O termo empregabilidade é muito importante para quem está começando a vida profissional agora ou já está há algum tempo no mercado de trabalho. Isso porque conhecer sobre o tema ajuda os profissionais a se prepararem para conquistar melhores posições nas empresas, conseguindo crescer na carreira e receber melhores salários.

Pensamos em desenvolver este conteúdo para que você aprenda tudo o que precisa sobre empregabilidade e consiga os melhores resultados possíveis na sua vida profissional.

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Os temas que discutiremos a seguir são:

  • O que é a empregabilidade;
  • A importância da empregabilidade na vida de um profissional no mercado;
  • Os 6 pilares da empregabilidade;
  • A empregabilidade no Brasil; 
  • A relação entre a empregabilidade e o ensino superior.

Pronto para aprender tudo isso e ter mais sucesso na sua carreira profissional? Então, é só prosseguir com a leitura! Vamos lá?

O que é a empregabilidade? Entenda agora sobre esse conceito

A empregabilidade é aquilo que define se um profissional está apto ou não para ocupar ou concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Trata-se, portanto, de uma junção de competências essenciais que um indivíduo precisa ter para ocupar determinada posição.

Essas competências, cabe lembrar, podem ser relacionadas ao domínio de técnicas e conhecimentos específicos, mas também envolvem questões interpessoais, como o trabalho em equipe, a socialização, a empatia etc.

Vamos imaginar, por exemplo, um enfermeiro. Para ocupar esse cargo em um hospital, além de ter concluído a faculdade de Enfermagem, onde obteve os conhecimentos técnicos para o desempenho da atividade, o profissional também precisa ser compreensivo, simpático, saber se colocar no lugar dos pacientes, tratar a todos com paciência etc.

Tudo isso interfere na empregabilidade. Afinal, esse conceito está diretamente relacionado ao aprimoramento das habilidades profissionais de um indivíduo.

Para garantir a empregabilidade, é importante que os profissionais estejam sempre dispostos a evoluir. Veja, a seguir, alguns pontos importantes que devem ser considerados!

Adaptação às mudanças do mercado

O mercado de trabalho é muito volúvel e os profissionais devem estar sempre abertos para se adaptar às mudanças que acontecem.

Imagine, por exemplo, um contador, que é responsável por elaborar as folhas de pagamento dos funcionários e todos os registros contábeis de uma empresa.

Se esse profissional não ficar de olho nas mudanças que ocorrem na legislação contábil, ele poderá cometer graves erros em suas atividades, o que resultará em multas ou penalidades para a organização em que trabalha.

Ao cometer essas falhas, o profissional pode até mesmo ser demitido. Logo, para manter a empregabilidade, adaptar-se às mudanças do mercado é fundamental.

Conhecimento de novas tecnologias

Vivemos na era da transformação digital, com novas tecnologias surgindo quase diariamente. Se adaptar a elas e saber como usá-las é imprescindível para continuar atuante no mercado de trabalho.

Um advogado, por exemplo, até poucos anos atrás, precisava ir até um fórum para protocolar e acompanhar o andamento de seus processos. Atualmente, boa parte dessas atividades pode ser feita de forma digital.

Agora, imagine um profissional que não se atualizou digitalmente e não sabe operar os sistemas computacionais que são necessários para essa atividade. Será que ele poderá continuar trabalhando em um escritório de advocacia? Provavelmente não, não é mesmo?

É por isso que acompanhar a evolução tecnológica é tão relevante para a empregabilidade.

Capacitação constante

Muito por conta da revolução tecnológica, é comum que as mudanças ocorram de forma muito rápida no mercado de trabalho contemporâneo. É por isso que muitos especialistas em pedagogia empresarial defendem uma teoria chamada de “lifelong learning”, ou seja, a vida toda aprendendo.

A ideia é que os profissionais entrem em um ciclo de melhoria contínua, buscando aprender novos conceitos e se atualizar em sua área de atuação.

Para isso, podem fazer cursos de pós-graduação, participar de eventos na área, realizar cursos de curta duração, ler livros, revistas e blogs da área etc.

Aprimorar habilidades e competências

As habilidades e competências profissionais também devem ser aprimoradas de forma contínua.

Aqui não estamos falando de conhecimentos teóricos ou práticos na atividade em que o profissional exerce, mas sim em competências pessoais.

Se uma pessoa é tímida, por exemplo, e acredita que essa característica pode prejudicá-la no trabalho, precisa buscar meios para vencer a timidez. Realizar terapia com um psicólogo e outras atividades de autoconhecimento podem ajudar muito nesse sentido. 

A importância da empregabilidade na vida de um profissional no mercado

Como você já pode perceber, a empregabilidade está diretamente ligada à capacidade que um profissional tem para conseguir uma boa vaga de emprego e continuar nela por determinado tempo.

Trabalhar a empregabilidade é essencial para qualquer profissional. Isso porque, quando se adotam as boas práticas anteriormente citadas, as chances de conseguir uma colocação no mercado aumentam de forma considerável.

Uma pessoa que tem uma boa formação em sua área de atuação, já possui certa experiência, tem uma boa rede de contatos e está sempre se atualizando, dificilmente ficará sem trabalho.

É por esse motivo que a empregabilidade é tão importante e deve ser trabalhada no decorrer da carreira dos profissionais.

Conheça os 6 pilares da empregabilidade e como desenvolvê-los

Ao falarmos sobre empregabilidade, é importante que você também saiba que ela é embasada em alguns pilares. A seguir, falaremos sobre cada um deles. Veja!

1. Afinidade com o cargo

Para que uma pessoa tenha uma boa empregabilidade, é fundamental que ela tenha afinidade com o cargo que ocupa.

Ninguém, por mais esforçado que seja, conseguirá se manter muito tempo realizando uma função que não gosta. É por isso que ter autoconhecimento é realmente importante ao escolher uma profissão.

2. Saúde física e mental

Ser saudável física e mentalmente é muito importante para se manter ativo e engajado no trabalho. Por isso, investir em cuidados com a sua saúde também é bem interessante para conquistar boas posições no mercado.

Pratique atividades físicas, tenha uma alimentação saudável, evite o estresse e faça consultas regulares ao seu médico para obter orientações mais específicas.

3. Habilidades e competência

Conforme explicamos, os profissionais devem desenvolver determinadas habilidades e competências, para que possam executar as suas atividades com mais qualidade.

Para cada área de atuação existem habilidades e competências mais específicas que precisam ser seguidas. É interessante fazer uma análise sobre o que é relevante para a área em que você escolher e partir para a busca dessas atividades.

4. Reputação

A reputação de um profissional também afeta muito a sua carreira. É por isso que você deve ter cuidado com a sua imagem e a forma como as pessoas o enxergam.

Para ter uma boa reputação, primeiramente, é necessário ter um bom comportamento nas empresas em que você vier a trabalhar, tratando todos com educação e respeito.

Além disso, deve-se ter cuidados na rotina para não “manchar” a imagem. Isso deve ser feito, principalmente, nas redes sociais, onde tudo fica registrado.

Vamos supor, por exemplo, que você compartilhe um meme no Facebook dizendo que odeia a segunda-feira. O que será que um recrutador pensará sobre isso quando estiver analisando o seu perfil para possivelmente contratá-lo para uma vaga?

O que era uma simples brincadeira poderá ter uma consequência grave! Por isso, tudo deve ser muito bem pensado e planejado.

5. Ética profissional

Ser ético é muito importante para os profissionais de qualquer área. A ética é um conceito amplo e que pode ser refletido em várias situações das nossas rotinas.

Quando estamos falando de ética profissional, nos referimos a forma como você atua em sua atividade de trabalho, que deve ser sempre honesta, correta e sem desfavorecer ninguém.

Além disso, se a empresa tiver um código de ética e conduta, com normas e regras para os funcionários, elas devem ser seguidas à risca.

6. Bom relacionamento com os colegas

O trabalho em equipe é muito valorizado pelas empresas. É por isso que ter um bom relacionamento com os colegas também afeta na empregabilidade.

Uma pessoa que tem dificuldade para se relacionar com os colegas ou que causa intrigas e promove a desunião da equipe, provavelmente será logo desligada de suas funções.

Você não precisa ser o melhor amigo de todos os seus colegas de trabalho e pode até mesmo não gostar de algum deles. Porém, deve-se sempre prezar pelo respeito e pela ética profissional, buscando se relacionar bem com todos.

Caso algum colega tenha uma conduta que você considere inadequada, em vez de causar algum atrito, converse com o seu gestor. Ele certamente saberá qual é a medida mais plausível a ser tomada.

A empregabilidade no Brasil: veja como estão os índices em nosso país

De acordo com estudo realizado pela agência Austin Rating, publicado em reportagem do portal G1, a taxa de desemprego no Brasil tem mostrado uma tendência de queda.

Mesmo assim, segundo a pesquisa, o nosso país tem a quarta maior taxa de desemprego entre as principais economias do mundo. Ficamos atrás apenas da Costa Rica, da Espanha e da Grécia.

O levantamento, realizado no final de 2021, mostra que o desemprego no Brasil é mais que o dobro da taxa média global e também o pior entre os integrantes do G20.

A reportagem revelou que a taxa de desemprego, ao final de 2021, estava em 13,2%. Isso revela o quão importante é desenvolver ações para melhorar a empregabilidade dos profissionais.

Um outro estudo, realizado pela consultoria IDados, divulgado pela CNN Brasil, mostra que o nível de desemprego deve estagnar no Brasil em 2022.

A pesquisa detalha que a taxa de desemprego no país deve atingir 11,2% da população brasileira no final de 2022. Quem estiver mais preparado, obviamente, sairá na frente e terá mais chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

O ensino superior como meio de conseguir melhores posições no mercado de trabalho

A qualificação profissional é essencial para qualquer pessoa que pense em conseguir melhores posições no mercado de trabalho. O ensino superior, portanto, tem o poder de impulsionar carreiras e fazer com que os profissionais tenham mais chances de conseguir um bom emprego.

Além disso, fazer uma faculdade abre muitas portas para os profissionais. Uma pessoa formada em Medicina Veterinária, por exemplo, pode trabalhar em clínicas e pet shops, em frigoríficos, em laboratórios de pesquisa ou até mesmo empreender e ter o seu próprio negócio, prestando atendimento clínico aos animais de estimação.

Esse é apenas um exemplo de como a formação universitária dá oportunidades amplas, para que o profissional possa trilhar diferentes caminhos e ter mais possibilidades para conquistar uma colocação no mercado.

Além disso, é importante ressaltar que os profissionais com curso superior têm salários mais altos. De acordo com um estudo feito pelo Instituto Semesp, divulgado pelo portal R7, o número de pessoas que recebem acima de R$ 5 mil por mês teve um crescimento de 135% após a conclusão da graduação.

Um outro estudo, divulgado em uma reportagem do jornal O Globo, mostra que, no Brasil, quem tem ensino superior ganha mais que o dobro de um trabalhador que cursou apenas o ensino médio. 

É claro que temos que trabalhar com o que gostamos, mas ganhar um bom salário também é relevante. Afinal, todos temos despesas para arcar. Logo, fazer um curso superior também é uma boa forma de aumentar os ganhos e ter a qualidade de vida que a independência financeira proporciona. 

Gostou de saber mais sobre a empregabilidade? A nossa recomendação é que você coloque tudo o que aprendeu aqui em prática, para conquistar melhores posições no mercado de trabalho.

Caso ainda não saiba que carreira seguir, faça agora mesmo o nosso teste vocacional. Ele é totalmente gratuito e permite que você descubra qual profissão mais combina com você

Compartilhe: