O empreendedorismo para jovens é um dos assuntos mais interessantes para quem está iniciando a sua carreira profissional.

Essa é uma alternativa bem legal para ganhar o seu dinheiro, sem ter chefe e com autonomia nas suas atividades. No entanto, ao empreender, é preciso ter disciplina e jogo de cintura para superar os desafios do mercado.

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Se você pensa em ter o seu próprio negócio, hoje ou no futuro, chegou ao lugar certo! Neste artigo, vamos falar mais sobre o empreendedorismo para jovens e traremos dicas interessantes para quem deseja iniciar uma empresa.

Pronto para ser um empreendedor ou empreendedora de sucesso? Então, siga a leitura!

Empreendedorismo para jovens: entenda mais sobre essa ideia que está em alta

O Brasil é um dos países que mais empreende no mundo e isso tem se intensificado muito nos últimos anos.

De acordo com uma reportagem da Agência Brasil, nos primeiros nove meses de 2020, o  número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 14,8% em comparação com o mesmo período em 2019. A marca ultrapassou os 10,9 milhões de registros.

É claro que nem todas essas pessoas empreenderam por vocação. Afinal, a crise financeira no país foi agravada pela pandemia da Covid-19 e pela falta de políticas públicas mais efetivas para ajudar as empresas a ficarem em pé nesse período difícil.

O desemprego também é grande e muitas pessoas buscam o empreendedorismo por necessitarem ter uma renda para sobreviver e não conseguirem bons trabalhos no mercado.

Por outro lado, também cresce o empreendedorismo para jovens, que é motivado até mesmo por uma questão mais cultural.

As gerações Y e Z, que são formadas por jovens que nasceram a partir da década de 1980, cresceram em meio aos avanços tecnológicos e isso fez com que novas ideias sobre trabalho e negócios fossem desenvolvidas.

Para os seus pais, por exemplo, a ideia de trocar uma oportunidade de trabalhar a vida toda na mesma empresa pela incerteza de um negócio próprio, provavelmente, parece loucura, não é mesmo?

Já para você, talvez seja bem mais atrativo desenvolver um aplicativo, criar um novo serviço online e trabalhar em home office. Ou, quem sabe, ser um nômade digital, que viaja o mundo enquanto trabalha.

Em suma, é isso que difere o empreendedorismo para jovens e o realizado por pessoas mais velhas.

Enquanto as novas gerações enxergam os empreendimentos como um estilo de vida, os “adultos”, em grande parte dos casos, iniciam novos negócios pela necessidade de ganhar dinheiro ou ter vantagens, como status social.

Empreender na faculdade: será que isso é algo possível?

A jornada empreendedora não tem data para começar! Por isso, você pode sim empreender enquanto estiver na faculdade. Porém, precisa entender que terá uma dupla jornada e que isso pode exigir muito de você.

Você não poderá descuidar do planejamento dos seus negócios e também precisará de tempo para estudar para as provas e fazer os trabalhos da faculdade. A sua rotina será bastante puxada e, muitas vezes, você terá que abrir mão de algumas atividades de lazer, por exemplo.

Uma boa dica de empreendedorismo para jovens estudantes é começar pequenos negócios, até mesmo informais, para ter uma graninha extra para comprar aquele “lookinho” do final de semana ou jantar com os amigos, por exemplo.

Muitos estudantes começam a jornada empreendedora vendendo bolos de pote, bijuterias e outros produtos na própria faculdade, por exemplo. Outra ideia interessante é oferecer serviços freelancer para colocar trabalhos nas normas da ABNT, ser assistente remoto etc.

Enfim, busque por atividades mais simples e que não exigem dedicação exclusiva. Depois, quando você concluir a graduação, poderá estruturar negócios mais complexos e já terá uma bagagem e experiência como empreendedor.

Com toda certeza, o seu negócio terá mais chances de ter sucesso do que o de alguém que nunca vivenciou o empreendedorismo.

Coloque em práticas essas dicas de empreendedorismo para jovens

Quer começar a planejar o seu próprio negócio? Então se liga nas seguintes dicas de empreendedorismo para jovens que reunimos para você!

Estude o mundo dos negócios

Independentemente da área em que você estuda, precisará entender sobre o mundo dos negócios.

Por isso, deve fazer leituras, assistir palestras, ouvir podcasts com entrevistas de grandes empreendedores, conhecer histórias inspiradoras etc.

Planeje o seu negócio

Todos os negócios precisam ter um planejamento e tudo muito bem estruturado antes de começar a ser colocado em prática. Dessa forma, você poderá agir com estratégia, caso algo fuja do que havia sido imaginado.

Uma metodologia muito usada no meio empresarial é a análise SWOT. Ela analisa as forças (strenghts) e as fraquezas (weaknesses) dos negócios, bem como as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) do mercado.

A partir disso, podem ser traçadas as melhores estratégias para cada ocasião, para que o negócio sempre se destaque.

Tenha um bom networking

Fazer networking, ou seja, ter uma boa rede de contatos, é essencial para se dar bem no mundo dos negócios. Afinal, você precisará de bons parceiros e clientes para a sua empresa.

Manter um bom relacionamento com professores e colegas de trabalho é uma excelente maneira de construir um bom networking. Além disso, frequente eventos na faculdade e fora dela, participe de projetos de empresas júnior, entre outras atividades.

Agora você já sabe mais sobre o empreendedorismo para jovens. Por isso, se pensa em ter o seu próprio negócio, coloque em prática as nossas dicas e tenha  muita dedicação para realizar o seu sonho.

Ser empreendedor também pode significar ter a sua independência financeira. Baixe agora o nosso infográfico que mostra os 5 passos para ter autonomia e segurança no seu futuro.