Você sabe o que é metaverso? Provavelmente você já ouviu esse termo por aí, em filmes, séries, ou até mesmo no noticiário. É uma tendência que veio para ficar e revolucionar o jeito que a gente usa os ambientes digitais. 

E acredite: ela influencia inclusive o mercado de trabalho. Quer saber mais? Confira a seguir!

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

O que é metaverso e como funciona?

Se a gente analisar o termo, ele combina as palavras meta, que quer dizer além, e verso, que tem a ver com universo. Só por aí, dá para perceber que o conceito é profundo, não é verdade?

Mas, afinal, o que é metaverso na prática? Nada mais é do que um grande espaço digital que reúne várias tecnologias, como redes sociais, realidade virtual e aumentada, criptomoedas, entre outros.

É possível interagir com outras pessoas virtualmente dentro desse espaço. Essa interação é feita usando avatares ou personagens. Alguém lembra do Second Life, febre nos anos 2000? O metaverso tem uma pegada parecida.

Além da socialização com usuários, ainda é possível fazer compras e várias outras atividades. O objetivo é permitir, em um futuro próximo, viagens virtuais ainda mais profundas.

Vale lembrar que esse espaço é, basicamente, uma rede com simulações e construções em 3D. Tudo é e não é real ao mesmo tempo. Parece confuso, né? E o número de pessoas que podem se concentrar dentro dele não tem fim.

A pandemia teve um papel importante para criar o metaverso. Afinal, todo mundo ficou ainda mais dependente do mundo digital por causa do distanciamento.

Embora a visão completa desse ambiente ainda demore a se concretizar e dependa de política, negócios e investimentos, o que temos hoje é uma representação e tanto das oportunidades que o metaverso vai permitir nos próximos anos.

Hoje, ele funciona com avanços técnicos que misturam simulações. Mas acredite, ainda é preciso ir mais além, então resta acompanhar de perto todas as transformações que ainda vão aparecer por aí.

Quem criou o metaverso?

O conceito de metaverso apareceu pela primeira vez em um livro de ficção científica publicado em 1992 chamado “Snow Crash”, escrito por Neal Stephenson. Nele, os personagens usavam uma realidade virtual para interagir em um cenário tecnológico semelhante a um jogo.

Mais tarde, outro escritor, Ernest Cline, lançou um romance futurista chamado “Jogador Número 1”, com uma proposta bem parecida. Fez tanto sucesso que até virou filme dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg. É mole ou quer mais?

A partir disso, vários projetos começaram a se desenvolver baseados no contexto. Jogos populares como Roblox, Minecraft e Fortnite permitem que participantes criem avatares e cumpram missões em ambientes com outras pessoas.

Não há ninguém que detenha os direitos sobre o metaverso. Mas… o Meta, antigo Facebook, e a Microsoft são duas empresas que trabalham para tornar esse ambiente digital ainda mais avançado. De bobos eles não têm nada, vai vendo!

Quais as tecnologias utilizadas para acessar o metaverso?

Como você pode ver, definir o que é metaverso ainda não é possível porque tudo ainda é muito novo. O que dá para entender mesmo é que a transformação digital que ele impulsiona é um processo que está evoluindo. 

Aí você pode se perguntar: “Tá, mas quais são as tecnologias usadas para fazer tudo isso?”. São estas:

Realidade virtual

Um ambiente 3D que reproduz o mundo real e precisa de óculos, fones de ouvido e sensores especiais para ser usado.

Realidade aumentada

Ela combina mundo real e mundo físico. Um ótimo exemplo disso é o jogo Pokémon Go.

Realidade mixadas

Propõe a interação real do usuário com objetos virtuais e funciona como uma mistura da realidade virtual e aumentada.

Web 3.0

Traz uma internet considerada muito mais imersiva e aberta, em que não há controle sobre a privacidade e permite que usuários ganhem dinheiro online.

NFT

Significa “token não fungível” e permite a venda de produtos que nem existem no mundo físico. No entanto, quando existirem, serão de direito exclusivo do comprador.

Qual a relação entre metaverso e mercado de trabalho?

Não é segredo para ninguém que o mercado de trabalho atual tem uma grande demanda tecnológica. Sendo assim, é de se esperar que o metaverso comece a fazer parte dessa realidade.

E já dá para ganhar grana com ele! Algumas atividades já geram salários e ganhos para os participantes. Como são os casos das NFTs e também das criptomoedas.

Parece tudo tão fácil, né? Mas para ter retorno financeiro, é preciso investir. E ainda há outras atividades e profissões que poderão atuar dentro desse contexto. Designers e programadores terão um espaço cativo dentro do metaverso. Afinal, a construção desse mundo depende deles.

Além disso, existem as profissões que ainda podem se beneficiar das descobertas e tecnologias do metaverso. Por exemplo, a Biomedicina, a Farmácia, a Enfermagem e outras áreas de saúde e biológicas. Já imaginou exames, cirurgias e procedimentos sendo testados dentro do metaverso?

Enfim, quem tem amplo conhecimento sobre tecnologia ou precisa dela para sua área de atuação, e quem sabe o que é metaverso e como fazer parte dele fará a diferença no mercado de trabalho.

Mais do que isso, será valorizado por empresas que buscam estar inseridas nesse novo conceito. E acredite, são muitas e grandes.

Como entrar no metaverso?

Agora que a gente explicou tudo, bateu aquela curiosidade para acessar logo esse tal de metaverso, fala a verdade? Existem algumas maneiras de entrar nele. Uma delas é como investidor.

Você pode comprar terrenos virtuais, NFTs, ações, fundos de investimento ou criptomoedas

O próprio Meta, antigo Facebook, viabiliza esse tipo de investimento. No entanto, é preciso ter fundos: em alguns casos, o investimento mínimo é de R$1 mil.

De um jeito mais rápido e em conta, você acessa o metaverso também por meio dos jogos. Criar uma conta no Roblox, por exemplo, é simples, e você já começa a jogar com outras pessoas imediatamente.

É uma forma de explorar as possibilidades e entender o que esperar do metaverso no futuro. Ele, aos poucos, está mudando a nossa forma de fazer as coisas, e talvez se preparar para isso de uma forma mais descontraída possa ajudar na adaptação.

Pra você ter uma ideia, cerca de 6% dos brasileiros que têm acesso à internet já experimentaram alguma dessas opções. A previsão é que até 2026, um em cada quatro usuários vai passar aproximadamente uma hora dentro de um mundo virtual.

E aí, gostou de saber mais sobre o que é metaverso? A dica agora é ficar de olho em como ele pode influenciar a sua área de atuação e a sua profissão. Assim, você sabe o que esperar para seu futuro, e como se adaptar a essa transformação digital. 

Aliás, uma ótima maneira para começar a se preparar é montar um plano de carreira. Que tal descobrir como agora mesmo?

Compartilhe: