Assim como os médicos e enfermeiros, os técnicos em enfermagem têm um papel muito importante para a saúde da população. Afinal, eles atendem as pessoas diretamente em hospitais, clínicas, postos e demais estabelecimentos.

Inclusive, os técnicos em enfermagem prestam um importantíssimo suporte aos demais profissionais em momentos controversos e crises sanitárias. Exemplo disso é o que aconteceu e ainda acontece (embora em menor intensidade) na pandemia da Covid-19.

Tipos de cursos de Enfermagem para você fazer 

Curso técnico ou graduação: qual escolher? Conheça cada um deles em detalhes com este infográfico.

Praticamente todos os estabelecimentos de saúde demandam de técnicos em enfermagem. Por isso, essa é uma boa opção de curso para quem pensa em seguir carreira nessa área.

Quer saber mais sobre a profissão de técnico em enfermagem? Então, prossiga com a leitura! Preparamos um conteúdo completo, para você entender bem o que esse profissional faz, quais são as suas possibilidades de ganhos e oportunidades de carreira. Vamos lá?

7 atividades que um técnico em enfermagem desempenha

Para começar, listamos uma série de atividades que podem ser realizadas pelos técnicos em enfermagem nos estabelecimentos de saúde. Veja, a seguir!

1. Administração de medicamentos

Os técnicos em enfermagem podem controlar e orientar os pacientes sobre os medicamentos que foram receitados pelo médico.

Além dos medicamentos de via oral, os técnicos também podem fazer a aplicação de injetáveis, se assim for solicitado pelos médicos.

É preciso controlar as dosagens e prestar muita atenção em tudo. Qualquer erro cometido na administração de medicamentos poderá causar graves danos à saúde do paciente.

2. Assistência aos médicos de plantão

Em pronto-atendimentos, os técnicos em enfermagem podem trabalhar prestando assistência aos médicos que estão de plantão.

Os profissionais podem fazer a triagem dos pacientes, para definir o grau de urgência de cada caso e a ordem de prioridade do atendimento médico, por exemplo.

Também podem aferir a pressão arterial, fazer a medição da altura e pesar os pacientes. Assim, quando eles forem ser atendidos pelo médico, essas informações já estarão disponíveis para o plantonista.

3. Coleta de materiais para exames

O técnico em enfermagem pode ficar responsável pela coleta de materiais para exames, como o sangue, a urina e a saliva dos pacientes, por exemplo.

Além da coleta, ele identifica, armazena corretamente e encaminha os materiais para os profissionais do laboratório, que realizam as análises.

4. Cuidados de pré e pós-operatório

No caso de pacientes que realizaram cirurgias, os técnicos em enfermagem prestam suporte nos cuidados de pré e pós-operatório.

Eles trocam curativos, fazem a limpeza de áreas onde a cirurgia foi realizada, ajudam o paciente em atividades básicas, como ir ao banheiro etc.

5. Preparação de equipamentos hospitalares

Uma das funções do técnico em enfermagem é a preparação dos equipamentos hospitalares, como seringas, bisturis, entre outros.

De tal modo, fazem a desinfecção e a esterilização desses itens, para que possam ser usados pelos pacientes com segurança.

6. Primeiros socorros

Os técnicos em enfermagem também estão aptos para prestar os primeiros socorros aos pacientes, em casos de acidentes ou mal súbitos, por exemplo.

7. Vacinação

Aplicar vacinas também é uma atribuição do técnico em enfermagem, que administra os imunizantes nos pacientes.

Diferenças entre a formação e as atribuições entre o técnico e outros profissionais da enfermagem

Se você deseja seguir carreira na área da Enfermagem, é importante que conheça as diferenças entre o técnico e outros profissionais que atuam no segmento.

Para atuar como técnico em enfermagem, é necessário realizar um curso técnico, com duração aproximada de dois anos. O ingresso é permitido para pessoas com mais de 17 anos e que já tenham concluído o Ensino Médio.

Porém, algumas instituições de ensino, como a Florence, permitem que o curso seja realizado concomitantemente. Ou seja, você pode cursar o técnico em enfermagem ao mesmo tempo que o Ensino Médio, no seu contraturno. 

Existe também o auxiliar de enfermagem, que pode atuar tendo apenas concluído o Ensino Fundamental. Nesse caso, algumas atividades não são permitidas e o curso tende a ser mais rápido. Em contrapartida, os salários também são mais baixos.

O enfermeiro, por sua vez, é o profissional que conclui a faculdade de Enfermagem, curso superior com duração média de 5 anos. Nesse caso, existem muitas outras funções e competências, como gerenciar e chefiar a equipe.

Mas muitas pessoas optam pelo técnico em enfermagem por ser um curso de curta duração e que garante uma rápida empregabilidade.

Porém, nada impede que, após a conclusão do técnico, o profissional também faça uma faculdade de Enfermagem. Assim, poderá progredir na carreira e conquistar salários maiores nas instituições de saúde.

Salário: saiba quanto ganha um técnico em enfermagem

Os salários dos técnicos de enfermagem variam de acordo com a região de atuação do profissional, se o trabalho é feito em instituições públicas ou privadas, o nível de experiência, entre outras variáveis.

No entanto, de acordo com um levantamento feito pelo portal Vagas, no Brasil, o salário de um técnico em enfermagem varia entre R$ 1.487 e R$ 2.498. A pesquisa feita pelo portal Vagas também mostra que 3% dos profissionais que atuam como técnicos em enfermagem, mais tarde, se tornam enfermeiros.

Isso comprova o que falamos anteriormente, que uma boa opção de plano de carreira é fazer o curso técnico, para conseguir um emprego mais facilmente e, depois, dedicar-se à faculdade de Enfermagem.

10 possíveis áreas de atuação para um técnico em enfermagem

O  técnico em enfermagem pode trabalhar em diversos segmentos da área da saúde. É possível que a atuação profissional ocorra em hospitais, consultórios médicos, clínicas, laboratórios, casas de repouso, empresas com enfermaria ou até mesmo como autônomo.

A seguir, apresentaremos algumas das principais áreas de atuação para um técnico em enfermagem. Confira!

1. Enfermagem geral

Nessa área, o técnico atua em hospitais e clínicas, auxiliando os médicos e os enfermeiros na reabilitação dos pacientes.

Além disso, o profissional deve estar apto para prestar um atendimento humanizado e empático aos pacientes. Deve-se ter em mente que, muitas vezes, os doentes já estejam esgotados física e mentalmente pela situação em que se encontram.

Assim, o enfermeiro deve estar sempre disposto a ajudar e oferecer o máximo de conforto às pessoas internadas, que podem estar cansadas e estressadas com a rotina no hospital. Afinal, ninguém gosta de ficar doente, concorda?

2. Enfermagem laboratorial

O técnico em enfermagem pode trabalhar como assistente em laboratórios de análises clínicas, que fazem exames solicitados pelos médicos dos pacientes.

Nesses estabelecimentos, o profissional fica responsável por coletar os materiais dos pacientes. Também pode auxiliar os biomédicos e farmacêuticos na organização dos equipamentos de trabalho, entre outras tarefas mais operacionais.

3. Enfermagem geriátrica

O cuidado com idosos também pode ser uma alternativa de carreira para os técnicos em enfermagem. 

A prática da enfermagem geriátrica geralmente ocorre em casas de repouso ou clínicas médicas, mas também pode ser prestada em home care, ou seja, na residência do paciente.

Ao executar essa função, o técnico em enfermagem ajuda os idosos com limitações a realizarem  as suas atividades básicas do dia a dia. Se for necessário, também pode administrar os medicamentos que o paciente faz uso.

4. Enfermagem médico-cirúrgica

Em hospitais com centros cirúrgicos, o técnico em enfermagem pode auxiliar os médicos e enfermeiros a executarem as atividades que envolvem a realização de uma cirurgia.

O profissional pode se responsabilizar por atividades como a organização da sala de cirurgia, preparação do paciente, registro de dados em prontuários, transporte do usuário na maca etc.

5. Assistência em urgência e emergência

O técnico em enfermagem tem a possibilidade de atuar como socorrista, prestando assistência em casos de urgência e emergência.

Uma das possibilidades de carreira, inclusive, é prestar concurso para atuar como paramédico em serviços como o SAMU. Também é possível atuar no setor privado, em instituições particulares que prestam serviços parecidos.

6. Assistência em saúde ocupacional e do trabalho

Empresas das mais diversas áreas, principalmente as indústrias, têm enfermarias, onde atuam médicos e enfermeiros do trabalho.

Em casos assim, o técnico em enfermagem também pode atuar como auxiliar, dando suporte e auxiliando esses profissionais a desenvolverem as atividades do setor.

Entre outras atribuições, é possível prestar assistência caso algum funcionário da empresa sofra um acidente de trabalho, por exemplo.

7. Enfermagem materno-infantil

Os setores de maternidade dos hospitais procuram prestar o melhor cuidado possível às gestantes e aos bebês recém-nascidos.

De tal forma, o trabalho em maternidades também é uma opção de carreira para o técnico de enfermagem, principalmente para quem gosta de trabalhar com as áreas neonatal e de obstetrícia.

8. Assistência administrativa

No curso de técnico em enfermagem, os alunos aprendem sobre atendimento em saúde e boas práticas em estabelecimentos dessa área.

Por isso, muitos médicos e gestores hospitalares dão preferência aos técnicos em enfermagem ao contratar assistentes administrativos e secretários para os seus consultórios.

Se uma secretária tem formação técnica em enfermagem, por exemplo, além de fazer o atendimento telefônico e o agendamento das consultas, poderá ajudar o médico em demais atividades do consultório.

9. Enfermagem em Infectologia

Os pacientes com doenças infecciosas necessitam de cuidados especiais, como o isolamento total, para que não contaminem outras pessoas.

Em unidades de saúde desse tipo, os técnicos em enfermagem são responsáveis por controlar as visitas, bem como administrar os materiais de proteção que devem ser usados por profissionais e visitantes. 

O profissional é quem prepara e dá o devido descarte para gorros, luvas, propés e máscaras descartáveis, por exemplo.

10. Enfermagem aeroespacial

Uma área que está em crescimento é a enfermagem aeroespacial. Nessa situação, o técnico em enfermagem acompanha pacientes que estão sendo transportados de um local para outro de avião ou helicóptero.

O profissional deverá monitorar os sinais vitais e prestar qualquer tipo de assistência durante o transporte dos pacientes nas aeronaves.

A importância da formação de qualidade para que deseja atuar como técnico em enfermagem

Em geral, o curso técnico em enfermagem prepara os estudantes para que atuem em estabelecimentos de saúde, sempre coordenados por enfermeiros, médicos e outros profissionais com formação superior.

A realização do curso é obrigatória para que o profissional consiga ter um registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Somente assim poderá ser contratado para atuar na área, bem como prestar concursos públicos.

Ao escolher um curso técnico em enfermagem é importante estar atento para alguns detalhes. Entre outras coisas, é preciso que a instituição de ensino escolhida seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Caso contrário, o seu diploma não terá validade!

O Instituto Florence oferece o curso de técnico em enfermagem, que pode ser realizado concomitante ou subsequente ao Ensino Médio. A duração é de 22 meses, ou seja, menos de dois anos.

O nosso curso tem uma carga horária de 1800 horas, sendo 1200 horas de aulas teóricas em sala de aula e 600 horas de estágio supervisionado.

A nossa metodologia de ensino é exclusiva e totalmente focada no aprendizado prático. Afinal, o nosso desafio é formar profissionais de alto nível e com grande potencial de crescimento na carreira.

Também contamos com uma excelente infraestrutura, que foi criada para tornar as atividades práticas o mais real possível. Tudo isso com o acompanhamento de excelentes professores, com formação acadêmica e experiência profissional que fazem a diferença.

Estudar para ser um técnico de enfermagem, como você aprendeu, é uma boa opção para quem deseja trabalhar na área da saúde e conseguir um emprego rápido. Por isso, pense nisso se sonha em trabalhar nesse segmento.

Quer conhecer mais sobre a área? Baixe gratuitamente o nosso Guia do Profissional de Saúde. Ele traz informações completas das principais profissões que estão em alta nesse ramo.

Compartilhe: