Você sabia que o Brasil é um dos países com a maior população de animais de estimação do mundo? Esse é um dos principais motivos que faz com que o curso de Medicina Veterinária seja tão vantajoso.

Em resumo, o m√©dico veterin√°rio √© o profissional respons√°vel por cuidar da sa√ļde dos animais, prevenindo e tratando doen√ßas.¬†

O que fazer para trabalhar com os animais?

A Medicina Veterin√°ria √© o curso certo para voc√™. Saiba mais neste e-book especial sobre o assunto.

Tamb√©m pode trabalhar em empresas e ind√ļstrias de alimentos e outros produtos de origem animal, para evitar a transmiss√£o de patologias para os seres humanos.

Gostar de animais, portanto, é o principal pré-requisito para ser um bom médico veterinário, mas apenas isso não é suficiente. Você precisa ter muita dedicação ao estudo de diversas disciplinas

A seguir, vamos falar mais sobre o que se estuda no curso de Medicina Veterinária e as principais áreas de atuação para esse profissional. Siga com a gente!

Disciplinas estudadas no curso de Medicina Veterin√°ria

Com uma forma√ß√£o inovadora, o curso de Medicina Veterin√°ria tem uma s√©rie de disciplinas que fazem com que o aluno aprenda como garantir o bem-estar e a sa√ļde dos animais.

O curso é um bacharelado, ou seja, prepara o profissional para o mercado de trabalho. A duração, em média, é de cinco anos, com as disciplinas distribuídas em 10 semestres.

Veja, a seguir, quais s√£o as disciplinas estudadas no curso de Medicina Veterin√°ria da Faculdade Florence, separadas por semestre.

1¬ļ Semestre

• Est√°gio Curricular Supervisionado;
  • Trabalho de Conclus√£o de Curso;
  • Atividades Complementares.

Além de todas essas disciplinas, o aluno da Faculdade Florence ainda participa de um projeto de formação e carreira. Essa etapa é muito importante para conseguir melhores resultados no mercado de trabalho.

√Āreas de atua√ß√£o para o profissional formado no curso de Medicina Veterin√°ria

O profissional formado em Medicina Veterin√°ria pode trabalhar em diferentes √°reas e campos. Saiba quais s√£o as principais delas e veja com qual mais se identifica!

Clínica e cirurgia veterinária

Nessa √°rea, os m√©dicos veterin√°rios atuam em cl√≠nicas, pet shops ou hospitais para animais, particulares ou p√ļblicos.

O profissional atende os animais de estima√ß√£o, geralmente c√£es e gatos, para diagnosticar doen√ßas e propor tratamentos. Tamb√©m passa orienta√ß√Ķes para os donos.

Além disso, o veterinário clínico realiza cirurgias, como as de castração e remoção de tumores ou corpos estranhos.

Caso queira se especializar em um segmento, o m√©dico veterin√°rio pode cursar especializa√ß√Ķes em √°reas como Fisioterapia, Oftalmologia e Odontologia.

Zootecnia e produção animal

O zootecnista atua em fazendas, zoológicos, frigoríficos e outros espaços em que haja a criação de animais.

Esse profissional tem a fun√ß√£o de promover as boas condi√ß√Ķes para que os bichos tenham um desenvolvimento saud√°vel.¬†

Al√©m disso, tamb√©m atua no melhoramento gen√©tico e desenvolve t√©cnicas para que os animais sofram menos nas situa√ß√Ķes de abate.

Inspeção de produtos de origem animal

Quem se forma no curso de Medicina Veterin√°ria tamb√©m pode trabalhar em ind√ļstrias de alimentos e outros produtos de origem animal. H√° tamb√©m a possibilidade de prestar concurso p√ļblico e ser a pessoa que fiscaliza e vistoria essas empresas.

Nessa área, o profissional estuda e pesquisa meios para evitar a contaminação de agentes zoonóticos. São eles que podem provocar surtos de contaminação nos consumidores dos produtos.

Planejamento e administração agroindustrial

O m√©dico veterin√°rio, em alguns casos, tamb√©m pode atuar no planejamento e administra√ß√£o de agroind√ļstrias.

O profissional pode desenvolver estudos para que se possam otimizar custos, sem que a qualidade de vida dos animais seja prejudicada, por exemplo.

Docência e pesquisa

Também é possível que o médico veterinário atue como professor e pesquisador em universidades e institutos de pesquisa.

Caso queira seguir carreira docente, é necessário que o profissional faça cursos de mestrado e doutorado, após a conclusão da graduação.

Essas são as principais disciplinas e áreas de atuação para quem se forma no curso de Medicina Veterinária. Se você pensa em seguir carreira nessa área, saber tudo isso é muito importante antes de ingressar na faculdade.

Você ama animais e se identificou com o curso de Medicina Veterinária? Então, acesse o nosso site e saiba mais sobre a graduação oferecida pela Faculdade Florence.