O curso de Direito costuma ser bastante concorrido. Isso acontece porque ele oferece inúmeras possibilidades de trabalho, desde se tornar advogado até a realização de concursos ou cargos em grandes empresas. Mas, para isso, é necessário se tornar um bacharel em Direito, o que envolve bastante empenho e algumas habilidades importantes. 

Você tem interesse em seguir carreira na área jurídica? Com a leitura deste post, será capaz de visualizar um bom passo a passo para ajudar você a conquistar seus objetivos. Entenda a seguir!

Quer conhecer as áreas de atuação de quem se forma em Direito?

É só baixar o Manual do profissional de Direito para saber tudinho!

Descubra o que é um bacharel em Direito

O título de bacharel em Direito é fornecido a todos os estudantes que terminam uma graduação em Direito. A diferença do bacharel para o advogado está na aprovação na prova da OAB.

Antes dela, o bacharel não pode exercer a advocacia, mas pode realizar inúmeras outras atividades, como realizar concursos importantes como magistratura e promotoria, ou atuar como assistente jurídico, auxiliando advogados em suas atividades.

Veja 4 passos com o que é preciso para ser um bacharel em Direito

Se você tem o sonho de realizar um concurso público na área jurídica ou se interessa em seguir carreira na área, vai precisar seguir alguns passos importantes.

Continue acompanhando e entenda melhor o que é necessário para se tornar um bacharel em Direito!

1. Realize uma graduação em Direito

O primeiro passo e o mais importante: para começar a pensar em atuar na área, você deve escolher uma boa graduação. Hoje em dia, existem muitos cursos disponíveis no mercado. No entanto, a faculdade de Direito que você escolher estará diretamente relacionada ao seu sucesso profissional.

Nós sabemos que o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e a concorrência para os concursos é grande. Por essa razão, sua preparação deve se iniciar na faculdade.

Um curso de qualidade vai oferecer a base necessária para que você consiga absorver e aplicar todo o conhecimento necessário para obter o sucesso profissional desejado. Portanto, antes de prestar vestibular, analise a credibilidade do curso escolhido.

2. Esteja preparado para estudar bastante

O conteúdo jurídico é bastante extenso e muitas vezes complexo. Se você sonha em se tornar um bacharel em Direito, precisa gostar de ler e ter disposição para estudar. Essas são habilidades presentes no perfil do advogado de sucesso.

Além disso, os concursos costumam cobrar um conteúdo bastante aprofundado em diversas áreas. Mesmo que você não tenha essa intenção e pretenda realizar a prova da OAB, antes de escolher sua área de atuação vai precisar conhecer bastante acerca dos principais segmentos jurídicos.

3. Saiba se comunicar

A comunicação é uma habilidade fundamental dentro do mundo jurídico. É necessário saber argumentar e fundamentar seu ponto de vista para buscar o convencimento dos colegas, clientes e dos juízes.

Dentro do Direito muitas vezes existem linhas doutrinárias divergentes. E vence aquele que se posicionar melhor e oferecer o melhor argumento. Interessante, não é mesmo?

4. Tenha calma para lidar com conflitos

Outra habilidade que todo bacharel em Direito precisa ter é a habilidade de lidar com conflitos. Vale recordar que basicamente o trabalho de qualquer profissional da área se inicia quando existe uma disputa entre duas pessoas que acreditam estarem certas de seus direitos.

Dessa forma, um profissional com boa capacidade de persuasão e tranquilidade para administrar problemas tem o poder de encontrar soluções que sejam boas para todas as partes e evitar problemas maiores.

Saiba como funciona o bacharelado em Direito

O curso de Direito tem a duração de 5 anos ou 10 semestres. Ele é composto por disciplinas gerais como Filosofia, Antropologia e Sociologia que demandam mais leitura e pensamento crítico.

Também abrange matérias específicas, como Direito e Processo Civil, Direito e Processo Penal e do Trabalho, por exemplo, por meio das quais o aluno estará em contato mais direto com a parte prática do curso.

O curso de Direito da Faculdade Florence busca formar profissionais com uma formação humanista e técnico-científica. Dessa forma, os futuros estudantes conseguem entender o fenômeno jurídico de forma contextualizada, buscando a construção de um profissional completo e pronto para o mercado de trabalho. 

Agora, confira algumas das disciplinas da nossa matriz curricular:

  • Introdução ao Estudo do Direito;
  • Direito, Interpretação e Linguagem;
  • Direitos Humanos e Cidadania;
  • Ciência do Direito e Método;
  • Direito, Mercado e Contratos;
  • Iniciação à Prática Jurídica;
  • Fundamentos e Teoria do Direito;
  • Obrigações;
  • Responsabilidade Civil e de Consumo;
  • Organização da Justiça e Processo;
  • Política Criminal e Pena;
  • Atuação Administrativa do Estado;
  • Posse e Propriedade;
  • Processo Civil;
  • Crimes em Espécie;
  • Direito Internacional;
  • Direito Tributário;
  • Processo Penal;
  • Direito do Trabalho;
  • Processo do Trabalho;
  • Prática Simulada;
  • Tutela Coletiva e Ações Afirmativas;
  • entre outras.

Além dessas, existem disciplinas optativas e oportunidades práticas como estágios internos, júris simulados e laboratórios.

Descubra porque estudar Direito na Faculdade Florence

O curso de Direito da Florence tem como foco criar profissionais capacitados para analisar conceitos e argumentar de forma assertiva e bem fundamentada. Por isso, nossa graduação é direcionada a promover a interpretação e valoração dos fenômenos jurídicos-sociais.

Assim, estimula a construção de uma visão crítica e reflexiva de seus estudantes. Desse modo, acreditamos que os futuros profissionais formados em nosso bacharel em Direito estarão capacitados para trabalhar em equipe e buscar conhecimentos de forma independente, contínua e dinâmica.

A formação da Faculdade Florence se destaca pelos profissionais com senso jurídico e ético, associado à responsabilidade social com uma compreensão abrangente das normas jurídicas.

Também conta com uma capacidade de equacionar problemas e encontrar boas soluções por meio da utilização do raciocínio lógico, argumentação, persuasão e reflexão crítica. Confira outras vantagens na sequência!

Possibilidades de ingresso

Além de todos os benefícios de estudar com a gente, a Florence disponibiliza inúmeras formas de financiamento para a faculdade, como bolsas especiais, FIES e Prouni, por exemplo.

Tudo para que a educação esteja ao alcance de todos que desejem um bom posicionamento no mercado de trabalho.

Núcleo de Prática Jurídica

O Núcleo de Prática Jurídica funciona como um tipo de estágio interno para que o aluno possa ter um primeiro contato com o dia a dia do advogado. É coordenado por um professor e permite que o estudante faça atendimentos em Direito Civil, Previdenciário, do Consumidor, Trabalhista e Administrativo.

Ainda, o recurso promove a participação de estudantes em audiências e o acompanhamento de um processo, do início ao fim, elaborando peças práticas sempre sob supervisão de professores.

Isso é muito importante para que o estudante ganhe confiança e esteja mais preparado para realizar um estágio externo e outras atividades, depois de formado.

Biblioteca

A biblioteca Wanda de Aguiar Horta disponibiliza aos estudantes um vasto acervo com os mais variados títulos. Assim, o aluno terá acesso às informações técnico-científicas necessárias para a sua formação.

Ligas acadêmicas

As ligas acadêmicas permitem que o estudante possa se aprofundar em assuntos do seu interesse, elaborar trabalhos científicos e participar de eventos e projetos. Isso contribui para a formação de um currículo completo, assim como estimula o networking.

Núcleo de Carreira e Empregabilidade

Nosso Núcleo de Carreira e Empregabilidade é responsável por realizar a integração entre os talentos e as melhores oportunidades do mercado de trabalho. Desse modo, possibilita ao aluno a oportunidade de construir um perfil profissional e melhorar sua empregabilidade.

Agora que você já sabe o que é necessário para se tornar um bacharel em Direito e conquistar sucesso profissional na área jurídica, não perca mais tempo: venha agora mesmo fazer sua inscrição na Faculdade Florence.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre no nosso site e saiba mais sobre nossa graduação em Direito!

Compartilhe: