Você sabia que o Brasil é um dos países com a maior população de animais de estimação do mundo? Esse é um dos principais motivos que faz com que o curso de Medicina Veterinária seja tão vantajoso.

Em resumo, o médico veterinário é o profissional responsável por cuidar da saúde dos animais, prevenindo e tratando doenças.

O que fazer para trabalhar com os animais?

A Medicina Veterinária é o curso certo para você. Saiba mais neste e-book especial sobre o assunto.

Também pode trabalhar em empresas e indústrias de alimentos e outros produtos de origem animal, para evitar a transmissão de patologias para os seres humanos.

Gostar de animais, portanto, é o principal pré-requisito para ser um bom médico veterinário, mas apenas isso não é suficiente. Você precisa ter muita dedicação ao estudo de diversas disciplinas

A seguir, vamos falar mais sobre o que se estuda no curso de Medicina Veterinária e as principais áreas de atuação para esse profissional. Siga com a gente!

Disciplinas estudadas no curso de Medicina Veterinária

Com uma formação inovadora, o curso de Medicina Veterinária tem uma série de disciplinas que fazem com que o aluno aprenda como garantir o bem-estar e a saúde dos animais.

O curso é um bacharelado, ou seja, prepara o profissional para o mercado de trabalho. A duração, em média, é de cinco anos, com as disciplinas distribuídas em 10 semestres.

Veja, a seguir, quais são as disciplinas estudadas no curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence, separadas por semestre.

1º Semestre

• Estágio Curricular Supervisionado;
  • Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Atividades Complementares.

Além de todas essas disciplinas, o aluno da Faculdade Florence ainda participa de um projeto de formação e carreira. Essa etapa é muito importante para conseguir melhores resultados no mercado de trabalho.

Áreas de atuação para o profissional formado no curso de Medicina Veterinária

O profissional formado em Medicina Veterinária pode trabalhar em diferentes áreas e campos. Saiba quais são as principais delas e veja com qual mais se identifica!

Clínica e cirurgia veterinária

Nessa área, os médicos veterinários atuam em clínicas, pet shops ou hospitais para animais, particulares ou públicos.

O profissional atende os animais de estimação, geralmente cães e gatos, para diagnosticar doenças e propor tratamentos. Também passa orientações para os donos.

Além disso, o veterinário clínico realiza cirurgias, como as de castração e remoção de tumores ou corpos estranhos.

Caso queira se especializar em um segmento, o médico veterinário pode cursar especializações em áreas como Fisioterapia, Oftalmologia e Odontologia.

Zootecnia e produção animal

O zootecnista atua em fazendas, zoológicos, frigoríficos e outros espaços em que haja a criação de animais.

Esse profissional tem a função de promover as boas condições para que os bichos tenham um desenvolvimento saudável.

Além disso, também atua no melhoramento genético e desenvolve técnicas para que os animais sofram menos nas situações de abate.

Inspeção de produtos de origem animal

Quem se forma no curso de Medicina Veterinária também pode trabalhar em indústrias de alimentos e outros produtos de origem animal. Há também a possibilidade de prestar concurso público e ser a pessoa que fiscaliza e vistoria essas empresas.

Nessa área, o profissional estuda e pesquisa meios para evitar a contaminação de agentes zoonóticos. São eles que podem provocar surtos de contaminação nos consumidores dos produtos.

Planejamento e administração agroindustrial

O médico veterinário, em alguns casos, também pode atuar no planejamento e administração de agroindústrias.

O profissional pode desenvolver estudos para que se possam otimizar custos, sem que a qualidade de vida dos animais seja prejudicada, por exemplo.

Docência e pesquisa

Também é possível que o médico veterinário atue como professor e pesquisador em universidades e institutos de pesquisa.

Caso queira seguir carreira docente, é necessário que o profissional faça cursos de mestrado e doutorado, após a conclusão da graduação.

Essas são as principais disciplinas e áreas de atuação para quem se forma no curso de Medicina Veterinária. Se você pensa em seguir carreira nessa área, saber tudo isso é muito importante antes de ingressar na faculdade.

Você ama animais e se identificou com o curso de Medicina Veterinária? Então, acesse o nosso site e saiba mais sobre a graduação oferecida pela Faculdade Florence.