O mercado da beleza é muito grande no Brasil!

Para voc√™ ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa divulgada em uma reportagem do portal Terra, somos o terceiro pa√≠s que mais consome produtos e servi√ßos dessa √°rea. √Č por isso que se tornar um profissional de Est√©tica √© bastante promissor.

6 passos para se tornar um esteticista de sucesso

Faça o download gratuito do checklist e saiba como arrasar na carreira!

Se voc√™ gosta de lidar com quest√Ķes relativas √† beleza e que ajudam as pessoas a elevarem a sua autoestima e autoconfian√ßa, pode se dar muito bem nesse segmento.

O mercado de trabalho est√° muito receptivo e proporciona bons lucros para quem √© um profissional de Est√©tica qualificado. Quer saber mais sobre essa √°rea? Ent√£o, bora continuar a leitura deste artigo, que traz informa√ß√Ķes relevantes para voc√™!

Entenda o que faz e quanto ganha um profissional de Estética

O profissional de Estética é aquele que planeja e executa procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares. Além disso, também pode trabalhar com visagismo e maquiagem.

Se você é do tipo que ama ficar fazendo challenges de maquiagem e skincare no TikTok, por exemplo, pode fazer disso a sua profissão e ganhar uma boa grana, já pensou?

No que se refere a ganhos, tudo √© muito relativo e envolve uma s√©rie de fatores. Isso porque o profissional de Est√©tica pode trabalhar em sal√Ķes de beleza, cl√≠nicas m√©dicas, hot√©is, spas, entre outros estabelecimentos.

De tal maneira, os lucros variam muito de um espaço para outro e a forma de contratação realizada no estabelecimento. Você pode ser um funcionário de carteira assinada ou um freelancer que presta serviços nesses locais, por exemplo.

O empreendedorismo também é um caminho seguido por muitos profissionais da beleza. De acordo com uma reportagem do portal Space Money, essa é a categoria campeã entre os registros de Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil.

Ou seja, você pode se profissionalizar na área de Estética e tocar o seu próprio negócio, gerenciando a sua carreira. Isso é vantajoso, sabe por quê?

Você pode escalar os seus ganhos de acordo com a sua produtividade e subir os preços conforme o seu grau de especialização.

A import√Ęncia da qualifica√ß√£o para ser um bom profissional de Est√©tica

Se qualificar √© muito importante para se tornar um bom profissional na √°rea de Est√©tica. √Č preciso saber como aliar teoria e pr√°tica para desenvolver bons procedimentos nos clientes e conquistar a satisfa√ß√£o de quem confia em seus servi√ßos.

Para se tornar um esteticista é necessário realizar um curso técnico ou superior na área. Ambos têm muita qualidade, porém se diferenciam em alguns aspectos.

profissional de Estética qualificação

Curso técnico de Estética: entenda mais sobre essa modalidade de aprendizado

No curso t√©cnico em Est√©tica voc√™ aprender√° tudo sobre a sa√ļde, cuidados, produtos e procedimentos que tratam da pele.

Além disso, aprenderá a operar equipamentos para realizar massagens corporais, entre outras diversas atividades necessárias para desenvolver procedimentos estéticos.

O bom do curso técnico é que você não precisa ter concluído o Ensino Médio para começar os estudos. Por isso, se você ainda está estudando na escola, pode aprender Estética em outro turno e conciliar as atividades.

O técnico em Estética tem duração de 20 meses. Após a conclusão, você estará apto para exercer a função de esteticista.

Curso superior em Estética e Cosmética: veja como essa graduação pode ser eficiente

O curso tecnólogo em Estética e Cosmética, por sua vez, é considerado uma graduação. Por isso, para realizá-lo, é necessário que você tenha concluído o Ensino Médio e também preste vestibular para fazer a matrícula.

Ele tem duração média de dois anos e meio e traz uma abordagem aprofundada em relação ao que é visto no curso técnico.

Al√©m disso, com o curso superior, voc√™ poder√° fazer p√≥s-gradua√ß√Ķes no futuro. Dessa forma, ap√≥s a realiza√ß√£o da gradua√ß√£o, ser√° poss√≠vel cursar especializa√ß√Ķes, mestrados e doutorados.

Ao fazer o curso de gradua√ß√£o de tecn√≥logo em Est√©tica e Cosm√©tica, voc√™ pode trabalhar ‚Äúcolocando a m√£o na massa‚ÄĚ em sal√Ķes de beleza e cl√≠nicas especializadas. Mas tamb√©m ser√° poss√≠vel atuar em laborat√≥rios de pesquisa e com doc√™ncia na √°rea.

O profissional formado no curso superior também sai da faculdade apto para planejar, organizar e gerenciar empresas da área de estética e cosmética. Além disso, pode avaliar e elaborar pareceres técnicos em sua área de formação.

Disciplinas aprendidas no curso técnico ou graduação tecnológica em Estética

Conforme explicamos, o curso técnico em Estética é indicado para quem deseja atuar como esteticista, na prática. Porém, para quem quer ir mais longe e ampliar ainda mais o leque de possibilidades, a graduação é mais indicada.

Em ambos os cursos, o estudante cursará disciplinas que envolvem conhecimentos em:

• t√©cnicas de massagem;
  • cosmetologia;
  • farmacologia;
  • dermatologia;
  • visagismo;
  • anatomia;
  • fisiologia;
  • entre outros.

Vale ainda lembrar que, em ambos os cursos, as atividades são desenvolvidas não apenas na teoria, mas também na prática.

No caso da Faculdade Florence, por exemplo, há laboratórios disponíveis para que os alunos possam praticar o que aprendem. Dessa forma, conseguem desenvolver as suas habilidades profissionais, com o auxílio e supervisão dos professores.

Pronto para arrasar como um profissional de Estética? Então, comece o quanto antes a buscar a formação necessária para se qualificar com excelência.

Acesse agora mesmo as p√°ginas com informa√ß√Ķes do curso t√©cnico e da gradua√ß√£o em Est√©tica e Cosm√©tica da Faculdade Florence. Veja qual √© o melhor para voc√™ e d√™ in√≠cio a uma jornada de sucesso!