O técnico em radiologia é o profissional responsável por promover exames radiográficos tradicionais, com domínio de soluções químicas e processamento do filme. Também é de competência deste profissional, preparar o paciente para os demais exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem.
Além de desempenhar atividades profissionais, o técnico em radiologia é responsável por orientar o paciente para realização de serviços como: mamografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética nuclear e uso de meios de contraste radiológicos, analisando e informando casos de reações adversas a um supervisor profissional.
O técnico em radiologia também presta auxílio em serviços como a radioterapia e a medicina nuclear, uma vez que esse profissional costuma estar inserido em equipes de trabalhos de diversos serviços de diagnóstico por imagens, além de supervisionar programas de controle de qualidade.
A profissão de técnico em radiologia é regulamentada desde 1985 e, para exercê-la, é obrigatório ter o ensino médio completo, concluir o curso de nível técnico e obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do estado onde trabalha.
Ainda segundo a legislação, esse profissional pode atuar nas seguintes especialidades:
Segundo levantamento da Catho, a média salarial de um técnico em radiologia é de R$ 1.800.
A formação técnica em radiologia tem duração de 18 meses, dividida em módulos, totalizando 1.600h. Durante o curso, ele terá conteúdos teóricos e práticos, além de um estágio supervisionado. Os conteúdos são divididos em matérias que possuem uma carga horária específica.