Vivemos em um cenário altamente tecnológico e propício para que os profissionais desenvolvam uma carreira digital. Além disso, a tendência por esse tipo de trabalho se acelerou com a pandemia do novo coronavírus.

Preparamos este artigo para que você saiba mais sobre o que é, quais são as áreas mais promissoras e como ter uma carreira digital. Continue a leitura!

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Entenda o que é carreira digital e como essa modalidade foi impulsionada pela pandemia

Podemos definir uma carreira digital como a trajetória de um profissional nos ambientes da internet.

É importante lembrar que ter uma carreira digital não é sinônimo de ser programador ou profissional de TI, por exemplo. 

Um jornalista que produz reportagens para um portal de notícias tem uma carreira digital. O mesmo vale para um gestor de e-commerce, que supervisiona vendas online.

Ou seja, a carreira digital pode ser seguida por profissionais de praticamente todas as áreas, desde que a atuação ocorra por meio da internet.

O número de profissionais que exerciam atividades no meio digital já estava em constante crescimento. No entanto, o fenômeno da transformação digital foi impulsionado pela pandemia da Covid-19.

Isso se justifica porque muitas empresas se viram obrigadas a migrar para os ambientes digitais, a fim de evitar a proliferação do novo coronavírus.

Mesmo depois que a população estiver toda vacinada e o vírus mais controlado, a tendência é de que as carreiras digitais sigam em ascensão.

As empresas viram que é possível trabalhar a distância com sucesso e que nem todos os colaboradores precisam ocupar o mesmo espaço físico. Deve crescer, inclusive, o número de coworkings e a prática do anywhere office, que é o trabalho realizado em qualquer local.

Habilidades necessárias para ter sucesso ao seguir uma carreira digital

Para ter uma carreira digital de sucesso, é preciso que os profissionais desenvolvam algumas habilidades essenciais.

Alguns exemplos de competências importantes para quem pretende seguir uma carreira digital são:

  • facilidade para lidar com as tecnologias: como vai realizar reuniões online e outras tarefas com recursos tecnológicos, é essencial saber sempre se atualizar e lidar com as novidades do mercado;
  • senso de colaboração: mesmo que muitas vezes não ocupe o mesmo espaço físico que os colegas, é preciso ter um senso de colaboração;
  • organização: é importante que o profissional seja muito organizado, para que não ocorram atrasos nas demandas;
  • vontade de aprender: como novos recursos surgem quase diariamente, é essencial que o profissional tenha gosto pelo aprendizado.

Ao desenvolver habilidades como essas, ficará mais fácil de você conquistar bons resultados em uma carreira digital, independentemente da área em que deseja atuar. 

A importância do ensino superior para ter uma carreira digital

Ao contrário do que muitos pensam e comentam, o ensino superior é muito importante para quem deseja ter uma carreira digital. É claro que hoje apenas fazer uma faculdade não basta.

No mundo contemporâneo, os profissionais devem adotar uma metodologia chamada lifelong learning, que prega a formação continuada, até mesmo para se adaptar às mudanças do mercado de trabalho.

Porém, a graduação continua sendo a base de tudo! Imagine, por exemplo, um contador que presta serviços de contabilidade para empresas por meio de uma plataforma digital.

Apesar da atuação dele não ser dentro de um escritório de contabilidade e novas regras e regimes contábeis poderem surgir com o tempo, a base para o exercício das suas atividades será sempre a mesma. 

É por isso que a graduação segue sendo essencial e muito importante para quem pensa em seguir uma carreira digital.

4 exemplos de carreiras digitais que estão em alta e devem continuar crescendo

Está pensando em seguir uma carreira digital? Então, veja a seguir alguns exemplos de áreas que estão em alta e devem continuar crescendo nesse mercado.

1. Profissionais de TI

Embora a carreira digital não se limite a profissionais especialistas em tecnologia, a busca por especialistas nesse segmento é muito grande.

Afinal, é preciso que sejam desenvolvidos novos softwares, programas e soluções para que as empresas exerçam as suas atividades de forma prática e segura. 

Para seguir carreira nesse segmento, é importante ter formação em Tecnologia da Informação ou áreas relacionadas.

2. Especialistas em marketing digital

Cresce muito a demanda por profissionais especialistas em marketing digital. São eles: webdesigners, produtores e gestores de conteúdo para canais online, analistas de dados, analistas de e-commerce, entre outros.

Atualmente, como boa parte das trocas pessoais ocorre nos meios digitais, as empresas estão vendo nas redes sociais e outros canais online excelentes plataformas para se aproximar de possíveis clientes e fazer mais vendas.

Para ter uma carreira digital de sucesso nessa área, mais uma vez destacamos a importância da graduação. 

Muitas pessoas pensam que ser um redator ou designer para blogs e redes sociais é uma atividade para render uma grana extra apenas. Há quem pense que qualquer um pode fazer isso. 

Não é bem assim! A formação na área da comunicação é essencial para ser um profissional de sucesso no segmento!

3. Advogado especialista em crimes virtuais

A internet trouxe muitas coisas boas para as nossas vidas, mas também abriu as portas para que os criminosos descobrissem novas formas de dar golpes, por exemplo.

Muitos advogados têm se especializado em crimes virtuais e seguindo carreira digital nessa área. Assim, além de vivenciar o trabalho na internet, também atuam promovendo que os espaços digitais sejam utilizados de forma segura, denunciando e atuando contra os cybercrimes.

4. Enfermeiro virtual

Uma área que cresceu na pandemia e deve seguir em alta é a enfermagem virtual. Tratam-se de plataformas em que enfermeiros atendem pacientes de forma remota. Nelas, dão dicas de saúde e orientam sobre como realizar procedimentos simples, feitos pelo próprio paciente.

Se for necessário, os enfermeiros virtuais orientam os pacientes para dar sequência ao atendimento com um médico, de forma presencial ou virtual, de acordo com a gravidade de cada caso.

A tendência é que, com o crescente uso de tecnologias vestíveis, como os relógios inteligentes, os enfermeiros também atuem no monitoramento de métricas. 

Imagine, por exemplo, que uma pessoa idosa e com problemas cardíacos mora sozinha e utiliza um relógio que controla os batimentos do coração.

Nesse caso, o enfermeiro virtual contratado monitora os batimentos do paciente, por meio de uma ferramenta de compartilhamento de dados. Se algo anormal for verificado, ele pode enviar paramédicos à casa do paciente para que seja realizado um atendimento imediato.

Esses são apenas alguns exemplos das inúmeras áreas que você pode estudar para ter uma carreira digital promissora.

Quer garantir mais autonomia e segurança para o seu futuro? Então, baixe agora o nosso material com 5 passos para conseguir a independência financeira.

Compartilhe: