e entender melhor os conteúdos aprendidos em aula. 

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Além disso, os projetos interdisciplinares colocam os alunos de diferentes cursos em contato, promovendo uma interação similar à que acontece no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre os projetos interdisciplinares e a sua importância na vida acadêmica? Então, prossiga com a leitura!

Projetos interdisciplinares: entenda o que são e a sua importância

A interdisciplinaridade pode ser definida como o processo de conexão entre as disciplinas. Isso é bem comum de acontecer em empresas de qualquer segmento, que demandam diferentes profissionais para executar as suas atividades.

Vamos imaginar, por exemplo, um hospital. Nesse ambiente, trabalham profissionais com diferentes habilitações, embora a maioria deles tenha em comum o trabalho na área da saúde.

Nos hospitais, as equipes multidisciplinares são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais.

Em muitos casos, esses profissionais se reúnem e discutem, cada um contribuindo com os conhecimentos de sua área, sobre a melhor forma de conduzir os tratamentos dos pacientes.

Depois disso, quando um planejamento estiver traçado, cada um desenvolve as suas atividades específicas. Porém, as conversas entre as áreas devem continuar existindo.

Nas faculdades, os projetos interdisciplinares se voltam justamente para promover essa conexão entre cursos. Assim, os estudantes poderão já simular e colocar em prática o que deverão realizar quando estiverem no mercado de trabalho.

Em resumo, os projetos interdisciplinares proporcionam o diálogo entre diferentes áreas e seus conceitos, com o objetivo de integrar os conhecimentos distintos e dar sentido a cada um deles.

Deve-se lembrar, no entanto, que o objetivo dos projetos interdisciplinares não é anular conhecimentos de outras áreas, mas sim promover conexões entre diferentes segmentos.

Veja quais são as atividades desenvolvidas em projetos interdisciplinares

As faculdades podem promover diferentes atividades em projetos interdisciplinares, de acordo com os cursos que são oferecidos por cada instituição.

Veja, a seguir, algumas atividades que são desenvolvidas em projetos interdisciplinares das faculdades!

Competições com gamificação

Os projetos interdisciplinares com gamificação usam a ludicidade dos games para engajar os estudantes nos processos de aprendizagem.

Para isso, a instituição de ensino pode promover eventos digitais, com os alunos participando de jogos online, que simulam as práticas profissionais, por exemplo.

Essa é uma maneira bastante lúdica e divertida de aprender a colocar os seus conhecimentos em prática.

Atuação em clínicas-escola

As clínicas-escola são projetos interdisciplinares em que os profissionais da área da saúde participam do dia a dia de uma clínica para testar os seus aprendizados.

Dessa forma, é possível atender a pacientes reais e colocar em prática os conhecimentos que foram aprendidos em sala de aula.

É claro que todas as atividades são supervisionadas por professores e profissionais qualificados. Assim, eles podem orientar os alunos sobre as melhores práticas e intervir nos atendimentos, caso for necessário.

Realização de estágios

Os estágios são obrigatórios em praticamente todos os cursos de graduação. Geralmente, eles são realizados quando os alunos já estão na etapa final da faculdade, quando adquirem a maior parte dos conhecimentos necessários para a prática profissional.

Nos estágios, o estudante é inserido no mercado de trabalho e passa a desenvolver atividades da área em que vai se formar, sempre com um profissional experiente atuando como supervisor.

Os estágios também são considerados projetos interdisciplinares, tendo em vista que os estudantes terão contato com a prática profissional e o convívio com especialistas em diferentes áreas.

Imagine, por exemplo, um estudante de Direito que realiza o estágio no departamento jurídico de uma empresa. Nesse caso, ele estará em contato com advogados, contadores, administradores, entre outros profissionais da organização.

Projetos de pesquisa

A interdisciplinaridade também pode ser vista em projetos de pesquisa. As faculdades e universidades promovem grupos com alunos, que atuam pesquisando sobre os mais diversos temas, sendo supervisionados por professores orientadores.

Em um mesmo projeto de pesquisa podem participar estudantes de diferentes áreas, cada um contribuindo com os seus conhecimentos específicos. Assim, se conseguem resultados bem mais efetivos e que podem ser de grande contribuição para toda a sociedade.

Saiba como os projetos interdisciplinares são desenvolvidos nas ligas acadêmicas

As ligas acadêmicas são associações civis e científicas livres e sem fins lucrativos. Nas faculdades, elas são mantidas por alunos e professores, além de receberem profissionais de mercado, eventualmente.

Essas entidades promovem eventos como aulas extras, palestras, feiras, congressos, grupos de estudos etc. Tudo isso promove a interação entre diferentes áreas, sendo as ligas acadêmicas um excelente ambiente para que se desenvolvam projetos interdisciplinares.

A Faculdade Florence, por exemplo, conta com ligas acadêmicas que auxiliam os alunos a exercerem as atividades de suas profissões ainda na faculdade. Assim, os estudantes saem da nossa instituição preparados para os desafios do mercado de trabalho e aptos a concorrem às melhores vagas de emprego.

Entre outras formas, você pode ingressar nos cursos da Faculdade Florence com a nota da prova do Enem. Para se preparar, baixe agora mesmo o nosso planejador de estudos e organize a sua rotina para arrasar no exame!

Compartilhe: