Você sabe como funciona a clínica-escola? Geralmente são os alunos de graduação dos cursos da área da saúde que conhecem esse termo. Estamos nos referindo a um projeto em que os formandos participam de uma clínica para testar seus aprendizados.

Os atendimentos médicos são oferecidos à população para atender comunidades e aprimorar as técnicas dos estudantes. Vem com a gente conhecer essa iniciativa!

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

O que é clínica-escola?

Os profissionais de saúde definitivamente precisam passar por essa etapa. Os serviços oferecidos na clínica-escola são responsáveis por proporcionar momentos de relevância para os alunos da área.

Caso eles estejam cursando Biomedicina, Odontologia, Enfermagem ou outros cursos da área da saúde, podem aprender e contribuir com o projeto.

Vale ressaltar que todos os procedimentos que acontecem nesse projeto são supervisionados por profissionais.

Os professores e atuantes das áreas contribuem acompanhando o trabalho dos estudantes. Por esta razão, esse programa de extensão é confiável, afinal, existe uma garantia de qualidade do serviço prestado.

O trabalho em equipe em prol do acesso à saúde para todos

Não há restrição para os pacientes que são atendidos na maioria das clínicas-escola. Na maioria dos casos, as consultas são gratuitas e isso facilita o acesso à saúde por parte da população.

Por esta razão, o projeto é considerado de grande importância para as comunidades.

O programa de extensão beneficia tanto os estudantes quanto os pacientes. Os graduandos podem ter experiências com o público e os pacientes cuidam da saúde com estudantes dedicados.

Quais as vantagens da clínica-escola para o futuro profissional?

A clínica-escola serve como uma conexão entre os futuros profissionais e a comunidade local. De forma geral, os benefícios desse projeto de extensão englobam os estudantes da graduação, a população e a universidade.

Durante a graduação, os alunos são expostos ao conteúdo teórico e suposições de como acontece na vida real. Embora tenham aulas práticas na faculdade, os estudantes não possuem uma noção aprofundada sobre os atendimentos.

Suprindo essa necessidade, o projeto de extensão com serviços de saúde para atender a comunidade foi implementado em muitas faculdades renomadas.

Todas as pessoas que precisarem de uma consulta podem agendar um horário de atendimento.

clínica-escola vantagens

Confira a importância da clínica-escola

Já sabemos que esse projeto é de suma importância para os alunos que estão próximos de concluir o curso do ensino superior. A primeira experiência na prática pode transformar os conhecimentos dos alunos, já que eles vão guardar as lembranças para sempre.

Os atendimentos na clínica comunitária são constantemente avaliados, para torná-los ainda melhores para os pacientes. Futuramente, quando eles estiverem atuando na sua área específica, podem utilizar a primeira experiência como uma base.

Essas clínicas proporcionam uma melhora significativa na prática dos estudantes do ensino superior. Elas aumentam a reputação das faculdades que investem na realização do programa, justamente por demonstrar comprometimento com a sociedade.

Qual o papel da clínica-escola para a comunidade?

O projeto clínica-escola contribui fortemente para a carreira profissional dos graduandos. Por meio do programa de extensão, eles adquirem experiência de atendimento ao público e se sentem mais preparados para enfrentar o mercado.

Mas quando pensamos no papel dessa clínica para a comunidade, percebemos que há inúmeras vantagens. Algumas visitas deste programa alcançam lugares que têm uma situação difícil de acesso à saúde. Graças ao projeto, os pacientes são atendidos.

Sem o apoio da faculdade junto do esforço e da dedicação dos alunos, não seria possível concretizar essa ideia.

Os alunos integrantes do projeto atendem o máximo de pacientes possível para cuidar da saúde deles.

Conheça a clínica-escola da Faculdade Florence

Aqui temos um excelente exemplo de como a clínica-escola é fundamental para os estudantes da graduação. O Instituto Florence de Ensino Superior conta com o projeto Clínica-Escola Professora Dra. Filomena Barbosa Gomes Galas.

Esse programa de extensão inclui diferentes áreas, como clínica odontológica, ambulatório de cuidados e o laboratório de análises clínicas.

Caso os cidadãos precisem desses atendimentos, podem contactar a Faculdade Florence.

A Faculdade Florence sempre teve a missão de promover saúde e cidadania por meio de orientação e assistência com foco na educação para a saúde. Diversos serviços são oferecidos em comunidades pelos projetos do Instituto Florence.

Confira o funcionamento dessa clínica-escola

O programa oferece consultas em diversas áreas, como estomatologia, radiologia, periodontia dentística, endodontia, prótese fixa e cirurgia. Além de atender a população, os alunos da graduação podem colocar em prática as teorias aprendidas.

Os horários de atendimento da clínica-escola da Faculdade Florence ocorrem de segunda à sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.

Os agendamentos em todas as áreas mencionadas podem ser previamente feitos pelo telefone de contato do projeto, disponível nesta página.

Os cidadãos costumam procurar os atendimentos nas clínicas-escola por serem mais acessíveis. Em alguns casos, determinadas consultas são oferecidas gratuitamente. Tudo depende da instituição que viabiliza o programa de extensão.

Quem pode ser atendido na clínica-escola?

Outro diferencial da clínica-escola está na acessibilidade, os serviços fornecidos pelos melhores alunos de um curso estão à disposição de todos. Basta que os interessados entrem em contato com o projeto para marcar uma consulta.

É importante estar com um documento de identificação com foto e CPF, além de dados pessoais, como número de telefone fixo e/ou celular. Caso alguém esteja à procura dos atendimentos da clínica para menores de idade, basta levar a certidão de nascimento.

A clínica-escola existe em diversas instituições de ensino superior, em todo o país. Logo, é fácil encontrá-la em diversos estados. Os cidadãos devem aproveitar tudo que esse projeto enriquecedor tem a oferecer e cuidar da sua saúde.

O que achou do artigo? Além dos textos, disponibilizamos mais conteúdo para você ficar por dentro de tudo sobre os assuntos da graduação. Aproveite e baixe agora o guia do profissional de saúde!

Compartilhe: