O curso de Direito sempre foi um dos mais buscados nas faculdades! Logo, estima-se que muitos estudantes acreditem ter o perfil do advogado de sucesso.

Prova da grande busca pela profissão de advogado está em uma pesquisa feita pela plataforma Quero Bolsa, divulgada em uma publicação do portal Rota Jurídica.

Quer conhecer as áreas de atuação de quem se forma em Direito?

É só baixar o Manual do profissional de Direito para saber tudinho!

De acordo com o estudo, o curso de Direito é o mais buscado em 2021, sendo o preferido de 5,5% dos estudantes que estão ingressando no Ensino Superior. Parece um percentual baixo, mas pegando todos os outros cursos, o Direito ainda sai na frente.

Se você faz parte desse grupo, precisa saber qual é o perfil do advogado de sucesso, para que possa desenvolver as habilidades necessárias e se dar bem na profissão. Continue lendo o nosso artigo e saiba mais!

Veja como está o mercado de trabalho para os advogados

Antes de falarmos no perfil do advogado de sucesso, é interessante que você conheça um pouco mais sobre o mercado de trabalho nessa área.

Em resumo, as possibilidades para se dar bem na carreira jurídica são muitas, no poder público e também na iniciativa privada.

O advogado pode empreender e ter o seu próprio escritório, trabalhar no setor jurídico das empresas ou tentar a carreira pública, prestando concursos.

Prova de que o mercado está aquecido é que o Brasil tem um advogado para cada 190 habitantes, conforme mostra uma reportagem do portal Migalhas.

Outro ponto interessante sobre o mercado atual é que as mulheres estão dominando o segmento e já são a maioria a advogar. De acordo com o Conselho Federal da OAB, em 2021, pela primeira vez na história, o número de mulheres advogadas superou o de homens.

5 habilidades que compõem o perfil do advogado de sucesso

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o mercado de trabalho, chegou a hora de conhecer as habilidades que compõem o perfil do advogado de sucesso.

A seguir, apresentaremos algumas características que são essenciais para que um profissional tenha sucesso ao trilhar uma carreira na área jurídica. Vamos lá?

1. Boa oratória

Saber se expressar bem oralmente é uma habilidade essencial para se dar bem como advogado. Afinal, você precisará ter uma excelente capacidade de comunicação para defender os seus clientes em audiências e tribunais.

Vale lembrar que a boa oratória não se limita a falar bem. Também é necessário saber como se portar ao fazer os discursos, como gesticular, trocar olhares etc.

Por isso, se você pretende seguir carreira na área do Direito, uma boa dica que damos é para que desenvolva bem a sua oratória.

2. Hábitos de leitura

O bom advogado precisa ler muito e isso não se limita apenas às leis e conteúdos da área jurídica.

É preciso gostar de ler um pouco tudo, como reportagens e notícias em jornais e sites, obras literárias, biografias etc.

Os hábitos de leitura são necessários, tendo em vista que fazem o universo pessoal se expandir, de modo que cresce a capacidade de argumentação, muito útil na atividade do Direito.

3. Habilidades com a escrita

Também é essencial que o advogado saiba escrever muito bem. Além de um vocabulário rico, o profissional deve ter domínio total da gramática e das regras ortográficas.

Imagine, por exemplo, que você é um advogado e precisa elaborar um contrato para o seu cliente. Qualquer erro de vírgula, por mais bobo que pareça, pode mudar a forma como se interpreta o texto.

Por isso, o seu cliente poderá ter problemas no futuro, por conta de erros simples e que poderiam ser corrigidos se você tivesse boas habilidades com a escrita.

4. Calma em situações de pressão

O advogado precisa ter um perfil meio “frio”, conquistando sempre a calma em situações de pressão. Muitas vezes, o profissional será pressionado por juízes, advogados da outra parte, entre outros agentes.

Por isso, se você é do tipo que entra em pânico quando alguém o coloca sob pressão, não gosta de lidar com argumentações contrárias às suas, entre outras situações parecidas, será difícil ter uma carreira na área do Direito.

5. Inteligência emocional

Ainda seguindo a mesma linha de raciocínio do tópico anterior, é importante que o advogado tenha uma boa inteligência emocional. Ou seja, deve canalizar as suas emoções e não deixar se afetar por críticas negativas ou ataques aos seus clientes.

Também não é recomendado levar para o lado pessoal as atitudes e comportamentos dos advogados da outra parte. Isso porque eles apenas estão fazendo a função deles, que é defender os interesses dos clientes que eles atendem, assim como você faz com os seus.

Nada impede de que um advogado que está defendendo uma parte contrária a sua hoje, seja o seu colega de trabalho amanhã, por exemplo. Por isso, passar por cima de provocações e até “engolir sapos” é necessário para ser um advogado de sucesso.

Além do perfil do advogado: a importância da faculdade de Direito

Além de ter as características que apresentamos anteriormente, o advogado precisa cumprir algumas formalidades para exercer essa profissão. Antes de tudo, é preciso concluir um curso de graduação em Direito, obtendo assim o título de bacharel.

Após isso, também é necessário prestar exame e ser aprovado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Apenas assim é possível receber o registo profissional, que permite o exercício da profissão.

É por isso que para ter o perfil do advogado de sucesso é preciso escolher um bom curso de Direito. Assim, você terá as suas habilidades treinadas e ganhará o conhecimento necessário para ser aprovado na prova da OAB.

Você quer ser um advogado? Então, baixe agora mesmo o nosso Manual do Profissional de Direito e conheça as oportunidades para quem se forma nessa graduação.