Se você é estudante no Ensino Médio ou concluiu os estudos na escola e agora quer ingressar na faculdade, certamente já ouviu falar sobre a importância da nota do Enem, não é mesmo?

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998, com o objetivo de mensurar o desempenho de aprendizado dos alunos das escolas públicas e privadas brasileiras. Desde então, a nota obtida na prova serve para diversas finalidades na vida do estudante, como o ingresso em cursos superiores.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Neste artigo, você entenderá mais sobre como a nota do Enem é calculada e as opções que você tem ao utilizá-la para abrir portas no universo acadêmico. Acompanhe!

Entenda como a nota do Enem é calculada

Para compreender como a nota do Enem é calculada, é preciso conhecer um pouco mais sobre a prova. O exame tem 180 questões objetivas e uma redação.

As perguntas são distribuídas em quatro grandes áreas do conhecimento, que abrangem os conteúdos estudados nos três anos do Ensino Médio. 

As áreas que são cobradas na prova do Enem e as respectivas disciplinas que abrangem são as seguintes:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira (espanhol ou inglês);
  • Matemática e suas tecnologias: matemática;
  • Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia.

A partir do desempenho que o aluno tem em cada uma das áreas da prova, é calculada uma média. Porém, o cálculo é bastante complexo e somente pode ser realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O Inep avalia os estudantes por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Dessa forma, os participantes não são avaliados apenas pela quantidade de acertos nas provas. 

Isso porque cada questão recebe um valor específico, de acordo com a quantidade de acertos. Em outras palavras, se um estudante acertar uma questão considerada difícil e que a  maioria dos outros participantes errou, terá uma nota maior, por exemplo.

Esse sistema explica porque existem casos em que uma pessoa que acertou mais questões tem a nota do Enem menor do que outra que respondeu menos perguntas corretamente.

Nota do enem gabarito

Veja 5 opções para usar a nota do Enem

Agora que você já descobriu como a nota do Enem é calculada, saiba como utilizá-la para entrar no Ensino Superior.

1. Ingressar em universidades públicas

A nota do Enem pode ser utilizada para ingressar em cursos nas universidades públicas. Para isso, você precisa participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Qualquer estudante pode participar do Sisu, desde que não tenha tirado nota zero na redação do Enem. 

Vale lembrar que cada universidade tem autonomia para decidir a nota mínima para os processos seletivos de seus cursos. Por isso, não dê bobeira: é preciso estar atento às exigências da instituição em que você deseja estudar.

2. Ganhar bolsas de estudos em faculdades particulares

A nota do Enem também pode servir para que você ingresse gratuitamente em universidades particulares. Coisa boa, né? Para isso, é necessário se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni).

O ProUni distribui bolsas de estudos parciais e integrais em diversas faculdades particulares, com boa avaliação pelo MEC. 

Para ganhá-las, o estudante precisa comprovar que tem uma renda mensal de até três salários mínimos por pessoa. A nota do Enem também precisa ser de, no mínimo, 450 para participar do ProUni.

3. Ingressar como aluno pagante em universidades particulares

Quem não se enquadra nas exigências do ProUni e deseja estudar como aluno pagante em uma universidade particular, também pode usar a nota do Enem para isso. 

Muitas instituições permitem que os ingressos nos cursos sejam feitos com o uso da nota do Enem, dispensando assim o vestibular. Há também algumas faculdades que permitem a substituição da prova de redação, pela nota obtida nessa categoria no exame.

Em alguns casos, alunos que tiveram uma boa nota no Enem também podem ganhar descontos nas mensalidades ou bolsas de estudos oferecidas pelas próprias faculdades. Verifique isso com a instituição em que pretende ingressar.

4. Conseguir financiamento estudantil pelo Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um empréstimo que os estudantes podem fazer para pagar a faculdade, com juros mais baixos do que é praticado pelas instituições financeiras.

Quando alguém solicita o Fies, começa a pagar o curso feito em uma instituição particular apenas depois de formado. A nota do Enem é considerada para que se consiga o financiamento, sendo necessário ter somado, no mínimo, 450 pontos.

5. Ingressar em universidades internacionais

Agora, uma curiosidade: a nota do Enem também pode ser usada para ingressar em universidades internacionais. Existem instituições de ensino em diversos países, que aceitam matrículas de estudantes brasileiros, por meio do resultado obtido no exame do Ensino Médio.

Portugal, Reino Unido, França, Estados Unidos e Canadá são exemplos de países com universidades que aceitam o ingresso de brasileiros com a nota do Enem. Como isso não é algo regulamentado pelo Governo do nosso país, no entanto, é preciso atender as exigências de cada instituição.

Na França, por exemplo, as universidades que aceitam brasileiros exigem que os estudantes tenham sido aprovados anteriormente em cursos similares, em uma instituição do nosso país.

Se você deseja estudar fora do país, vale a pena dar uma pesquisada nisso e, quem sabe, se aventurar pelo mundo!

Agora que você já sabe como usar a nota do Enem, precisa caprichar nos estudos para conseguir uma avaliação alta. Assim, terá mais facilidade para utilizá-la de diversas maneiras.

Fique ligado em nossas redes sociais para mais dicas interessantes! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Compartilhe: