Trabalhar em Farmácia é muito mais do que atender pessoas em um balcão (embora este seja um campo válido e necessário de trabalho). Entre outras atividades, a pessoa farmacêutica é responsável por monitorar a qualidade de tudo o que está sendo produzido em termos de medicamentos.

Pensando nisso, vamos falar mais sobre essa profissão incrível e como conseguir ser farmacêutico.

Guia do profissional

de saúde

Conheça as principais opções de cursos de graduação e profissões para quem quer trabalhar na área da saúde.

Oportunidades de carreira no setor farmacêutico

Como a gente comentou no comecinho, as áreas de atuação de uma pessoa formada em Farmácia são inúmeras.

Até porque, ao decorrer dos anos, várias mudanças permitiram a expansão do segmento, como a Lei dos medicamentos genéricos, a falta de profissionais de farmácia presentes na área de pesquisa, políticas de saúde pública (como a assistência farmacêutica do SUS), entre outros avanços.

E os dados são animadores. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 94,30% dos farmacêuticos brasileiros estão empregados.

Algumas áreas e locais de atuação deste profissional, além das tradicionais farmácias, são:

• produção de remédios e cosméticos;
  • análises diagnóstico-terapêuticas;
  • vigilância sanitária;
  • vigilância epidemiológica;
  • hospitais;
  • clínicas;
  • laboratórios.

O perfil deste profissional é de uma pessoa humana, com empatia e senso crítico. O bom farmacêutico é aquele que possui consciência social e trabalha em prol das necessidades da população.

Além disso, é necessário ter rigor científico e primar pela transparência e pela ética, sem deixar de lado a atuação técnica com foco na resolução de problemas em sua área.

Vale salientar que só pessoas formadas e com registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) da sua região podem atuar na profissão. Afinal, um dos documentos exigidos para o registro profissional é o histórico escolar original da faculdade, com carimbo e assinatura da instituição de ensino.

Saiba mais sobre a graduação em Farmácia da Faculdade Florence

A formação da Faculdade Florence tem viés abrangente, em termos de disciplinas, mas com caráter crítico e reflexivo, pois nossa prioridade é a formação humanista.

Para alcançar o objetivo, nossa ênfase é por projetos integradores com a sociedade para que a pessoa formada em Farmácia atue em todos os níveis de atenção à saúde:

• desenvolvimento de fármacos e medicamentos;
  • análises clínicas;
  • análises toxicológicas;
  • controle de produção;
  • entre outros procedimentos.

O curso tem duração total de dez semestres, oferecido tanto nos períodos matutino e noturno, na modalidade bacharel.

Em relação à grade curricular, ele é composto de disciplinas teóricas, como Genética e Embriologia, Citologia e Histologia, Anatomia e Saúde Pública. Na parte prática, Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica Hospitalar, responsáveis pela logística de medicamentos, e, claro, o Estágio Obrigatório para conseguir o diploma.

Como a nossa grade também é moderna, prezamos pelo empreendedorismo. Por isso, oferecemos no sétimo semestre a matéria de Economia, Marketing e Administração de Empresas Farmacêuticas. Assim, o aluno ou aluna Florence sai mais preparado para abrir o seu negócio, caso queira.

Com tudo isso, a carga horária total do curso é de 4.015 horas.

Vantagens de estudar na Faculdade Florence

A nossa metodologia de ensino é pautada na apropriação dos mais diversos conteúdos na área de Ciências Biológicas, Exatas, Humanas e Farmacêuticas. Assim, com formação ampla, o estudante poderá entender o processo de tratamento de doenças e a Farmácia como instrumento para garantir mais saúde às pessoas.

Além disso, trazemos alguns diferenciais como:

Bibliotecas

Nossas bibliotecas contam com várias unidades para empréstimo e consulta. Temos um acervo que pode ser consultado sempre que necessário, sem contar com a variedade bibliográfica, o que torna a pesquisa do aluno aprofundada e confiável.

Parcerias com empresas

A Florence conta com um departamento que encaminha os estudantes a empresas parceiras onde podem fazer estágios. Ou seja, estudar aqui significa ter uma rápida inserção no mercado de trabalho.

É por tudo isso que a gente sugere: faça a sua inscrição em nosso curso de Farmácia e seja um farmacêutico de sucesso. Tenha a marca Florence e arrase no mercado de trabalho!