Dezembro Vermelho: Florence apoia campanha e alerta para prevenção do HIV, da Aids e IST’s

Dezembro Vermelho: Florence apoia campanha e alerta para prevenção do HIV, da Aids e IST’s

As infecções sexualmente transmissíveis são um problema mundial de saúde pública
Técnico em Enfermagem | 01/12/2021
Compartilhe :

A campanha Dezembro Vermelho tem foco na prevenção ao HIV, na assistência aos soropositivos e na promoção dos Direitos Humanos às pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Trata-se de uma iniciativa nacional instituída pela Lei nº 13.504/2017 que reúne um conjunto de atividades e mobilizações para a conscientização sobre o assunto e o enfrentamento ao preconceito.

As ações da campanha buscam principalmente sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento. Diversos estudos já demonstraram, por exemplo, níveis indetectáveis de HIV no organismo de uma pessoa que vive com o vírus e que esteja em tratamento antirretroviral, ou seja, o vírus deixa de ser transmitido a outras pessoas. Um passo importante para que se consiga cumprir o compromisso, assinado na Declaração de Paris, de acabar com a epidemia de AIDS enquanto ameaça à saúde pública até 2030.

Pela falta de informação entre a população, portadores do HIV e pacientes com Aids são vítimas de preconceito, têm direitos desrespeitados e são marginalizados pela sociedade. Como forma de apoio a essa causa mundial, a Faculdade Florence desenvolve uma formação inclusiva e humanizada em seus cursos, formando profissionais pautados no respeito e no acolhimento.

Entendendo o HIV e a Aids

HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana, organismo que afeta células específicas do sistema imunológico, especialmente os linfócitos T-CD4+ e, ao contrário de outros vírus, o corpo humano não consegue ter uma cura do HIV.

O HIV pode levar pessoas infectadas ao desenvolvimento da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), no entanto, ser portador do vírus não significa estar com a síndrome. Somente em uma fase muito avançada de enfraquecimento do sistema imunológico do corpo que se é diagnosticada a Aids.

Mesmo sem ter cura, o tratamento conhecido como terapia antirretroviral (ART) prolonga significativamente a vida de pessoas infectadas com o HIV e reduz as chances de transmissão do vírus.

ISTs e HIV: transmissão e testes

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) podem ser causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal ou anal), onde, sem o uso de camisinha, uma pessoa contaminada transmite a doença para outra.

Pode acontecer, ainda, da mãe transmitir a doença para o filho ou filha durante a gestação, parto ou amamentação. No caso do HIV, que também se espalha por fluídos corporais, a transmissão também pode ocorrer pelo compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas com sangue.

As principais manifestações clínicas das ISTs são: corrimentos, feridas e verrugas anogenitais.

Principais sintomas de pessoas infectadas com HIV:

  • Cansaço persistente;
  • Suores noturnos;
  • Perda involuntária de peso;
  • Diarreia persistente;
  • Febre persistente (por diversas semanas);
  • Falta de ar.

Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças, por isso a única forma de diagnosticar o HIV é por meio do teste. No Brasil, exames laboratoriais e testes rápidos detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos e podem ser realizados gratuitamente pelo SUS, nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápidos e melhores são os efeitos do tratamento.

Estratégia de diminuição de casos

Para diminuição dos casos de HIV, AIDS e outras IST, a principal estratégia que deve ser tomada é o aconselhamento para a mudança de comportamento. 

Profa. Tatiana Siqueira, docente do curso de Enfermagem da Florence.

Profa. Tatiana Siqueira, docente do curso de Enfermagem da Florence.

“O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV”, destaca a professora Tatiana Siqueira, docente do curso de Enfermagem da Faculdade Florence.

Amparo legal às pessoas com HIV

Desde junho de 2014, vigora no Brasil a Lei Nº 12.984, que define como crime a discriminação contra pessoas com HIV e pacientes com Aids. Confira a lei clicando aqui.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Celebrado anualmente em 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids abre a campanha do Dezembro Vermelho e traz o debate sobre a transmissão e prevenção da doença, atuando no combate ao preconceito sofrido por pessoas com HIV. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987, na Assembleia Mundial da Saúde.

 

Notícias Relacionadas