As instituições de ensino evoluem conforme a sociedade muda. Assim, novas formas de ensino surgem e começam a ser adotadas pelas escolas, faculdades e universidades. Exemplo disso é o modelo híbrido, que ganha cada vez mais espaço nos cursos de graduação e pós-graduação.

Nesse cenário, alunos e professores precisam acompanhar essa nova modalidade de aprender e ensinar. Ou seja, é preciso se adaptar ao modelo híbrido de ensino.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

A seguir, vamos falar mais sobre o que é esse método, suas categorias e vantagens. Também traremos dicas para você se adaptar melhor a ele. É só continuar a leitura para acompanhar tudo isso!

Modelo híbrido: entenda mais sobre essa tendência que veio para ficar

O modelo híbrido é uma das maiores tendências da educação para o século XXI. Trata-se de uma metodologia que mescla os métodos de aprendizado online e presencial. 

Dessa forma, as atividades ocorrem em sala de aula, mas também nos dispositivos digitais, como computadores, smartphones e tablets.

A ideia do ensino híbrido é unir o melhor dos métodos tradicional e digital, para potencializar a educação ao máximo.

Dessa forma, os alunos podem acessar de casa conteúdos digitais, como e-books, vídeoaulas, podcasts, entre outros. Depois, na sala de aula, debatem os assuntos com a intermediação do professor.

O modelo híbrido de ensino já era uma tendência antes mesmo da pandemia. Porém, a Covid-19 acelerou a adoção desse processo.

Muitas instituições de ensino estão adotando o modelo híbrido para retomar as aulas presenciais. Dessa forma, as turmas podem ser divididas em suas partes.

Enquanto um grupo de alunos estuda em casa, outro vai até a aula presencial. Na semana seguinte, ocorre a inversão dos papéis, por exemplo.

Conheça as principais categorias do modelo híbrido de ensino

Existem diferentes categorias do modelo híbrido de ensino que podem ser desenvolvidas nas instituições. A seguir, apresentaremos algumas das principais. Veja!

Sala de aula invertida

Nesse modelo, o aluno primeiramente estuda sozinho, em casa, acessando os conteúdos produzidos pelos professores ou equipe pedagógica da instituição de ensino. 

Depois, na sala de aula presencial, participa de debates com o professor e os colegas. O educador assume um papel de mediador e esclarece dúvidas dos estudantes, além de trazer contribuições sobre os temas.

Laboratório rotacional

O laboratório rotacional funciona como uma aula normal, que é transmitida ao vivo pela internet. Dessa forma, parte dos alunos fica em casa e assiste os encontros pela internet.

Já um outro grupo de alunos vai até à faculdade e assiste às aulas presencialmente. É possível atuar com alternância entre esses grupos.

Essa é uma das categorias que deve ser tendência nos próximos tempos, em que ainda é preciso evitar aglomerações para evitar a disseminação do novo coronavírus.

O modelo funciona bem porque, com menos pessoas na sala de aula, fica mais fácil de manter o distanciamento adequado e os demais protocolos de segurança que o momento exige.

À la carte

O modelo híbrido do tipo à la carte funciona da seguinte forma: os cursos têm disciplinas obrigatórias e presenciais, que são cursadas normalmente na instituição de ensino.

Porém, também oferece disciplinas eletivas à la carte, que são cursadas totalmente a distância e com aulas gravadas em vídeo.

Na prática, funciona como se a instituição de ensino tivesse uma “Netflix” de disciplinas, que podem ser escolhidas de acordo com os interesses de cada aluno.

Veja 3 vantagens do modelo híbrido de ensino para os estudantes

O modelo híbrido de ensino, se bem trabalhado, pode ser bastante vantajoso para os alunos. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios do modelo.

1. Otimização do tempo

O modelo híbrido é vantajoso porque otimiza o tempo dos estudantes. Não será necessário se locomover até a faculdade todos os dias, por exemplo.

Esse tempo ganho pode ser, inclusive, utilizado para reforçar o aprendizado realizando atividades extracurriculares.

2. Ensino mais dinâmico

Na forma híbrida, o ensino também se torna muito mais dinâmico. Isso porque os conteúdos são apresentados de diferentes formas.

Além das explicações tradicionais em sala de aula, os alunos têm acesso a materiais digitais, recursos de realidade virtual, jogos, filmes e vídeos.

Por meio de recursos, como a gamificação, as estratégias de aprendizado se tornam mais interessantes e efetivas, por exemplo.

3. Proteção contra o coronavírus

Sabemos que, mesmo com o avanço da vacinação, ainda vai demorar um pouco para o coronavírus deixar de ser um problema para a sociedade.

Por isso, enquanto a pandemia ainda não for totalmente superada, o modelo híbrido também funciona como uma proteção contra a Covid-19.

Confira 3 boas práticas para se adaptar melhor ao modelo híbrido 

Para tirar o máximo de proveito do modelo híbrido, você pode executar algumas boas práticas. Confira!

1. Seja organizado e tenha disciplina

Assim como em qualquer atividade de educação a distância, você precisa ser organizado e ter disciplina para executar as tarefas online.

Evite procrastinar e deixar para acessar os conteúdos depois, por exemplo.

2. Aproveite os encontros presenciais para tirar dúvidas

Os encontros presenciais, em que há interação face a face com os professores, devem servir para que sejam tiradas dúvidas.

Dessa maneira, aproveite ao máximo essas interações e não deixe as suas dúvidas ficarem sem resposta.

3. Interaja nas atividades online

As atividades online também são interativas. Fóruns e outros ambientes virtuais podem ser usados para deixar comentários, enviar links de materiais interessantes para os colegas, conversar sobre os conteúdos estudados em aula etc.

Em resumo, podemos dizer que o modelo híbrido de ensino é algo que veio para ficar. Por isso, é importante que você entenda mais sobre como isso funciona para tirar o máximo de proveito da modalidade em sua jornada acadêmica.

Está se preparando para entrar na faculdade? Então, baixe agora o nosso planejador de estudos para o Enem. Organize a sua rotina e prepare-se para arrasar no exame.

Compartilhe: