Você já ouviu falar em ensino híbrido? Esse tema nunca esteve tão em alta depois que a pandemia começou. É uma metodologia eficiente que traz muitas vantagens para os estudantes.

Se você está pensando em fazer aulas de forma remota, precisa se informar sobre essa modalidade. Venha conhecer as vantagens e como funciona na prática!

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

O que é ensino híbrido?

O ensino híbrido é uma forma de organização de sala de aula e plano pedagógico. Mas antes de começar a tratar desse assunto, devemos compreender que o ensino híbrido se transformou em uma das maiores tendências da educação no século XXI.

Esse tema não estava tão enraizado e somente após o início da pandemia foi colocado em evidência.

O conceito dessa modalidade é proporcionar um ensino presencial com uma proposta de ensino remoto. Ou seja, integrado a uma educação mais tecnológica com o professor em segundo plano, que atua como mediador.

Essa metodologia pode ser feita tanto presencial quanto online na faculdade, em casa ou dividido em ambos os lugares. É a instituição de ensino que determina o ambiente, de acordo com o plano pedagógico e qual modelo híbrido segue.

Qual o impacto da pandemia no ensino híbrido?

Esse ensino gera um impacto na ação do professor em situações de ensino, e dos alunos no contexto da aprendizagem.

Os estudantes têm mais autonomia para aprender e depois contam com a intervenção do professor para reforçar o conteúdo dado. De tal forma, isso reformula significativamente a função do professor.

Se for um modelo escolhido no qual os alunos devem participar de casa, isso pode impactar em diversos fatores. Talvez eles não tenham acesso à internet ou os recursos tecnológicos necessários para participar das aulas.

No entanto, se as aulas acontecem de forma remota no ambiente escolar, existe um controle mais eficaz para eles participarem com mais dedicação. De forma geral, esse ensino é uma tendência que ganhou força para ser adotado pelas instituições de ensino.

Como funciona o ensino híbrido?

Há diferentes vertentes no ensino híbrido, vamos conhecer as principais? Cada uma delas tem características específicas que determinam o papel do aluno e do professor durante as aulas.

Rotação de estações

O ensino híbrido funciona pela rotação de estações, como leitura, debates, atividades online e escrita. Os alunos são divididos em grupos e trocam regularmente de atividades.

Por exemplo, em uma aula de Língua Portuguesa, o professor espera que os alunos aprendam concordância nominal.

Enquanto o primeiro grupo tem o foco do aprendizado, o segundo propõe atividades para o outro grupo. O terceiro elabora avaliações para os demais.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é o método de ensino híbrido mais tradicional. O conteúdo da aula é disponibilizado previamente em uma plataforma remota, como o Google Classroom. Diversas atividades são compartilhadas, como apresentações de slides, jogos e aplicativos.

Em seguida, os alunos vão para uma sala presencial com a participação do professor. O profissional se aprofunda no assunto, cria debates, propõe atividades e soluciona as dúvidas dos alunos.

ensino híbrido modalidades

Virtual enriquecido

O virtual enriquecido tem a maior parte do curso em conteúdo feita de forma remota. O aluno se apresenta na escola apenas em dias mais importantes.

Esse modelo funciona como um semipresencial. As aulas presenciais têm debates, reuniões com tutores e exploração do conteúdo abordado online.

Por fim, o papel do professor no ensino híbrido funciona mais como um tutor para auxiliar os alunos.

Quais as diferenças entre o ensino híbrido e as outras modalidades?

Para entender a fundo as diferenças entre as modalidades, veja a seguir um resumo sobre cada uma e as distinções do ensino híbrido.

Ensino presencial

No ensino presencial existe tanto a intervenção do aluno quanto dos professores. Esses profissionais conseguem identificar problemas que os alunos enfrentam com mais precisão, como déficit de atenção e dislexia.

No ensino híbrido, o professor tem outras formas de intervir para auxiliar os alunos. Há uma maneira melhor de expor os materiais digitais, permitindo que os alunos acompanhem e participem à distância.

Como estamos vivendo um momento sem precedentes, é indispensável que todos estejam protegidos e, se possível, em casa.

EAD

O ensino híbrido se difere da Ensino a Distância (EAD) justamente por ter aulas acontecendo presencialmente, além das aulas síncrona, em tempo real.

É comum que todo o conteúdo das faculdades EAD sejam disponibilizados para os alunos, que estudam no momento que for mais adequado para a sua rotina.

Nesse caso, os cursos de graduação com o sistema híbrido são indicados para quem precisa de maior foco, por ter a participação do professor.

Quais as vantagens em adotar o ensino híbrido?

Como a inovação tecnológica está em alta, é fundamental ter o ensino híbrido para os alunos desenvolverem novas habilidades. Afinal, o mundo está se transformando e requer essa tendência.

Esse tipo de ensino tem ganhado mais espaço por conta do avanço da tecnologia.

Há estudos que comprovam que o desenvolvimento tecnológico tem o poder de despertar várias áreas de interesse do aluno, fazendo com que eles estimulem mais o cérebro.

Agora você já sabe como funciona o ensino híbrido nas escolas. As aulas online conquistam mais espaço nas faculdades. Logo, devemos nos adaptar a essa nova realidade.

A Faculdade Florence também adota esta modalidade de ensino para que os alunos aproveitem todas as vantagens.

Acompanhe as páginas da Florence nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn. E aproveite que está em nossa página e se inscreva na newsletter do blog. Assim, você fica por dentro de todas as novidades sobre educação superior.