Você sabia que existem vários modelos de currículos? É essencial elaborar um bom currículo para ficar entre os melhores candidatos a uma vaga de emprego. Acontece que poucos se lembram disso e entregam um documento inapropriado.

Pensando nessas dificuldades, separamos alguns modelos que servem de exemplo sobre como desenvolver um documento que destaque suas qualificações. 

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Antes, confira algumas dicas especiais.

Saiba a importância de usar bons modelos de currículos

Quando os estudantes começam a se inscrever em vagas de emprego, percebem a necessidade de ter um currículo completo. Muitos recrutadores descartam os arquivos que estão incompletos ou com muitas informações.

O ideal é que os modelos de currículo tenham no máximo uma página preenchida. Os candidatos não conseguem se destacar com currículos bagunçados. Logo, outros indivíduos conseguem tal vaga por causa da dedicação.

A importância de um currículo coeso e coerente está estritamente relacionada a conseguir uma boa vaga de emprego. E alguns modelos de currículo podem ajudar você nessa missão.

As chances de uma contratação acontecer são ainda maiores quando as pessoas se esforçam para montar um arquivo adequadamente. E se não souber por onde começar, sem problemas: é só usar um modelo de currículo para dar o pontapé inicial.

A consideração por parte do recrutador

Os candidatos que estão à procura de emprego devem saber que os recrutadores recebem centenas de currículos todos os dias. Com o aumento das vagas à distância, essa corrida pelo trabalho ideal está ainda mais acirrada.

Nesse sentido, é fundamental conseguir captar a atenção desses profissionais com um documento planejado.

Monte modelos de currículos sucintos, que vão direto ao ponto. Guarde as informações menos importantes para o momento da entrevista.

Os currículos extensos, desorganizados e até com mais de uma folha podem atrapalhar o serviço dos recrutadores. Eles não esperam gastar tanto tempo na leitura desse tipo de documento. No final das contas, deve ser um material sucinto, de uma folha.

Conheça itens importantes que devem constar em modelos de currículos

A principal dúvida dos candidatos que estão começando a se candidatar às vagas de emprego é sobre como montar o currículo. Esse arquivo compactado deve incluir somente as informações relevantes e ser legível para os recrutadores de empresas.

Existem alguns dados imprescindíveis sobre a sua vida e carreira para esse documento e jamais devem ser ignorados. Eles fazem toda a diferença, mesmo para currículos de diferentes vagas. Os profissionais devem se lembrar desse detalhe.

Mas como o currículo deve ser elaborado? Nesse caso, podemos afirmar que há várias formas de desenvolver esse documento.

As maneiras mais apropriadas devem seguir algumas orientações que fazem toda a diferença. Veja a seguir:

modelos de currículos como fazer

1. Informações pessoais

Você já deve ter ouvido falar em colegas que se esqueceram de colocar até o nome no próprio currículo. Por mais inesperado que isso seja, esse equívoco serve para exemplificar como as pessoas podem ser desatentas. Tenha bastante cuidado!

Coloque suas informações pessoais no início do arquivo, logo no primeiro tópico. Salve o documento em extensões de fácil acesso como DOC ou PDF. Os recrutadores vão reconhecer esse seu cuidado.

De forma geral, nessa parte do currículo deve constar nome completo, data de nascimento, cidade e estado civil. Essas informações devem estar completas e, se for possível, escreva o nome com uma fonte maior.

2. Meios de contato

As informações de contato não devem ser ignoradas no documento. Muitas pessoas esquecem de incluir os dados de contato no arquivo. O endereço de e-mail não deve faltar, assim como pelo menos dois números de telefone.

Algumas vagas permitem adicionar o endereço de URL das redes sociais. Dependendo da empresa, isso pode ser de grande importância para os candidatos.

Por isso, cabe ao indivíduo incluir esses links no currículo para aumentar sua visibilidade.

3. Objetivos profissionais específicos para cada vaga

Essa é uma estratégia que não costuma falhar. É compreensível que os cursos de faculdade abordem inúmeros assuntos e temas, mas nem sempre eles são parecidos. Alguns profissionais têm especialização e começam a trabalhar regularmente.

O ensino superior abre muitas portas para os recém-formados, assim como vagas totalmente distintas. 

Ou seja, quem se forma em um mesmo curso pode exercer diferentes funções. Quando isso acontece, devemos editar o nosso currículo e colocar um objetivo profissional novo.

4. Informações adicionais

Se você fez cursos ou tem qualificações que deseja incluir no currículo, saiba que é preciso tomar duas decisões. Essas informações são válidas para definir a sua vida profissional? E será que elas realmente precisam estar no seu currículo?

Ao decidir isso, talvez seja interessante incluí-las no documento. Mas, claro, lembre-se de considerar a vaga.

Pense nas informações que podem captar a atenção do recrutador sobre as suas experiências.

Diferente da formação acadêmica, as informações adicionais devem estar no final do currículo. Sempre priorize a sua conquista acadêmica no currículo, essa deve estar mencionada logo após o objetivo profissional.

Veja quais atitudes tomar ao procurar um emprego

Além de todas essas informações importantes, é válido mencionar o design do currículo. As pessoas que utilizam modelos prontos devem ter cuidado redobrado com o design do documento.

Nessa folha, é desnecessário incluir fotos ou ter um design com margens e bordas decorativas. Os modelos em preto e branco são os mais recomendados.

Por último, desconsidere informações irrelevantes, como o número da carteira de identidade ou CPF e o número de telefone de terceiros.

Os recrutadores vão prestar bastante atenção no seu arquivo e entrar em contato instantaneamente!

Como podemos ver, há diversas maneiras de criar modelos de currículos do jeito certo. Cada vaga requer um modelo diferente e cabe ao candidato selecionar apenas as informações relevantes. Os resultados vão ser ainda mais gratificantes!

Chegou a hora daquela ajuda prometida no início do texto e que vai ajudar você na missão de procurar emprego. Acesse nosso conteúdo exclusivo e baixe agora mesmo 5 modelos de currículo da Faculdade Florence!

Compartilhe: