Para quem pensa em trabalhar na área da saúde, mas ainda tem dúvida sobre qual caminho seguir, conhecer a rotina profissional de um farmacêutico pode ser bem interessante.

É bem comum que as pessoas leigas façam uma ideia errada do farmacêutico e pensem que ele é apenas um supervisor dos balconistas das farmácias.

Guia do profissional

de saúde

Conheça as principais opções de cursos de graduação e profissões para quem quer trabalhar na área da saúde.

As atribuições e áreas em que um profissional formado em Farmácia pode executar vão bem mais além. É sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe e informe-se mais sobre essa profissão!

6 áreas e atividades de um farmacêutico que você precisa conhecer

As rotinas e as atividades de um farmacêutico variam de acordo com a área de especialização do profissional. Isso porque o curso de Farmácia possibilita que se trabalhe em diferentes frentes e abre portas para atuações distintas.

Veja, a seguir, alguns exemplos de atividades que os farmacêuticos executam em cada área.

1. Farmácia clínica

As farmácias clínicas são as drogarias que vemos nas ruas, onde compramos remédios e outros produtos.

A legislação brasileira obriga que as farmácias tenham pelo menos um farmacêutico trabalhando por turno. 

Por isso, a demanda por esse profissional nas drogarias é bem alta, o que faz com que seja um dos setores que mais emprega farmacêuticos.

Nas farmácias clínicas, o farmacêutico atua atendendo o público e realizando consultas. Nesse sentido, pode orientar os clientes sobre a conciliação de medicamentos, por exemplo.

A conciliação de medicamentos é o trabalho que consiste em analisar todos os remédios que um paciente usa. Dessa forma, se cria uma espécie de rotina da medicação, definindo os melhores horários para usar cada medicamento.

Isso evita que o efeito de um remédio interfira no outro, garantindo que o paciente tenha mais sucesso em seus tratamentos.

Além disso, o farmacêutico clínico também pode desenvolver tarefas, como:

  • realização de exames e testes rápidos, como da Covid-19 e da glicose;
  • aconselhamento dos pacientes sobre o uso de remédios;
  • aplicar injeções e vacinas;
  • entre outras.

Em muitos casos, o farmacêutico clínico também desenvolve atividades administrativas. Nessa situação, atua como uma espécie de gerente ou gestor da farmácia.

2. Farmácia veterinária

Assim como os humanos, os animais também ficam doentes e precisam tomar medicamentos para restabelecer a saúde.

No entanto, os nossos bichos de estimação têm características diferentes das dos seres humanos. Ou seja, eles não podem tomar os mesmos remédios que a gente toma.

Por conta disso, uma área que cresce bastante é a farmácia veterinária. Nesse segmento, o farmacêutico atua na produção, no estudo e na administração de medicamentos para cães, gatos, coelhos, cavalos e outros tantos animais.

O farmacêutico-veterinário pode atuar em pet shops, clínicas veterinárias e outros estabelecimentos do gênero.

3. Análises clínicas

Outra área de atuação interessante para os farmacêuticos é em laboratórios de análises clínicas. Nesse caso, o profissional atua ao lado de biólogos e biomédicos na realização de exames clínicos, como de sangue e urina.

O farmacêutico pode assinar como responsável pelos laudos de exames feitos pelos pacientes, como testes de colesterol, diabetes, HIV, entre outros testes que as pessoas geralmente fazem quando realizam um check-up de saúde.

4. Farmacêutico hospitalar

O farmacêutico hospitalar atua em clínicas e hospitais e é o responsável por todo o ciclo dos medicamentos nessas instituições.

Ele acompanha a seleção, o armazenamento, o controle e a administração dos remédios nos pacientes.

Também é uma função do farmacêutico hospitalar atuar em conjunto com médicos e enfermeiros na criação de roteiros para uso de medicamentos de cada paciente.

farmacêutico áreas de atuação

5. Farmacêutico magistral

O farmacêutico magistral é aquele que atua em farmácias de manipulação. Nesse tipo de estabelecimento, os medicamentos são manufaturados de forma individualizada, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Os remédios manipulados podem ter substância unidas ou subtraídas, de acordo com o que o médico receitar para cada pessoa. Além disso, em muitos casos, podem ser mais baratos para os pacientes.

Nas farmácias magistrais, o farmacêutico atua como responsável por conduzir as atividades, implementar programas de qualidade e supervisionar o processo de manipulação dos medicamentos.

6. Cosmetologia

Um mercado crescente para os farmacêuticos é o da cosmetologia. Nessa área, o profissional manipula e aplica cosméticos nas pessoas, de acordo com as necessidades individuais de cada uma.

Os tratamentos de cosmetologia têm ação corretiva para imperfeições na pele, como a remoção de manchas e cicatrizes.

Também podem ter ação conservadora, protegendo a pele da exposição solar e outros fatores, que fazem com que surjam rugas e marcas de expressão, por exemplo.

Saiba mais sobre o mercado de trabalho para o profissional farmacêutico

O mercado de trabalho para o farmacêutico é bastante promissor. Isso porque os estabelecimentos de saúde necessitam desse tipo de profissional para bem conduzir as suas atividades.

Para atuar como farmacêutico, é obrigatório que o profissional seja formado no curso bacharelado em Farmácia. Além disso, precisa obter o registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) de sua região de atuação.

No que se refere à remuneração, de acordo com um levantamento do portal Vagas, o salário médio de um farmacêutico no Brasil é de R$ 3.407,00. Isso, porém, pode variar de acordo com o segmento, função e tempo de experiência do profissional. 

Gostou da ideia de se tornar um farmacêutico? Se você pensa em trabalhar na área da saúde, essa é uma das possibilidades.

Veja outras profissões do ramo no nosso guia do profissional de saúde. Ele traz informações interessantes para você, que pensa em atuar nessa área.

Compartilhe: