Quer entrar com tudo no curso superior? Então é super importante ficar de olho no Sisu!

Esse é um dos métodos mais importantes para conseguir sua vaga em universidades públicas de qualquer lugar do país.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Continue a leitura para saber como e quando participar, e não perca essa super oportunidade!

O que é o Sisu?

Sisu significa Sistema de Seleção Unificada. Ele foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para facilitar o acesso de estudantes às vagas de instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil.

Ele é totalmente automatizado e válido para vários tipos de curso, o que significa que todo o processo é feito rapidamente por um sistema: você só precisa de computador e internet para acompanhar seu status.

Para funcionar, o Sisu depende da sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Portanto, não deixe de fazer uma boa prova!

Quem pode participar do Sisu?

Qualquer pessoa pode participar do Sisu. A única exigência é que o Enem tenha sido prestado no ano anterior ao processo seletivo.

Além disso, é fundamental que você tire uma nota acima de zero na redação. Em relação ao restante das provas, não há qualquer restrição de nota.

O que você deverá observar, na verdade, é a famosa nota de corte. Ela corresponde à nota do último candidato que seria aprovado no curso.

Não sabe qual é a nota do seu curso? Você pode pesquisar na internet por listas de anos anteriores, porque ela não é fixa.

E, a partir disso, poderá fazer uma média. Apenas tenha em mente que entre o primeiro e o último dia de inscrições, ela pode ser alterada várias vezes.

Dessa forma, é importante que você consiga um total igual ou superior a uma média entre os anos anteriores para garantir sua entrada na universidade, de acordo com a quantidade de candidatos por vaga.

Em que tipos de curso você pode entrar com o Sisu?

O Sisu permite que você ingresse em vários tipos de cursos de universidades públicas. Como, por exemplo:

Curso tecnólogo

Tem a duração de 2 a 3 anos. É ideal para quem quer ter uma rápida inserção no mercado de trabalho. As disciplinas são mais práticas e voltadas para o ambiente profissional.

Curso de bacharelado

Os cursos de bacharelado duram de 4 a 6 anos. Oferecem um foco maior na área de estudo, e o aluno tem um excelente aprofundamento em partes práticas e teóricas.

Curso de licenciatura

A licenciatura abrange cursos voltados para a área da educação básica. Também envolve teoria e prática e dura em média 4 anos.

Ainda é importante lembrar que alguns cursos podem exigir provas complementares, como de Habilidades Específicas.

Sisu prova

Quando o Sisu acontece?

O Sisu não tem uma data fixa para acontecer. Portanto, é preciso ficar ligado na divulgação do cronograma, que é liberado logo no início do ano.

Basta acessar constantemente o site do programa e conferir as etapas, datas e explicações para a inscrição.

Não se esqueça de ler com atenção o edital. Afinal, algumas mudanças de última hora podem acontecer, e serão avisadas por meio deste documento.

Como se inscrever no Sisu?

A inscrição do Sisu é feita totalmente online e de forma gratuita. Para isso, entre no site e insira seu número de inscrição e senha do Enem do ano anterior.

Assim que você acessar a plataforma, selecione os cursos de sua preferência. Existem alguns filtros de busca na página, que podem ajudar: turno, curso, localidade e instituição.

O programa ainda te dá a oportunidade de escolher dois cursos, em ordem de preferência. Durante o período de inscrições, você ainda consegue fazer alterações, caso mude de ideia.

Vale lembrar que você pode ser selecionado para a sua segunda opção, mesmo aprovado na primeira. Assim, dependerá de você escolher em definitivo o que quer fazer!

Quais são as principais regras de funcionamento do Sisu?

Para participar do Sisu, as regras não têm segredo. Participar do Enem do ano anterior, com nota acima de zero na redação, e escolher duas opções de cursos, como já foi dito.

Neste caso, é importante reforçar um detalhe. As alterações em relação ao curso podem ser feitas somente com as inscrições abertas, então cuidado!

Não fique mudando a todo o momento, porque você pode perder seu lugar quando menos espera. Além disso, o sistema pode apresentar algumas oscilações, devido ao número de acessos.

Isso faz com que você não consiga retornar a uma opção inicial quando precisar. Por isso, é importante ter atenção e avaliar bem seus desejos e possibilidades de carreira.

Para facilitar a visualização de dados, além do computador, você também pode acessar um aplicativo pelo celular.

Por lá, conseguirá ver as notas de corte atualizadas, suas informações cadastrais do Enem e as notas de suas provas. Ele só não permite a alteração de cursos, que continua sendo feita pelo computador.

Quais faculdades participam do Sisu?

Hoje, o Sisu tem mais de 100 faculdades e universidades públicas participantes do programa.

Em geral, as instituições ofertam semestralmente vagas em cursos de graduação. Em ambas as ocasiões, você pode tentar a entrada pelo sistema.

Fique de olho nos editais, cronogramas e anúncios que são feitos pela universidade na qual você quer estudar. Assim que as inscrições são fechadas, em alguns dias você já saberá se faz ou não parte da lista de ingressantes do curso.

Mas a lista do Sisu é mutável. Pode ser que algum candidato desista de uma vaga na universidade que você quer, por ter conseguido outra oportunidade.

Isso significa que, se você estiver na lista de espera, pode ainda ser chamado. É comum ter, pelo menos, três chamadas nas universidades antes do início do ano letivo.

Então, caso você não esteja incluso na primeira lista, tenha calma! Pode ser que seu momento ainda esteja para chegar.

Pronto! Você já está craque quando o assunto é Sisu. Com esse guia em mãos, é só acompanhar o cronograma de perto, estudar bastante para fazer um bom Enem e ingressar no curso e na universidade dos seus sonhos.

E aí, curtiu nossas dicas sobre o programa? Acompanhe mais novidades sobre estudos e carreira em nossas páginas do Facebook, do Instagram e do LinkedIn!

Compartilhe:

Tags: ,