Trabalho estudos… às vezes, o dia parece muito curto para tudo o que temos que fazer, não é mesmo? Mas quem faz uma boa gestão de tempo consegue dar conta do recado e ainda ter momentos de descanso e lazer.

Quer saber um pouco mais sobre como colocar suas tarefas em ordem e aproveitar melhor sua rotina? Continue a leitura e confira algumas estratégias!

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O que é gestão de tempo?

A gestão de tempo nada mais é do que a maneira que você usa para organizar suas tarefas. Sendo que, como resultado, deve conseguir fazer o melhor trabalho em menos tempo.

Ou seja, funciona como uma espécie de direcionamento de atividades. Ela se baseia em conceitos como produtividade e priorização de atividades.

No entanto, você não tem obrigação de fazer uma boa gestão logo de primeira.

Por vezes, encontrar uma rotina que realmente seja eficiente e otimize seu tempo requer ajustes. Então, é fundamental ter paciência e disposição para reorganizar e entender realmente o que vem em primeiro lugar.

Vale lembrar ainda que a prioridade pode mudar. Portanto, é natural que mesmo com uma rotina ajustada, você ainda tenha que lidar com alguma realocação de tarefas eventualmente.

Por que a gestão de tempo é importante para o trabalho e os estudos?

Você já percebeu que, cada vez mais, a tomada de decisões tem sido um fator determinante em várias atividades?

Se você está no trabalho, precisa tomar decisões concretas para prosseguir com uma tarefa.

Nos estudos, isso não é diferente: você lida com prazos de projetos, provas, editais e precisa resolver logo que conteúdo estudar primeiro.

Essa pressão pode atrapalhar, e muito, o seu dia a dia. Isso porque as pessoas tendem a querer resolver tudo de uma vez, tendo que lidar com pressão e impaciência.

É por isso que a gestão de tempo é tão importante. Com ela, você consegue fazer melhores escolhas, de um jeito mais rápido e sem ignorar o que é realmente prioridade.

Passa a ter mais produtividade, foco e concentração. E, ao fim do dia, deixa de lado aquele sentimento chato de culpa para aproveitar o período livre com a família, os amigos e seu hobby favorito.

O que a gestão de tempo tem a ver com a produtividade?

Um dos princípios indispensáveis da gestão de tempo é identificar aquilo que desperdiça seu horário de trabalho ou de estudo.

Com o dia organizado, você começa a prestar mais atenção nos horários em que produz mais.

Afinal, consegue eliminar distrações que deixavam a rotina muito homogênea, e não permitiam que você tivesse um horário específico para render mais.

Nesse período em que você desempenha melhor suas atividades, é a hora de se voltar para suas prioridades.

E, com todas elas em dia, você automaticamente se torna mais produtivo, já que tem um plano traçado e sabe o que e quando tem de fazer.

Cada pessoa tem esse pico de produtividade em um horário diferente. Pela manhã, tarde, noite, não importa.

O que deve ser levado em conta é como você realmente vai usar esse tempo. Fazer planos diários, semanais, mensais e/ou anuais é sempre uma boa pedida.

Assim, você saberá o que deve executar no seu horário produtivo e reorganiza em ordem de importância o restante das atividades. Acredite, dessa forma sobra tempo para todas!

Quais são as principais vantagens de fazer uma boa gestão de tempo?

E quais são as vantagens, na prática, de se fazer uma boa gestão de tempo? Veja só o que você tem a ganhar ao investir nessa ação!

Menos estresse

Quando você gerencia seu tempo, passa por menos situações estressantes e desconfortáveis.

Não perde tempo com refações e nem se esquece de algo essencial para a rotina. Assim, mesmo que um imprevisto surja, você conseguirá driblá-lo sem perder a cabeça por pouca coisa.

Mais tarefas executadas

Com a produtividade em alta, é natural que você consiga desenvolver um número maior de tarefas ao longo do dia.

E tudo sempre com qualidade nos resultados. Isso acontece porque cada compromisso é realizado no tempo certo, sem acúmulos e com brechas para que você encaixe outras coisas quando achar conveniente.

Menos retrabalho

Uma rotina organizada permite que você tenha mais concentração. Deste modo, tem menos chances de cometer erros que gerem retrabalho.

Se você consegue ler as instruções corretamente, interpretar orientações, pensar a respeito de tarefas e absorver os detalhes, dificilmente terá que refazer alguma parte do trabalho ou repassar os estudos.

Mais tempo livre

Normalmente, uma pessoa estuda ou trabalha por cerca de 8 horas diárias. Com a desorganização das tarefas, é natural que isso pareça pouco tempo.

Mas ele é mais do que suficiente e, quando bem administrado, permite que você tenha mais tempo livre. O que é indispensável para garantir sua qualidade de vida e um bom relacionamento com quem está por perto.

Menos tempo ocioso

Sabe aquela sensação de que você está “à toa” quando deveria fazer algo?

Com um gerenciamento de tempo, você elimina isso totalmente. Não sobra tempo ocioso, porque você sabe o que tem que fazer agora e qual será sua próxima atividade.

Mais oportunidades

Muitas vezes, a gente deixa de fazer algo que quer simplesmente porque não sobra tempo.

A intenção da gestão de tempo é justamente trazer mais flexibilidade para a rotina, para que você realmente aproveite suas oportunidades ao máximo.

Menos esforço

Ao contrário do que muita gente pensa, gerir o tempo não demanda esforço extra.

Pelo contrário, o objetivo é fazer com que o trabalho e os estudos fiquem mais otimizados. Você conclui todas as atividades sem aquele peso do cansaço pelo excesso de compromissos que assumiu.

Mais controle na vida pessoal

Na sua vida pessoal, os benefícios também são muitos. Você:

  • começa a se sentir mais confiante no que faz;
  • tem resultados positivos em provas, projetos e atividades;
  • alcança suas metas mais rápido;
  • realiza tarefas de maneira mais consistente;
  • torna-se uma pessoa mais pontual e disciplinada em qualquer situação.

Ufa! São muitas vantagens que realmente transformam a nossa vida e rotina, concorda?

Como fazer uma gestão de tempo eficiente?

Viu só como vale a pena investir na gestão de tempo? Agora, o próximo passo é conhecer as estratégias para conseguir deixá-la eficiente. Confira!

1. Diminua suas distrações

Como a gente já disse, diminuir as distrações é essencial para gerenciar seu tempo.

E como isso pode ser feito? Desligue o celular, saia das redes sociais, separe um tempo do dia para ler os e-mails.

Se estuda em casa, desligue a televisão e peça licença aos familiares para se recolher em um ambiente mais silencioso e afastado.

Aos poucos, ficar longe dessas distrações se torna um hábito e as pessoas ao redor perceberão que não é difícil respeitar seu espaço.

2.  Planeje e revise

Reserve um tempo no começo da semana para planejar suas atividades. Veja o que está pendente, quais disciplinas ou tarefas devem ser priorizadas e como andam seus passos.

Anote tudo: seja em uma planilha no computador, em um aplicativo ou no planner.

Lembre-se de que não precisa seguir à risca: modificações podem acontecer. Para isso, a revisão é superimportante.

Tire uns minutinhos do almoço ou antes de dormir para repassar as atividades e ver o que precisa ser realocado.

3. Tenha disciplina com suas anotações

Nada de anotar e esquecer! É fundamental ter disciplina com suas anotações e sua agenda.

Escreva horários, destaque em outras cores o que é mais importante, coloque alarmes de lembrete e aproveite ao máximo todos os recursos que a ferramenta que você escolheu oferece.

Do contrário, sem consultá-la e atualizá-la, sua gestão de tempo não vai para a frente.

4. Tire as pendências da cabeça

Se você vai começar a gerir seu tempo agora e tem muitas pendências, saiba que é preciso tirá-las da cabeça.

Ficar pensando no que está por fazer o tempo todo é uma distração e atrapalha sua produtividade. Considere resolvê-las como uma tarefa.

Sendo assim, será necessário reservar um horário do dia para dar fim no que incomoda você. Aquele tempo que sobra em sua rotina, já que ela estará bem-organizada, com certeza será suficiente para deixar sua mente em paz.

5. Pare de procrastinar

A procrastinação é inimiga da gestão de tempo. Então, pare de enrolar!

Se você precisa fazer uma tarefa pequena, como concluir um exercício ou enviar um e-mail, faça no momento reservado para isso.

Não é porque é algo rápido que pode ser deixado por último. O que leva mais tempo já fará parte de seu planejamento. Evite desperdiçar seus momentos para não acumular uma lista de coisas urgentes que acabaram escapando ao longo do dia.

6. Tenha foco

O intuito de manter um planejamento é investir em seu foco.

Portanto, nada de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mesmo que as tarefas sejam simples. Sempre termine uma antes de começar a outra.

Isso evita que você divida a sua atenção e faça as coisas “mais ou menos”. Tudo o que está na sua lista merece o devido cuidado para ter qualidade e realmente ter significado para você.

7. Saiba priorizar

Provavelmente, priorizar é uma das tarefas mais complicadas para quem quer gerir o tempo.

Afinal, como definir o que é importante se tudo parece igualmente importante? Sim, essa impressão é bem comum. Mas você pode usar um sistema de classificação para fazer boas definições.

Veja o que é urgente, importante e não importante. Com isso, você faz uma lista justa e organizada. Depois, tente direcionar 70% do seu dia para as coisas urgentes, 20% para as tarefas importantes e 10% para as não importantes. O equilíbrio será alcançado e você conseguirá concluir tudo com excelência.

8. Cuide de seu próprio tempo

Pode ser que, enquanto estuda em casa ou está no trabalho, apareça um colega para pedir o famoso “1 minutinho do seu tempo”.

Essas pessoas são grandes empecilhos na gestão de tempo e na organização de seu dia. O prazo dedicado a atendê-las é sempre maior do que o previsto.

Seja firme para falar não, caso não tenha mesmo disponibilidade. Mas ofereça um horário em sua agenda ou diga que a conversa acontecerá na primeira brecha que você tiver. Cuidar do seu tempo faz toda a diferença para uma administração satisfatória da rotina.

9. Faça pausas

Não é necessário começar a fazer tudo no “modo turbo” logo que acorda. A intenção não é lidar com correria e sim fugir dela.

Sempre que finalizar uma tarefa, pare, respire e faça uma pausa. Tome um café, faça um lanchinho, caminhe um pouco ou escute uma música.

Pequenos momentos de leveza fazem com que você se lembre de que você também deve estar em primeiro lugar.

10. Organize seu espaço

Sua mesa de estudos deve ser impecável. Antes de começar as atividades, deixe ao alcance todos os materiais que precisa usar.

Sente-se de maneira confortável e garanta a iluminação do ambiente. Isso faz com que você fique mais à vontade para passar mais tempo concentrado e não se levante toda hora para mexer na mochila.

O mesmo é válido para o trabalho. Limpe sua mesa após o expediente, evite comer na frente do computador e elimine ao máximo aquela papelada que só incomoda seu campo de visão.

11. Respeite seus prazos

Alguns prazos você mesmo poderá estabelecer. Mas outros, é impossível mudar.

A data de uma prova ou da entrega de um trabalho, por exemplo, se encaixam nesse último caso. Diante disso, é fundamental respeitar o que foi definido.

Tente agendar a finalização dos estudos para pelo menos 24 horas antes do prazo. Com isso, você terá tempo para revisar, repassar e ficar mais bem preparado para uma eventual surpresa. Se nada disso for necessário, ponto para você: poderá usar o tempo que sobrou para outra atividade.

E aí, curtiu nossas estratégias de gestão de tempo? Agora basta colocá-las em prática para você arrasar nos estudos ou conseguir bons resultados no trabalho.

Por falar nisso, um grande evento vem por aí: o Enem! E se você precisa se dedicar a ele, aproveite e baixe o Planejador de Estudos para o Enem, que será perfeito para administrar seu dia e os conteúdos dessa prova tão importante.

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