Florence celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

A data busca sensibilizar sobre a inserção das pessoas com deficiência na sociedade
Institucional | 03/12/2021

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado anualmente em 3 de dezembro. A data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência. Além disso, busca também sensibilizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural.

O dia foi criado através da resolução A/RES/47/3, na Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 14 de outubro de 1992. De acordo com dados do IBGE, 6,7% do total da população brasileira são pessoas com deficiência, o equivalente a mais de 12,7 milhões de pessoas. E conforme a ONU, aproximadamente 10% da população mundial têm alguma deficiência.

Tradutor/intérprete de libras da Florence, Renan Pires.

O tradutor/intérprete de libras da Faculdade Florence, Renan Pires, destaca a importância da garantia de direitos das pessoas com deficiência. “A garantia de direitos da pessoa com deficiência visa naturalizar o termo deficiência em nossa sociedade. Além de promover respeito e dignidade por todos os cidadãos às pessoas com deficiência no contexto social, ela também tenta superar a histórica negação e a exclusão deste grupo e assegura inclusão, independência e autonomia nos ambientes e espaços para que as pessoas com deficiência não necessitem de terceiros para viver”, afirmou.

O Decreto Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

Atualmente as deficiências são classificadas em:

• Deficiência física;
  • Deficiência visual;
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência intelectual;
  • Deficiência múltipla.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, com o intuito de promover o direito à inclusão de forma igualitária para que o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais sejam assegurados.

Pensando nisso, a Faculdade Florence reconhece a importância da data e propõe a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Cursos técnicos do Instituto Florence

Com o objetivo de capacitar profissionais em nível técnico para o mercado de trabalho, o Instituto Florence está com inscrições abertas para o curso em Enfermagem, Saúde Bucal e Estética e para a especialização em Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica.

Os interessados têm três formas de fazer sua inscrição: a primeira é presencialmente, na Secretaria da Escola Técnica da Unidade Centro e Cohab; a segunda é entrando em contato pelo WhatsApp oficial da instituição, por meio do número 99242-2120; e a terceira é por meio do e-mail [email protected].

Para se matricular é necessário apresentar cópias impressas ou escaneadas dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de residência, diploma de conclusão do Ensino Médio ou declaração com Histórico Escolar.

Clique aqui para saber mais sobre os cursos técnicos e os diferenciais do Instituto Florence!