Você sabia que pode aprender mais facilmente se variar as técnicas de estudo? Isso mesmo! É possível se concentrar melhor e fixar mais o aprendizado quando se estuda de diferentes maneiras.

Por isso, resolvemos ajudar você e listamos uma série de técnicas de estudo interessantes para aumentar a sua concentração. Assim, você terá mais sucesso ao estudar para o  Enem, vestibular ou provas da faculdade. Vamos lá?

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Veja 15 técnicas de estudo que podem ajudá-lo a se concentrar nos estudos

A seguir, listamos 15 excelentes técnicas de estudo, explicando como cada uma delas funciona. Bora aprender?

1. Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro consiste em estabelecer 25 minutos para estudar de forma ininterrupta e depois descansar por 15 minutos.

Esse ciclo deve ser repetido várias vezes, sempre dando tempo para o cérebro descansar e assimilar os conteúdos que foram estudados.

2. Método EPL2R

Nessa técnica de estudo, os caracteres da sigla EPL2R representam as etapas que devem ser seguidas ao estudar. São elas:

  • E: explorar;
  • P: perguntar;
  • L: ler;
  • 2R: rememorar e repassar.

A ideia é que, inicialmente, o estudante explore todo o conteúdo disponível para os estudos, como apostilas, videoaulas, podcasts etc. Em seguida, devem ser levantadas perguntas sobre o tema.

Na terceira etapa, o estudante deve fazer a leitura dos materiais, em busca de respostas para as perguntas que elaborou. Em seguida, os questionamentos e as respostas devem ser rememorados e repassados, para fixar o aprendizado. 

3. Mapas mentais

Os mapas mentais são ideias para quem tem um raciocínio mais visual. A técnica é simples: basta desenhar um mapa ou esquema com as principais ideias do conteúdo.

Depois disso, você pode consultar o mapa para relembrar os temas e subtemas que está estudando.

4. Testes práticos

Esse método consiste em praticar exercícios para se preparar melhor para uma prova. Lembre-se que a prática leva à perfeição!

Ao estudar para o Enem ou para o vestibular, por exemplo, busque por provas de anos anteriores ou simulados na internet. Assim, você consegue conhecer melhor a prova e conquistar melhores resultados. 

5. Autoexplicação

A autoexplicação é uma das mais interessantes técnicas de estudo. O funcionamento é assim: você se imagina como um professor que precisa preparar uma aula.

Após preparar a aula, fale sobre o conteúdo em voz alta, como se estivesse ensinando alguém. Você pode fazer isso em frente ao espelho, por exemplo.

6. Estudo intercalado

O objetivo do estudo intercalado é não “cansar” o cérebro com uma única disciplina ou tema. De tal modo, você pode escolher cada dia da semana para estudar uma matéria.

Às segundas-feiras, estude matemática; às terças, estude português; às quartas estude biologia e assim por diante. O mesmo pode ser feito com as disciplinas da faculdade, caso já esteja na graduação. 

7. Estudo mnemônico

O método mnemônico utiliza frases engraçadas, rimas ou músicas que facilitam a memorização de um conteúdo.

Se você quiser memorizar os primeiros cinco países que sediaram os Jogos Olímpicos da Era Moderna, por exemplo, lembre-se da frase: “Gato Fica E Rato Sai”. Com as iniciais de cada palavra, você consegue associar aos países em questão: Grécia, França, Estados Unidos, Reino Unido e Suécia.

8. Uso de áudios

Você pode usar o celular para gravar leituras dos conteúdos em voz alta. Depois, ouça os áudios várias vezes para fixar o aprendizado.

É uma boa prática aproveitar momentos variados do dia para ouvir os áudios, como quando você está no ônibus, fazendo os afazeres domésticos ou tomando banho, por exemplo.

9. Releitura

Nessa técnica, você deve ler os conteúdos impressos e usar um marcador de texto ou caneta para sublinhar ou grifar os pontos mais importantes.

Depois, leia os conteúdos novamente em outros momentos, dando maior ênfase aos pontos que foram destacados.

10. Resumos

O velho e bom resumo é uma das técnicas de estudo mais eficazes que existe. Para praticá-la é muito simples: leia os conteúdos e escreva textos resumidos com as suas próprias palavras.

Após, faça a leitura dos resumos para fixar o aprendizado e memorizar o conteúdo para as provas.

11. Construção de tabelas

Se você é do tipo que manda superbem no Excel, pode usar essa habilidade para agrupar conceitos e fazer tabelas.

Crie colunas com os temas principais de estudo e, em cada linha, palavras-chave que ajudem a memorizar os conceitos. Depois, consulte a tabela e tente lembrar dos conteúdos estudados.

12. Simulações cronometradas

Esse método de estudo é indicado para quando você precisa apresentar algum trabalho ou até mesmo o TCC.

A ideia é que você prepare as apresentações e faça simulações cronometradas, para que veja como organizar melhor o tempo para apresentar o conteúdo de forma eficiente e dentro do período estipulado.

13. Interrogação elaborativa

Na técnica de interrogação elaborativa, o estudante deve criar explicações que justifiquem por que determinados fatos apresentados no texto são verdadeiros.

Esse tipo de estudo requer um esforço maior do cérebro, fazendo com que os conceitos venham à memória e a absorção seja mais eficiente.

14. Prática distribuída

A prática distribuída é uma técnica em que os estudantes devem distribuir os conteúdos ao longo do tempo, estudando um pouco por dia, por exemplo.

Esse método é muito mais eficiente do que deixar para estudar tudo na véspera da prova, por exemplo.

15. Flashcards

Flashcards são cartões criados pelos estudantes, com uma pergunta escrita na parte da frente e a resposta na parte de trás.

Os cartões devem ser colocados numa caixa e retirados de forma aleatória. Assim, as perguntas precisam ser lidas e respondidas. Depois, basta conferir no verso se a resposta dada está correta.

Confira algumas ferramentas disponíveis na internet que ajudam a aplicar as técnicas de estudo

Para que você possa aplicar essas técnicas de estudo, conte com algumas ferramentas interessantes e que estão disponíveis na internet. Veja:

  • Asana: indicada para criar calendários de estudos;
  • Trello: permite criar cards para organizar os estudos;
  • Google Drive: ideal para armazenar textos e outros materiais de estudos na nuvem;
  • Miro: criar mapas mentais online.

Coloque em prática as técnicas de estudo que listamos aqui e garanta um melhor aprendizado e notas cada vez mais altas!

Aproveite e também baixe o nosso planejador de estudos para o Enem. Com ele, você poderá organizar a sua rotina e se preparar para arrasar no exame!

Compartilhe: