Um dos programas mais esperados por quem deseja entrar no ensino superior é, sem dúvida, o Prouni. Ele abre portas para quem quer entrar na faculdade, mas nem sempre tem condições de pagar as mensalidades.

Pensando nisso, trazemos um guia de como se inscrever no Prouni: para quem ele é destinado, quais documentos apresentar, entre outras questões. Nós respondemos tudo aqui, a seguir. Acompanhe. 

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Como funciona o Prouni?

O Programa Universidade para Todos, mais conhecido como Prouni, é uma iniciativa criada em 2004 com o objetivo de conceder bolsas de estudo a estudantes brasileiros em instituições de ensino superior privadas do Brasil.

As bolsas são tanto para cursos de graduação quanto para cursos sequenciais de formação específica. E para ter direito ao benefício, é necessária uma análise socioeconômica prévia, a fim de comprovar a vulnerabilidade econômica do aluno.

Modalidades de bolsa

O Prouni oferece bolsas parciais, isto é, com 50% de desconto no total da mensalidade do curso e a integral, com 100% de desconto. 

Quem pode se inscrever? 

Podem participar da seleção pessoas cuja renda familiar por pessoa (per capita) esteja entre 1,5 (para bolsa integral) e 3 salários mínimos (bolsa parcial). Para concorrer, é preciso se enquadrar em alguma das seguintes condições:

  • ter feito todo o ensino médio em escolas públicas ou em escola particular com bolsa integral;
  • cursado o ensino médio parte em escola pública, parte em escola particular, como bolsista integral;
  • ter concluído o ensino médio parte em escola pública e parte em escola particular na condição de bolsista parcial ou não bolsista;
  • cursado totalmente o ensino médio em escola particular como bolsista parcial ou não bolsista;
  • ser pessoa com deficiência (PcD);
  • ser professor da rede pública de ensino, destinado à formação do magistério da educação básica, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia.

Além disso, as pessoas com deficiência que se autodeclararem pretas, pardas ou indígenas também podem pleitear bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Quem pode se inscrever no Prouni?

É importante destacar que o Prouni é destinado para pessoas que não tenham ensino superior completo. Isso quer dizer que quem já terminou a faculdade, com exceção dos professores da rede pública de ensino, não pode concorrer ao benefício.

Um ponto de extrema importância é que para participar do Prouni, é preciso ter tirado nota igual ou superior a 450 pontos na prova do Enem e não ter zerado a redação.

Ademais, é preciso ter participado de, pelo menos, uma das duas últimas edições do Enem anteriores ao processo seletivo que está se inscrevendo. Também é preciso não ter participado da prova como treineiro. 

Já estou na faculdade. Posso tentar o Prouni?

Pode, caso a instituição seja adepta ao Prouni e tenha bolsa disponível no curso em questão. No entanto, o benefício será para completar o curso vigente. 

Como fazer a inscrição no Prouni?

É preciso acessar exclusivamente a página do Prouni, de acordo com o prazo estabelecido pelo Ministério da Educação. O processo tem uma única etapa e as inscrições são gratuitas.

Nesse sentido, é necessário seguir as seguintes etapas para confirmar a inscrição no processo:

Cadastro

Ao começar a inscrição, a pessoa candidata é direcionada ao portal gov.br, no qual deve preencher todas as informações solicitadas para fazer o cadastro. Caso já seja cadastrado, basta digitar CPF e senha.

Escolha dos cursos 

Com a inscrição, é necessário escolher, de acordo com sua preferência, duas opções de curso nas instituições de ensino de seu interesse e com bolsas disponíveis. 

Durante o período de inscrições, é permitido mudar as opções de graduação quantas vezes quiser. Mas, atenção, só será válida a última inscrição confirmada.

Recebi a aprovação! Quais documentos preciso apresentar?

Na matrícula, o coordenador do Prouni pode solicitar a apresentação de somente um dos seguintes documentos para comprovar a identificação da pessoa candidata e dos membros da família:

  • carteira de identidade;
  • carteira de habilitação, novo modelo, no prazo de validade;
  • carteira funcional emitida por repartição pública ou por órgãos de classe de profissionais liberais, com fé pública reconhecida por decreto;
  • identidade militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para membros, ou dependentes;
  • Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), quando for o caso;
  • passaporte emitido no Brasil;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). 

Também são requeridos documentos para comprovação de residência, que pode ser em nome do bolsista ou de alguma pessoa da sua família. Exemplos de documentos aceitos são contas de água, luz, telefone e contrato de locação de imóvel.

Para comprovar renda, por sua vez, são exigidos documentos de acordo com a categoria profissional de quem apresenta os rendimentos. É o coordenador do Prouni quem decide quais documentos devem ser apresentados.

Os comprovantes mais comuns são três últimos contracheques, para quem tem renda fixa; declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF), com ou sem declaração de restituição para ruralistas e autônomos; e extrato de aposentadoria mais recente, no caso de aposentados ou pensionistas. 

Por fim, é preciso apresentar o histórico escolar e provar que fez o ensino médio em escola pública ou particular como bolsista integral. Neste caso, é obrigatório ter comprovante de recebimento de bolsa 100%, que deve ser emitida pela escola onde estudou. 

Agora, a melhor informação deste texto: aqui, na Faculdade Florence, somos adeptos ao Prouni tanto na bolsa integral quanto na parcial. Por isso, você pode se inscrever em nosso processo seletivo sem preocupação quanto à renda familiar.

Quer saber mais?

Agora que você já descobriu tudo sobre como se inscrever no Prouni, que tal baixar um material mara que traz dicas imperdíveis para não deixar o nervosismo tomar conta e arrasar na prova do Enem? Se tem interesse, é só clicar aqui!

Compartilhe: