A importância da Fisioterapia para as pessoas é algo que cada vez mais é comprovado e atestado pelos profissionais da saúde. Porém, essa não é uma prática recente, como muitos pensam. 

Para você ter uma ideia, desde a Grécia Antiga os médicos já se interessavam por terapias que envolvem o movimento para tratar as pessoas doentes. De lá para cá, as técnicas evoluíram muito e a Fisioterapia deixou de ser uma ramificação da Medicina para se tornar uma área própria.

Guia do profissional

de saúde

Conheça as principais opções de cursos de graduação e profissões para quem quer trabalhar na área da saúde.

Ser fisioterapeuta, inclusive, é uma opção de carreira interessante para quem está ingressando no mercado de trabalho. Afinal, há cada vez mais demanda por esse tipo de profissional em clínicas, hospitais e consultórios particulares.

Quer saber mais sobre a importância da Fisioterapia para a saúde e o bem-estar das pessoas? Então, basta ler este artigo! Reunimos várias informações úteis para quem se interessa por essa área. Vamos lá?

Conheça um pouco mais sobre a história e o conceito de Fisioterapia

Desde os primórdios da humanidade, de certa forma, as pessoas praticam a Fisioterapia. Os nossos ancestrais tinham o costume de esfregar os locais doloridos no corpo, como uma tentativa de aliviar as dores, por exemplo.

Depois, na Grécia Antiga, como comentamos, os médicos começaram a desenvolver as primeiras técnicas da Fisioterapia e aplicá-las em seus pacientes.

A Fisioterapia como profissão e área independente da Medicina, no entanto, surgiu apenas nos meados do século XX. Na época, as duas Guerras Mundiais causaram um grande número de lesões e ferimentos em soldados e na população em geral.

Foi durante as guerras, inclusive, que os especialistas na área começaram a estudar e aperfeiçoar as técnicas da Fisioterapia. O que se aprendeu nos campos de batalha, posteriormente, foi aplicado no atendimento aos pacientes comuns, nas clínicas e hospitais.

No Brasil, a Fisioterapia começou a ser aplicada formalmente nos pacientes em 1929, quando um setor específico para a atividade foi criado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Porém, foi apenas em 1951 que o primeiro curso de Fisioterapia foi criado em nosso país. Anos mais tarde, em 1969, a profissão de fisioterapeuta foi regulamentada e os cursos se firmaram como uma graduação de nível superior.

Atualmente, a Fisioterapia pode ser definida como a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano.

Saiba mais sobre a importância da Fisioterapia na vida das pessoas

A importância da Fisioterapia se justifica pelo fato da ciência promover, manter, desenvolver ou reabilitar as integridades e o funcionamento dos órgãos e sistemas do organismo humano.

Quem faz um curso superior em Fisioterapia estuda as ciências morfológicas, fisiológicas, patológicas, bioquímica, biofísica, biomecânica, cinesia, sinergia corporal, entre outras disciplinas.

Dessa forma, o profissional se torna apto a aplicar as técnicas de Fisioterapia em seus pacientes e promover melhorias na qualidade de vida e no bem-estar dessas pessoas.

Veja exemplos de práticas que comprovam a relevância da Fisioterapia

Quando um paciente procura um fisioterapeuta, o profissional analisa e interpreta exames e laudos médicos para conhecer melhor cada caso.

Pessoas com deficiência e que já nasceram com dificuldades de movimentação de membros, por exemplo, podem aperfeiçoar a sua coordenação por meio da fisioterapia.

O mesmo ocorre com quem perdeu movimentos por conta de ocorrências, como acidentes de trânsito, lesões causadas por cirurgias, etc.

Recentemente, os fisioterapeutas também ganharam bastante notoriedade na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

Muitas pessoas que foram acometidas pela Covid-19 tiveram os pulmões comprometidos. Por conta disso, necessitam de atendimento com fisioterapeuta para a realização de terapias respiratórias que restabelecessem a função dos órgãos.

O tipo de tratamento fisioterapêutico varia muito, de modo que as lesões podem ser tratadas, por exemplo:

  • em tratamentos a base de frio e calor;
  • por meio de exercícios físicos;
  • pela aplicação de massagens;
  • com exercícios na água.

5 maiores benefícios que os pacientes têm ao fazer Fisioterapia

Quando falamos na importância da Fisioterapia, as pessoas geralmente associam os benefícios ao que é visível no tratamento de lesões e doenças.

No entanto, os tratamentos fisioterápicos podem ser realizados por qualquer pessoa, resultando em mais qualidade de vida. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios da Fisioterapia.

1. Melhora na postura

As pessoas que fazem tratamentos fisioterápicos melhoram a postura e a simetria corporal. Isso é muito importante para evitar dores e lesões na lombar e em outras partes do corpo.

2. Tratamento e prevenção de doenças crônicas

A Fisioterapia ajuda a tratar e prevenir doenças crônicas, como obesidade, pneumonia, hipertensão e diabetes.

3. Produtividade na prática de exercícios físicos

Atletas e pessoas comuns que gostam de praticar exercícios físicos conseguem ter mais produtividade nas atividades esportivas quando realizam tratamentos fisioterápicos.

4. Melhora das doenças respiratórias

Doenças respiratórias, como a asma e a bronquite, também podem ter os seus quadros amenizados quando o paciente faz tratamentos de Fisioterapia.

5. Controle da insônia

As causas da insônia são diversas. Entre elas destacam-se o bruxismo, a má simetria corporal e os problemas de respiração. 

Tudo isso pode ser controlado com a Fisioterapia, fazendo com que o paciente durma melhor e tenha mais saúde física e mental.

Viu como a importância da Fisioterapia realmente tem fundamentos? É por isso que esse tipo de tratamento é cada vez mais buscado e se especializar nessa área pode abrir caminhos para um futuro profissional brilhante.

Já pensou nessa possibilidade? Então, baixe agora mesmo o nosso infográfico com o “Guia do profissional de saúde”. Ele tem um conteúdo bem relevante para quem pensa em trabalhar nesse setor. Não deixe de conferir!

Compartilhe: