Ao ingressar na faculdade, pode ser que você se depare com um termo novo: monitoria acadêmica. Trata-se de uma atividade complementar que pode contribuir muito para a sua formação, principalmente se você tiver um perfil mais voltado para a pesquisa e para a docência.

Embora não seja uma atividade obrigatória, muitas faculdades oferecem monitorias acadêmicas aos seus estudantes. Além de aprender mais, essa pode ser uma oportunidade para ganhar uma graninha extra, o que é sempre muito bem-vindo, convenhamos.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Pronto para descobrir que “bicho” é esse e como se tornar um monitor acadêmico na Faculdade Florence? Então, siga com a gente!

Afinal, o que é monitoria acadêmica? Leia e descubra agora mesmo

A monitoria acadêmica consiste em atividades de ensino desenvolvidas pelo estudante para aproximá-lo da docência. Na prática, o aluno atua como uma espécie de professor, desenvolvendo tarefas nos campos científico e pedagógico, com a supervisão do docente.

Geralmente, para atuar como um monitor acadêmico, as faculdades exigem que o aluno já tenha cursado a disciplina para qual está se candidatando à vaga. Além disso, deve dispor da carga horária exigida para o exercício da atividade.

A monitoria assegura a oportunidade de cooperação mútua entre o corpo discente e docente, entre outras coisas. Isso proporciona uma experiência de vida acadêmica ainda mais rica.

Além disso, esse tipo de atividade estimula os alunos a participarem de projetos de pesquisa e a tomarem gosto pela carreira acadêmica. Formar novos profissionais nesse campo é sempre importante e a monitoria pode ser o primeiro contato para que alguém se encante pela pesquisa e pelo ensino.

A importância e as vantagens da monitoria acadêmica para os estudantes

Para os estudantes, fazer uma monitoria acadêmica é muito interessante. Principalmente se você tem curiosidade e aptidão para atuar como docente e pesquisador no futuro.

Uma das principais vantagens da monitoria, portanto, é justamente esse contato com as atividades realizadas em laboratório ou sala de aula. Isso pode despertar o gosto pela ciência. E, quem sabe, ao concluir a graduação, você pense em cursar um mestrado e um doutorado.

Inclusive, a realização de monitorias acadêmicas pode ajudar você a conseguir uma melhor pontuação em processos seletivos de mestrado e doutorado. Isso porque as universidades consideram todo o histórico dos candidatos e essa atividade demonstra que a pessoa já tem algumas habilidades do universo docente.

Outra vantagem da monitoria acadêmica é que você pode solicitar um certificado à instituição e usar essas horas como atividades complementares. Vale lembrar que cumprir essa carga horária a mais é uma exigência para que o diploma seja conquistado.

Se você for um monitor bolsista, também receberá um incentivo em dinheiro para desenvolver as atividades. Esse valor pode ser pago pela instituição de ensino mensalmente aos alunos que ocupam essa função.

Conheça as atividades que devem ser feitas por um monitor acadêmico

As atividades que podem ser feitas por um monitor acadêmico são muitas e variam de acordo com a disciplina escolhida ou metodologia de ensino adotada pelo professor.

Entre outras tarefas, o monitor acadêmico poderá ficar responsável por atividades como:

  • fazer o fichamento de livros e/ou capítulos de livros sugeridos pelo professor-orientador;
  • realizar pesquisas bibliográficas;
  • dar orientação aos alunos sobre o acervo existente na biblioteca da instituição;
  • fazer um levantamento bibliográfico em revistas científicas sobre os temas estudados;
  • acompanhar o professor e auxiliá-lo durante as aulas;
  • atuar como mediador em um plantão de dúvidas sobre as matérias da disciplina;
  • estudar e apresentar casos concretos em sala de aula, sob a supervisão do professor-orientador;
  • visualizar e catalogar filmes relacionados à disciplina indicada para o professor-orientador;
  • participar de eventos científicos sobre as áreas objeto de monitoria;
  • fazer pesquisas jurisprudencial acerca das decisões recentes sobre as matérias estudadas;
  • pesquisar sobre as matérias estudadas em literaturas estrangeiras;
  • pesquisar na mídia sobre temas atuais e relevantes que despertem o interesse dos alunos e tenham relação com a disciplina;
  • participar de reuniões periódicas com o professor-orientador para avaliar as atividades de monitoria.

Para realizar essas atividades, na Faculdade Florence os alunos precisam dispor de quatro horas semanais para se dedicar à monitoria acadêmica. Além disso, precisam ser assíduos, pontuais e ter muita responsabilidade.

Também é exigido que o monitor faça um relatório semestral das atividades de forma protocolada à Coordenação de Pesquisa e Extensão, de acordo com o prazo estabelecido no edital de ingresso. Esse documento deve ser assinado pelo estudante e seu professor-orientador.

Veja como se tornar um monitor acadêmico na Faculdade Florence

Se você se interessou pela atividade e já é aluno da Faculdade Florence, pode ser nosso monitor e turbinar o seu currículo.

O nosso Processo Seletivo do Programa Institucional de Monitoria Acadêmica é realizado semestralmente, por meio de um edital, que é amplamente divulgado à comunidade acadêmica.

Por isso, fique de olho em nossos canais de comunicação oficiais ou converse com os seus professores para saber quando será o próximo processo seletivo para monitores.

Em nossa instituição, o exercício da monitoria é realizado em turno diverso daquele em que o aluno está regularmente matriculado. Se você estuda no período matutino, por exemplo, poderá se candidatar para uma monitoria no horário noturno.

Além disso, contamos com duas modalidades de monitores: os bolsistas e os voluntários. No primeiro caso, os estudantes recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00 para executar essas atividades.

Já os monitores voluntários não recebem bolsa, mas têm as mesmas atribuições e deveres que os bolsistas. Mas com o bônus de incrementar o currículo.

Os classificados e aprovados no processo seletivo dentre o quantitativo de bolsas disponibilizados para cada curso se tornam bolsistas. Os demais, se assim desejarem, poderão atuar de forma voluntária.

Com certeza, vale muito a pena fazer uma monitoria acadêmica. Essa é mais uma experiência enriquecedora para o currículo e que pode abrir muitas portas.

Gostou deste conteúdo? Então, você também vai curtir o nosso teste vocacional. Faça agora mesmo e descubra qual profissão combina mais com você!

Compartilhe: