Anualmente, em 22 de setembro, celebramos o Dia do Contador. A data ajuda a ressaltar a importância do profissional para as empresas e serve para homenagear a todos que escolheram trilhar essa profissão.

Preparamos este artigo para que você saiba mais sobre essa e outras datas da área da contabilidade. Também falaremos sobre a importância do contador e a rotina desse profissional nas empresas.

Como ser um profissional
de sucesso na
década de 2020

Baixe o material gratuito e veja como ser um profissional de destaque nos próximos anos!

Ficou interessado em todas essas informações? Basta seguir com a leitura para obter todas elas. Vamos lá?

Dia do Contador: saiba mais sobre a data

Como comentamos, o Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro. Essa data foi a escolhida por ter sido o dia em que, no ano de 1945, criou-se o primeiro curso de Ciências Contábeis do Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O decreto que regulamenta o curso e a celebração da data foi assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. Desde então, para atuar como contador, no Brasil, é preciso que o profissional tenha o diploma de bacharel em Ciências Contábeis.

Veja outras datas que celebram os profissionais da contabilidade

Além do Dia do Contador, existem outras datas que celebram e homenageiam os profissionais da contabilidade. Veja, a seguir, quais são elas.

12 de janeiro: Dia do Empresário Contábil

O Dia do Empresário Contábil visa valorizar e homenagear os profissionais que empreendem na área da contabilidade, abrindo os seus próprios escritórios, por exemplo.

A data é celebrada desde 2011 e foi uma iniciativa do então deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

25 de abril: Dia do Profissional de Contabilidade

João Lyra, considerado o patrono dos contadores, criou, em 1926, o Dia do Contabilista, que é comemorado em 25 de abril.

Apenas em 1979, porém, é que a data foi regulamentada por Lei. Vale lembrar que o Dia do Contabilista visava homenagear não apenas contadores, mas também auxiliares, técnicos e outros profissionais da contabilidade.

Por conta disso e em razão da modernização da profissão, em 2012, o Conselho Federal de Contabilidade passou a se referir a essa data como o Dia do Profissional de Contabilidade.

20 de novembro: Dia do Técnico em Contabilidade

Desde 20 de novembro de 1945, é regulamentada no Brasil a profissão de Técnico em Contabilidade. O decreto que criou a profissão foi assinado pelo ex-presidente José de Linhares.

Esse dia foi escolhido, portanto, para homenagear os profissionais que não são bacharéis, mas têm formação técnica na área de Contabilidade e atuam como auxiliares.

A importância e a rotina do contador nas empresas

Todas as empresas, de diferentes portes, precisam ter um contador em seu quadro de colaboradores. Isso se justifica pela relevância do profissional.

As empresas menores, que não tem um contador trabalhando em suas dependências, costumam contratar escritórios de contabilidade. Dessa forma, o trabalho é terceirizado e não deixa de ser realizado.

Em sua rotina diária, o contador exerce uma série de atividades importantes. Veja, a seguir, algumas das principais delas!

Abertura da empresa

O contador é o responsável por conduzir o processo de abertura das empresas. O profissional analisa cada caso e verifica qual é o regime fiscal mais adequado para cada situação, por exemplo.

Também é uma responsabilidade do contador orientar os empreendedores sobre os impostos e demais tributos que devem ser pagos.

Registro da movimentação financeira

Realizar o registro das movimentações financeiras também é uma função do contador. Ele deve acompanhar todas as receitas e despesas que as organizações têm, garantindo que o caixa não fique “no vermelho”.

Elaboração das folhas de pagamento

Quando as empresas contratam funcionários, o contador se torna responsável por elaborar e controlar as folhas de pagamento.

O objetivo desse controle é se certificar de que todos os colaboradores estão sendo pagos corretamente, bem como os tributos que devem ser repassados.

Quando os funcionários fazem horas extras e devem ganhar além do valor combinado mensalmente, também é necessário fazer o cálculo das quantias que precisam ser pagas a mais.

Desenvolvimento de relatórios financeiros

O contador atua preparando relatórios financeiros que podem ser usados para a orçamentação, previsão e outros processos que envolvam a tomada de decisão nas empresas.

A ideia é que os relatórios produzidos pelos contadores possam ser usados, por exemplo, para justificar ou não a compra de novos equipamentos ou realização de outros investimentos na companhia.

Controles financeiros

Os controles financeiros são atividades que incluem as conciliações bancárias, padrões adotados, análise de relatórios etc.

O papel do contador, nesse sentido, é garantir que todos os procedimentos sejam realizados de forma correta, para que se possam gerenciar os processos sem erros.

Como você pode perceber, o contador tem uma variedade de funções nas empresas. Para que tudo flua corretamente e as finanças sejam bem organizadas, o trabalho desse profissional é de suma importância.

Lembramos que, para atuar como contador, é obrigatório que se tenha formação de nível superior. Apenas os bacharéis em Ciências Contábeis podem assumir essa função, de modo que os profissionais técnicos só podem exercer funções de auxiliares.

Saber mais sobre o Dia do Contador é bem útil para quem pretende seguir carreira nessa área, concorda? Por isso, se você deseja cursar Ciências Contábeis, esperamos que possa ter aproveitado ao máximo o nosso conteúdo.

Aproveite e veja agora o nosso material que fala sobre como ser um profissional de sucesso na década de 2020. Ele traz todos os caminhos para você crescer e se destacar profissionalmente. Não perca!